RESUMONos últimos anos, percebe-se um avanço bastante significativo nos programas de apoio ao aluno do Ensino Superior, pois o governo já disponibiliza verbas para custear a permanência do aluno na instituição, algumas das medidas identificadas são as bolsas auxílios tais como alimentação, creche e transporte. De acordo com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), 65% dos universitários precisam de algum tipo de ajuda para se manter na universidade. Hoje, apenas 13% dos estudantes são atendidos. Por isso, o objetivo é pesquisar sobre os auxílios, compreender como estes programas estudantis estimula a permanência do aluno na Universidade. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Petrolina, com os alunos do curso de Licenciatura em Computação. Os alunos na maioria são de classe social baixa, que residem em bairros adjacentes à instituição e oriundos de cidades vizinhas onde saem de casa muito cedo e consequentemente refletem na aprendizagem. Foram realizadas observações, entrevistas com funcionários e aplicação de questionários para alunos. Atualmente o instituto disponibiliza apenas cinco auxilio, são eles: transporte, moradia, alimentação, creche e material didático. No entanto nem todos os universitários de baixa renda recebem, pois a procura é maior que a demanda. A seleção é baseada em pontuações e critérios feitos pela própria instituição e em seguida são feito cálculos para ter o resultado. Todos os alunos podem fazer, desde que se encaixe nos critérios. Sendo o critério principal a renda familiar de até R$ 1086 por pessoa. De acordo com o setor de Psicologia nesse ano foram feitas 474 inscrições para auxilio transporte e 563 para os outros cursos. O IF Sertão – Campus Petrolina disponibiliza merenda escolar, pois seria apenas para os alunos do Ensino Médio, mas a direção conseguiu fazer com que essa alimentação esteja disponível também para os alunos no Nível Superior, 76% dos alunos investigados reconhecem a importância da merenda escolar fornecida pela instituição e consideram que sua ausência proporcionaria um déficit na aprendizagem. Conclui-se que esses auxílios ajudam o discente na permanência do curso e consequentemente permite uma melhor dedicação aos estudos, já que 89,8% não trabalham, precisando do auxílio dos pais e da própria instituição para a permanência, porém a quantidade de vagas seja do corpo técnico que faz a seleção ou dos auxílios fornecidos ainda são insuficientes, pois não basta fornecer o auxílio, tem que acompanhar e orientar os acolhidos socialmente. Palavras-chave: auxílio, permanência, aprendizagem.