Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

LETRAMENTO EM NARRADORES DE JAVÉ: QUESTÕES PROPOSTAS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO, LETRAMENTO, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, Comunicação Oral (CO) ST 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75839
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 275
    "titulo" => "LETRAMENTO EM NARRADORES DE JAVÉ: QUESTÕES PROPOSTAS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE PROP?E UMA AN?LISE DID?TICA DO FILME ?NARRADORES DE JAVƆ (2004), DIRIGIDO POR ELIANE CAFF?, COM FINALIDADE DE APLICA??O FUTURA EM TURMAS DO ENSINO M?DIO. ASSIM, PROP?E-SE A ABORDAGEM DE QUEST?ES DE LETRAMENTO NO ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA A PARTIR DA EXIBI??O, LEITURA E DISCUSS?O DA OBRA CINEMATOGR?FICA. QUEST?ES COMO, POR EXEMPLO, A VALORIZA??O DA ESCRITA, SEU PAPEL SOCIAL E CULTURAL, A VARIA??O LINGU?STICA NOS ASPECTOS: GEOGR?FICOS E SOCIAIS. E, AINDA, A DESVALORIZA??O DE ALGUMAS FORMAS DE LETRAMENTO EM DETRIMENTO DE OUTRAS. ESSES PONTOS SE FAZEM PERTINENTES NA MEDIDA EM QUE, CONSCIENTES DE QUE AS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESS?O EM UMA L?NGUA REVELAM SUA RIQUEZA, SEUS FALANTES PODEM CONSTRUIR UMA IDENTIDADE RESPALDADA NA AUTOVALORIZA??O DE SUAS VARIANTES E NO RESPEITO ? DIVERSIDADE LINGU?STICA, COLABORANDO, ASSIM, PARA A DIMINUI??O DO PRECONCEITO LINGU?STICO, UMA VEZ QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS PRIORIZA O ENSINO DA GRAM?TICA EM UMA PERSPECTIVA NORMATIVA E PRESCRITIVA, DEIXANDO DE LADO O CAR?TER VARI?VEL DO PORTUGU?S. ACREDITAMOS QUE INSERIR A DISCUSS?O PROPOSTA NO FILME AGREGAR? CONDI??ES PARA QUE O ALUNO COMPREENDA SUA PR?PRIA FORMA DE FALAR E SE EXPRESSAR, BEM COMO A DO MEIO SOCIAL NO QUAL EST? INSERIDO. AL?M DE FAZ?-LOS RECONHECER OUTRAS TANTAS FORMAS DE LETRAMENTO E CONHECIMENTO, N?O VALIDANDO SOMENTE UMA COMO, POR EXEMPLO, O SABER CIENT?FICO, ACAD?MICO. TAMB?M SE ESPERA INCITAR O DEBATE SOBRE A RELA??O DE DOM?NIO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E DE FALA, POIS ? IMPORTANTE A CONSCI?NCIA DA VARIA??O LINGU?STICA, DA ELITIZA??O DA ESCRITA NO BRASIL E DE COMO A VARIANTE ENTENDIDA COMO ?PORTUGU?S-PADR?O? ? SOMENTE OUTRA FORMA DE SE FALAR O PORTUGU?S. PARA O JOVEM FALANTE DE L?NGUA PORTUGUESA, FAVORECER? SEU ENTENDIMENTO SOBRE PRECONCEITO LINGU?STICO E COLABORAR? COM UMA POSTURA COMBATIVA DIANTE DESSA VIOL?NCIA PRATICADA EM ?MBITO SOCIAL COM AQUELES DE CAMADAS POPULARES MENOS FAVORECIDAS QUE N?O DOMINAM A NORMA CULTA. METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO ? DE CAR?TER QUALITATIVO E BIBLIOGR?FICO. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, NO TOCANTE ? VARIA??O LINGU?STICA, USARAM-SE AS OBRAS DE BAGNO (2006 E 2011). PARA AS QUEST?ES ACERCA DO LETRAMENTO, LEU-SE SOARES (2006) E, NO QUE COMPETE ? RELA??O ENTRE ESCRITA E ORALIDADE, MARCUSCHI (2001)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LETRAMENTO, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA109_ID275_12072021185122.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCYELLEM SOUSA MACHADO CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCYELLEM SOUSA"
