Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

O PORQUÊ DE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: ENSINO, VARIANTES LINGUÍSTICAS, PEDAGOGIA, , Comunicação Oral (CO) ST 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO
0 of 0
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75844 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 503 "titulo" => """ O PORQUÊ DE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS: \r\n UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA """ "resumo" => "COM O SURGIMENTO DA SOCIOLINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA, A HETEROGENEIDADE E AS DISCUSSÕES DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS COMEÇARAM A SER CONSIDERADAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS, ADENTRANDO A SALA DE AULA. FOI PRECISO, ENTÃO, CONSIDERAR DUAS QUESTÕES BASILARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSERVAR A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DO ALUNO E ENSINAR A VARIANTE PADRÃO. POR ACREDITAR QUE MUDANÇAS NO ENSINO COMEÇAM NA FORMAÇÃO BÁSICA DOS PROFESSORES, RESOLVEMOS INVESTIGAR A CONCEPÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À RAZÃO PARA ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA. ASSIM SENDO, UMA QUESTÃO NORTEOU ESTE ESTUDO: COMO OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CONCEBEM O PORQUÊ DE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA? FORAM NOSSOS OBJETIVOS: VERIFICAR A FORMAÇÃO BÁSICA DO ALUNO DE PEDAGOGIA QUANTO A MODELOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA SOCIOLINGUÍSTICA E ANALISAR A VISÃO QUE ELES TÊM QUANTO AO PORQUÊ DE SE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS. FIZEMOS UMA PESQUISA-AÇÃO, DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO. FORAM SUJEITOS DE NOSSO ESTUDO 19 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE RESPONDERAM A UM FÓRUM ASSÍNCRONO COM A TEMÁTICA “A AULA DE PORTUGUÊS”. USAMOS UM APORTE TEÓRICO, TENDO POR BASE AUTORES COMO LABOV (1969), FARACO (1998), MOLLICA E BRAGA (2003) E SILVA (2018), SOARES (1989), BAGNO (2000), BELINE (2002), BORTONI-RICARDO (2004), FARACO (1998), , BAGNO (2007), ANTUNES (2007), SANTOS, NOGUEIRA E ANDRADE (2017) E DAMACENA (2020).O RESULTADO APONTA QUE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA CONCEBEM QUE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DEVE POSSIBILITAR A CONSCIENTIZAÇÃO DE DIFERENÇAS SOCIAIS E, CONSEQUENTEMENTE, LINGUÍSTICAS.COM O SURGIMENTO DA SOCIOLINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA, A HETEROGENEIDADE E AS DISCUSSÕES DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS COMEÇARAM A SER CONSIDERADAS NOS DIFERENTES CONT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO" "palavra_chave" => "ENSINO, VARIANTES LINGUÍSTICAS, PEDAGOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA109_ID503_12072021235629.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA PIRES CONDE" "autor_nome_curto" => "ÉRICA PIRES CONDE" "autor_email" => "ericaconde@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75844 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 503 "titulo" => """ O PORQUÊ DE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS: \r\n UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA """ "resumo" => "COM O SURGIMENTO DA SOCIOLINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA, A HETEROGENEIDADE E AS DISCUSSÕES DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS COMEÇARAM A SER CONSIDERADAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS, ADENTRANDO A SALA DE AULA. FOI PRECISO, ENTÃO, CONSIDERAR DUAS QUESTÕES BASILARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSERVAR A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DO ALUNO E ENSINAR A VARIANTE PADRÃO. POR ACREDITAR QUE MUDANÇAS NO ENSINO COMEÇAM NA FORMAÇÃO BÁSICA DOS PROFESSORES, RESOLVEMOS INVESTIGAR A CONCEPÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À RAZÃO PARA ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA. ASSIM SENDO, UMA QUESTÃO NORTEOU ESTE ESTUDO: COMO OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CONCEBEM O PORQUÊ DE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA? FORAM NOSSOS OBJETIVOS: VERIFICAR A FORMAÇÃO BÁSICA DO ALUNO DE PEDAGOGIA QUANTO A MODELOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA SOCIOLINGUÍSTICA E ANALISAR A VISÃO QUE ELES TÊM QUANTO AO PORQUÊ DE SE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS. FIZEMOS UMA PESQUISA-AÇÃO, DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO. FORAM SUJEITOS DE NOSSO ESTUDO 19 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE RESPONDERAM A UM FÓRUM ASSÍNCRONO COM A TEMÁTICA “A AULA DE PORTUGUÊS”. USAMOS UM APORTE TEÓRICO, TENDO POR BASE AUTORES COMO LABOV (1969), FARACO (1998), MOLLICA E BRAGA (2003) E SILVA (2018), SOARES (1989), BAGNO (2000), BELINE (2002), BORTONI-RICARDO (2004), FARACO (1998), , BAGNO (2007), ANTUNES (2007), SANTOS, NOGUEIRA E ANDRADE (2017) E DAMACENA (2020).O RESULTADO APONTA QUE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA CONCEBEM QUE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DEVE POSSIBILITAR A CONSCIENTIZAÇÃO DE DIFERENÇAS SOCIAIS E, CONSEQUENTEMENTE, LINGUÍSTICAS.COM O SURGIMENTO DA SOCIOLINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA, A HETEROGENEIDADE E AS DISCUSSÕES DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS COMEÇARAM A SER CONSIDERADAS NOS DIFERENTES CONT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 09: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUAS: UM VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO" "palavra_chave" => "ENSINO, VARIANTES LINGUÍSTICAS, PEDAGOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA109_ID503_12072021235629.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA PIRES CONDE" "autor_nome_curto" => "ÉRICA PIRES CONDE" "autor_email" => "ericaconde@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

COM O SURGIMENTO DA SOCIOLINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA, A HETEROGENEIDADE E AS DISCUSSÕES DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS COMEÇARAM A SER CONSIDERADAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS, ADENTRANDO A SALA DE AULA. FOI PRECISO, ENTÃO, CONSIDERAR DUAS QUESTÕES BASILARES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSERVAR A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DO ALUNO E ENSINAR A VARIANTE PADRÃO. POR ACREDITAR QUE MUDANÇAS NO ENSINO COMEÇAM NA FORMAÇÃO BÁSICA DOS PROFESSORES, RESOLVEMOS INVESTIGAR A CONCEPÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO À RAZÃO PARA ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA. ASSIM SENDO, UMA QUESTÃO NORTEOU ESTE ESTUDO: COMO OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CONCEBEM O PORQUÊ DE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS EM SALA DE AULA? FORAM NOSSOS OBJETIVOS: VERIFICAR A FORMAÇÃO BÁSICA DO ALUNO DE PEDAGOGIA QUANTO A MODELOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA SOCIOLINGUÍSTICA E ANALISAR A VISÃO QUE ELES TÊM QUANTO AO PORQUÊ DE SE ENSINAR AS VARIANTES LINGUÍSTICAS. FIZEMOS UMA PESQUISA-AÇÃO, DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO. FORAM SUJEITOS DE NOSSO ESTUDO 19 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, QUE RESPONDERAM A UM FÓRUM ASSÍNCRONO COM A TEMÁTICA “A AULA DE PORTUGUÊS”. USAMOS UM APORTE TEÓRICO, TENDO POR BASE AUTORES COMO LABOV (1969), FARACO (1998), MOLLICA E BRAGA (2003) E SILVA (2018), SOARES (1989), BAGNO (2000), BELINE (2002), BORTONI-RICARDO (2004), FARACO (1998), , BAGNO (2007), ANTUNES (2007), SANTOS, NOGUEIRA E ANDRADE (2017) E DAMACENA (2020).O RESULTADO APONTA QUE OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA CONCEBEM QUE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DEVE POSSIBILITAR A CONSCIENTIZAÇÃO DE DIFERENÇAS SOCIAIS E, CONSEQUENTEMENTE, LINGUÍSTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.