Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7746
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1251
    "inscrito_id" => 3899
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO."
    "resumo" => "Este trabalho investigou as percepção de estagiários do curso de Licenciatura em Química da UFCG/CES sobre o seu Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na pesquisa descritiva (GIL, 2008). Os dados desta pesquisa foram construídos pela de aplicação questionários aos vinte e três estagiários que se encontravam cursavam o estágio supervisionado I, II, III em 2014.1, como também, com os que já haviam concluído. A maioria dos estudantes investigados não conheciam a resolução que regulamenta o estágio de seu curso, dos 23 acadêmicos pesquisados apenas 10 deles conheciam a Resolução que regulamenta os estágios, esse regulamento estabelece diretrizes para organização e funcionamento do estágio supervisionado, os demais afirmaram já terem ouvido falar, porém nunca leram. Quanto a relevância dos estágios, 21 dos acadêmicos julgaram o processo como muito importante e apenas 02 julgaram como indiferente. Alguns responderam que o estágio foi importante, pois, fez com que refletissem sobre a vontade de continuarem ou não querendo lecionar.  Quanto aos objetivos, 13 acadêmicos responderam que o estágio atingiu os objetivos, 09 respondeu que atingiu parcialmente, apenas 01 respondeu que não atingiu. Para maioria destes, o estágio supervisionado consiste na oportunidade do primeiro contato com o ambiente de trabalho, 90% desses acadêmicos reconhecem a importância do estágio para sua formação acadêmica, considerando-o uma atividade necessária para oportunizar aos estudantes experiências que de fato sejam relevantes para sua formação. Um acompanhamento reflexivo sobre o desenvolvimento dos Estágios Supervisionado, é uma das etapa importante e necessária para que o primeiro contato do estudante com a sala de aula seja otimizado de forma a oportunizar aos alunos experiências que de fato sejam relevantes para sua formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_59_47_idinscrito_3899_d47a1a3154afa6a2a0668e8d6cf52ec5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINALDA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELINALDA"
    "autor_email" => "elinalda-ufcg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7746
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1251
    "inscrito_id" => 3899
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO."
    "resumo" => "Este trabalho investigou as percepção de estagiários do curso de Licenciatura em Química da UFCG/CES sobre o seu Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na pesquisa descritiva (GIL, 2008). Os dados desta pesquisa foram construídos pela de aplicação questionários aos vinte e três estagiários que se encontravam cursavam o estágio supervisionado I, II, III em 2014.1, como também, com os que já haviam concluído. A maioria dos estudantes investigados não conheciam a resolução que regulamenta o estágio de seu curso, dos 23 acadêmicos pesquisados apenas 10 deles conheciam a Resolução que regulamenta os estágios, esse regulamento estabelece diretrizes para organização e funcionamento do estágio supervisionado, os demais afirmaram já terem ouvido falar, porém nunca leram. Quanto a relevância dos estágios, 21 dos acadêmicos julgaram o processo como muito importante e apenas 02 julgaram como indiferente. Alguns responderam que o estágio foi importante, pois, fez com que refletissem sobre a vontade de continuarem ou não querendo lecionar.  Quanto aos objetivos, 13 acadêmicos responderam que o estágio atingiu os objetivos, 09 respondeu que atingiu parcialmente, apenas 01 respondeu que não atingiu. Para maioria destes, o estágio supervisionado consiste na oportunidade do primeiro contato com o ambiente de trabalho, 90% desses acadêmicos reconhecem a importância do estágio para sua formação acadêmica, considerando-o uma atividade necessária para oportunizar aos estudantes experiências que de fato sejam relevantes para sua formação. Um acompanhamento reflexivo sobre o desenvolvimento dos Estágios Supervisionado, é uma das etapa importante e necessária para que o primeiro contato do estudante com a sala de aula seja otimizado de forma a oportunizar aos alunos experiências que de fato sejam relevantes para sua formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_59_47_idinscrito_3899_d47a1a3154afa6a2a0668e8d6cf52ec5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINALDA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELINALDA"
    "autor_email" => "elinalda-ufcg@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho investigou as percepção de estagiários do curso de Licenciatura em Química da UFCG/CES sobre o seu Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na pesquisa descritiva (GIL, 2008). Os dados desta pesquisa foram construídos pela de aplicação questionários aos vinte e três estagiários que se encontravam cursavam o estágio supervisionado I, II, III em 2014.1, como também, com os que já haviam concluído. A maioria dos estudantes investigados não conheciam a resolução que regulamenta o estágio de seu curso, dos 23 acadêmicos pesquisados apenas 10 deles conheciam a Resolução que regulamenta os estágios, esse regulamento estabelece diretrizes para organização e funcionamento do estágio supervisionado, os demais afirmaram já terem ouvido falar, porém nunca leram. Quanto a relevância dos estágios, 21 dos acadêmicos julgaram o processo como muito importante e apenas 02 julgaram como indiferente. Alguns responderam que o estágio foi importante, pois, fez com que refletissem sobre a vontade de continuarem ou não querendo lecionar. Quanto aos objetivos, 13 acadêmicos responderam que o estágio atingiu os objetivos, 09 respondeu que atingiu parcialmente, apenas 01 respondeu que não atingiu. Para maioria destes, o estágio supervisionado consiste na oportunidade do primeiro contato com o ambiente de trabalho, 90% desses acadêmicos reconhecem a importância do estágio para sua formação acadêmica, considerando-o uma atividade necessária para oportunizar aos estudantes experiências que de fato sejam relevantes para sua formação. Um acompanhamento reflexivo sobre o desenvolvimento dos Estágios Supervisionado, é uma das etapa importante e necessária para que o primeiro contato do estudante com a sala de aula seja otimizado de forma a oportunizar aos alunos experiências que de fato sejam relevantes para sua formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.