    "autor_email" => "francyellemsousa81220@gma"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75839
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 111
    "inscrito_id" => 275
    "titulo" => "LETRAMENTO EM NARRADORES DE JAVÉ: QUESTÕES PROPOSTAS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE PROP?E UMA AN?LISE DID?TICA DO FILME ?NARRADORES DE JAVƆ (2004), DIRIGIDO POR ELIANE CAFF?, COM FINALIDADE DE APLICA??O FUTURA EM TURMAS DO ENSINO M?DIO. ASSIM, PROP?E-SE A ABORDAGEM DE QUEST?ES DE LETRAMENTO NO ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA A PARTIR DA EXIBI??O, LEITURA E DISCUSS?O DA OBRA CINEMATOGR?FICA. QUEST?ES COMO, POR EXEMPLO, A VALORIZA??O DA ESCRITA, SEU PAPEL SOCIAL E CULTURAL, A VARIA??O LINGU?STICA NOS ASPECTOS: GEOGR?FICOS E SOCIAIS. E, AINDA, A DESVALORIZA??O DE ALGUMAS FORMAS DE LETRAMENTO EM DETRIMENTO DE OUTRAS. ESSES PONTOS SE FAZEM PERTINENTES NA MEDIDA EM QUE, CONSCIENTES DE QUE AS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESS?O EM UMA L?NGUA REVELAM SUA RIQUEZA, SEUS FALANTES PODEM CONSTRUIR UMA IDENTIDADE RESPALDADA NA AUTOVALORIZA??O DE SUAS VARIANTES E NO RESPEITO ? DIVERSIDADE LINGU?STICA, COLABORANDO, ASSIM, PARA A DIMINUI??O DO PRECONCEITO LINGU?STICO, UMA VEZ QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS PRIORIZA O ENSINO DA GRAM?TICA EM UMA PERSPECTIVA NORMATIVA E PRESCRITIVA, DEIXANDO DE LADO O CAR?TER VARI?VEL DO PORTUGU?S. ACREDITAMOS QUE INSERIR A DISCUSS?O PROPOSTA NO FILME AGREGAR? CONDI??ES PARA QUE O ALUNO COMPREENDA SUA PR?PRIA FORMA DE FALAR E SE EXPRESSAR, BEM COMO A DO MEIO SOCIAL NO QUAL EST? INSERIDO. AL?M DE FAZ?-LOS RECONHECER OUTRAS TANTAS FORMAS DE LETRAMENTO E CONHECIMENTO, N?O VALIDANDO SOMENTE UMA COMO, POR EXEMPLO, O SABER CIENT?FICO, ACAD?MICO. TAMB?M SE ESPERA INCITAR O DEBATE SOBRE A RELA??O DE DOM?NIO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E DE FALA, POIS ? IMPORTANTE A CONSCI?NCIA DA VARIA??O LINGU?STICA, DA ELITIZA??O DA ESCRITA NO BRASIL E DE COMO A VARIANTE ENTENDIDA COMO ?PORTUGU?S-PADR?O? ? SOMENTE OUTRA FORMA DE SE FALAR O PORTUGU?S. PARA O JOVEM FALANTE DE L?NGUA PORTUGUESA, FAVORECER? SEU ENTENDIMENTO SOBRE PRECONCEITO LINGU?STICO E COLABORAR? COM UMA POSTURA COMBATIVA DIANTE DESSA VIOL?NCIA PRATICADA EM ?MBITO SOCIAL COM AQUELES DE CAMADAS POPULARES MENOS FAVORECIDAS QUE N?O DOMINAM A NORMA CULTA. METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO ? DE CAR?TER QUALITATIVO E BIBLIOGR?FICO. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, NO TOCANTE ? VARIA??O LINGU?STICA, USARAM-SE AS OBRAS DE BAGNO (2006 E 2011). PARA AS QUEST?ES ACERCA DO LETRAMENTO, LEU-SE SOARES (2006) E, NO QUE COMPETE ? RELA??O ENTRE ESCRITA E ORALIDADE, MARCUSCHI (2001)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LETRAMENTO, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA109_ID275_12072021185122.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCYELLEM SOUSA MACHADO CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCYELLEM SOUSA"
