Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O AMBIENTE DA CRECHE E OS DESAFIOS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA: A PESPECTIVA DOS BOLSISTAS DO PIBID

Palavra-chaves: CONFORTO AMBIENTAL., INTEGRIDADE FÍSICA E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PIBID. Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7520
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 4450
    "titulo" => "O AMBIENTE DA CRECHE E OS DESAFIOS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA: A PESPECTIVA DOS BOLSISTAS DO PIBID"
    "resumo" => "O  PIBID é um programa de iniciativa do governo Federal que visa articular o ensino superior com a Educação Básica. Prevê a inserção do licenciando no ambiente escolar, observando a dinâmica organizacional da escola, possibilitando diversas experiências formativas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender os desafios enfrentados pela docente para o desenvolvimento da práxis pedagógica em uma instituição com deficiências estruturais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante e a construção do diagnóstico para estudo do meio. A pesquisa envolve uma reflexão sobre a influência do ambiente escolar na práxis docente, pois o espaço escolar é cheio de significado e símbolos, marcado por diversas vivências que engloba tanto os aspectos físicos quanto psicológicos. É válido ressaltar que as crianças ficam na creche em turno integral, dessa forma é preciso que o ambiente em que as mesmas ocupam seja propício para o seu desenvolvimento e capaz de atender as necessidades pedagógicas dos professores. Percebe-se que a questão estrutural da creche traz implicações na práxis pedagógica, gerando desconforto e cansaço na docente devido um ambiente que não atende as perspectivas pedagógicas, uma vez que para realizar algumas atividades é necessário retirar as carteiras dos lugares diversas vezes visando ampliar o ambiente físico e assim garantir a integridade física e mental das crianças. A educação oferecida na creche deve promover o desenvolvimento integral das crianças tanto nos aspectos físicos, intelectual quanto social e esse direito deve ser garantido por meio de um ambiente adequado para o desenvolvimento da práxis pedagógica do professor, que infelizmente ainda não é assegurado no espaço de desenvolvimento dessa pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "CONFORTO AMBIENTAL., INTEGRIDADE FÍSICA E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PIBID."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_10_09_53_idinscrito_4450_288a4c922192061c28d0c9ed32039410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISE OLIVEIRA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DAISE-UNEB"
    "autor_email" => "dayyseoliveira@outlook.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7520
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 4450
    "titulo" => "O AMBIENTE DA CRECHE E OS DESAFIOS PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA: A PESPECTIVA DOS BOLSISTAS DO PIBID"
    "resumo" => "O  PIBID é um programa de iniciativa do governo Federal que visa articular o ensino superior com a Educação Básica. Prevê a inserção do licenciando no ambiente escolar, observando a dinâmica organizacional da escola, possibilitando diversas experiências formativas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender os desafios enfrentados pela docente para o desenvolvimento da práxis pedagógica em uma instituição com deficiências estruturais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante e a construção do diagnóstico para estudo do meio. A pesquisa envolve uma reflexão sobre a influência do ambiente escolar na práxis docente, pois o espaço escolar é cheio de significado e símbolos, marcado por diversas vivências que engloba tanto os aspectos físicos quanto psicológicos. É válido ressaltar que as crianças ficam na creche em turno integral, dessa forma é preciso que o ambiente em que as mesmas ocupam seja propício para o seu desenvolvimento e capaz de atender as necessidades pedagógicas dos professores. Percebe-se que a questão estrutural da creche traz implicações na práxis pedagógica, gerando desconforto e cansaço na docente devido um ambiente que não atende as perspectivas pedagógicas, uma vez que para realizar algumas atividades é necessário retirar as carteiras dos lugares diversas vezes visando ampliar o ambiente físico e assim garantir a integridade física e mental das crianças. A educação oferecida na creche deve promover o desenvolvimento integral das crianças tanto nos aspectos físicos, intelectual quanto social e esse direito deve ser garantido por meio de um ambiente adequado para o desenvolvimento da práxis pedagógica do professor, que infelizmente ainda não é assegurado no espaço de desenvolvimento dessa pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "CONFORTO AMBIENTAL., INTEGRIDADE FÍSICA E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PIBID."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_10_09_53_idinscrito_4450_288a4c922192061c28d0c9ed32039410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISE OLIVEIRA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DAISE-UNEB"
    "autor_email" => "dayyseoliveira@outlook.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O PIBID é um programa de iniciativa do governo Federal que visa articular o ensino superior com a Educação Básica. Prevê a inserção do licenciando no ambiente escolar, observando a dinâmica organizacional da escola, possibilitando diversas experiências formativas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender os desafios enfrentados pela docente para o desenvolvimento da práxis pedagógica em uma instituição com deficiências estruturais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante e a construção do diagnóstico para estudo do meio. A pesquisa envolve uma reflexão sobre a influência do ambiente escolar na práxis docente, pois o espaço escolar é cheio de significado e símbolos, marcado por diversas vivências que engloba tanto os aspectos físicos quanto psicológicos. É válido ressaltar que as crianças ficam na creche em turno integral, dessa forma é preciso que o ambiente em que as mesmas ocupam seja propício para o seu desenvolvimento e capaz de atender as necessidades pedagógicas dos professores. Percebe-se que a questão estrutural da creche traz implicações na práxis pedagógica, gerando desconforto e cansaço na docente devido um ambiente que não atende as perspectivas pedagógicas, uma vez que para realizar algumas atividades é necessário retirar as carteiras dos lugares diversas vezes visando ampliar o ambiente físico e assim garantir a integridade física e mental das crianças. A educação oferecida na creche deve promover o desenvolvimento integral das crianças tanto nos aspectos físicos, intelectual quanto social e esse direito deve ser garantido por meio de um ambiente adequado para o desenvolvimento da práxis pedagógica do professor, que infelizmente ainda não é assegurado no espaço de desenvolvimento dessa pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.