RESUMO:O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa entre os perfis dos professores egressos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, no município de Quixadá-CE, antes da implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e dos professores que foram bolsistas do projeto e que lecionam atualmente no município. Este programa teve as suas atividades, nesta instituição, iniciadas no ano de 2010. Tendo em vista as possíveis mudanças ocorridas na formação acadêmica dos docentes, neste município, antes e depois do PIBID, é que se faz tal análise. O referido trabalho foi dividido em dois capítulos, sendo o primeiro uma breve abordagem da proposta do PIBID estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, e que tem entre seus objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Já o segundo, é formado por entrevistas que serão aplicadas aos docentes, que estudaram na FECLESC, sendo que as mesmas acontecerão por meio de aplicações de questionários de forma direta. Desta forma, este trabalho servirá como material de pesquisa, onde o mesmo atuará como base para futuros estudos sobre a proposta do PIBID em Quixadá, bem como mostrar os impactos que o PIBID trouxe para o ensino de Matemática no município. A partir dessas análises espera-se, consequentemente, que os bolsistas e, portanto, futuros professores tenham um aproveitamento maior, uma vez que o programa servirá como um aperfeiçoamento da prática docente.