    "autor_email" => "francyellemsousa81220@gma"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE PROP?E UMA AN?LISE DID?TICA DO FILME ?NARRADORES DE JAVƆ (2004), DIRIGIDO POR ELIANE CAFF?, COM FINALIDADE DE APLICA??O FUTURA EM TURMAS DO ENSINO M?DIO. ASSIM, PROP?E-SE A ABORDAGEM DE QUEST?ES DE LETRAMENTO NO ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA A PARTIR DA EXIBI??O, LEITURA E DISCUSS?O DA OBRA CINEMATOGR?FICA. QUEST?ES COMO, POR EXEMPLO, A VALORIZA??O DA ESCRITA, SEU PAPEL SOCIAL E CULTURAL, A VARIA??O LINGU?STICA NOS ASPECTOS: GEOGR?FICOS E SOCIAIS. E, AINDA, A DESVALORIZA??O DE ALGUMAS FORMAS DE LETRAMENTO EM DETRIMENTO DE OUTRAS. ESSES PONTOS SE FAZEM PERTINENTES NA MEDIDA EM QUE, CONSCIENTES DE QUE AS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESS?O EM UMA L?NGUA REVELAM SUA RIQUEZA, SEUS FALANTES PODEM CONSTRUIR UMA IDENTIDADE RESPALDADA NA AUTOVALORIZA??O DE SUAS VARIANTES E NO RESPEITO ? DIVERSIDADE LINGU?STICA, COLABORANDO, ASSIM, PARA A DIMINUI??O DO PRECONCEITO LINGU?STICO, UMA VEZ QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS PRIORIZA O ENSINO DA GRAM?TICA EM UMA PERSPECTIVA NORMATIVA E PRESCRITIVA, DEIXANDO DE LADO O CAR?TER VARI?VEL DO PORTUGU?S. ACREDITAMOS QUE INSERIR A DISCUSS?O PROPOSTA NO FILME AGREGAR? CONDI??ES PARA QUE O ALUNO COMPREENDA SUA PR?PRIA FORMA DE FALAR E SE EXPRESSAR, BEM COMO A DO MEIO SOCIAL NO QUAL EST? INSERIDO. AL?M DE FAZ?-LOS RECONHECER OUTRAS TANTAS FORMAS DE LETRAMENTO E CONHECIMENTO, N?O VALIDANDO SOMENTE UMA COMO, POR EXEMPLO, O SABER CIENT?FICO, ACAD?MICO. TAMB?M SE ESPERA INCITAR O DEBATE SOBRE A RELA??O DE DOM?NIO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E DE FALA, POIS ? IMPORTANTE A CONSCI?NCIA DA VARIA??O LINGU?STICA, DA ELITIZA??O DA ESCRITA NO BRASIL E DE COMO A VARIANTE ENTENDIDA COMO ?PORTUGU?S-PADR?O? ? SOMENTE OUTRA FORMA DE SE FALAR O PORTUGU?S. PARA O JOVEM FALANTE DE L?NGUA PORTUGUESA, FAVORECER? SEU ENTENDIMENTO SOBRE PRECONCEITO LINGU?STICO E COLABORAR? COM UMA POSTURA COMBATIVA DIANTE DESSA VIOL?NCIA PRATICADA EM ?MBITO SOCIAL COM AQUELES DE CAMADAS POPULARES MENOS FAVORECIDAS QUE N?O DOMINAM A NORMA CULTA. METODOLOGICAMENTE, ESTE ESTUDO ? DE CAR?TER QUALITATIVO E BIBLIOGR?FICO. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, NO TOCANTE ? VARIA??O LINGU?STICA, USARAM-SE AS OBRAS DE BAGNO (2006 E 2011). PARA AS QUEST?ES ACERCA DO LETRAMENTO, LEU-SE SOARES (2006) E, NO QUE COMPETE ? RELA??O ENTRE ESCRITA E ORALIDADE, MARCUSCHI (2001).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.