O PIBID é um programa de iniciativa do governo Federal que visa articular o ensino superior com a Educação Básica. Prevê a inserção do licenciando no ambiente escolar, observando a dinâmica organizacional da escola, possibilitando diversas experiências formativas. O objetivo dessa pesquisa foi compreender os desafios enfrentados pela docente para o desenvolvimento da práxis pedagógica em uma instituição com deficiências estruturais. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante e a construção do diagnóstico para estudo do meio. A pesquisa envolve uma reflexão sobre a influência do ambiente escolar na práxis docente, pois o espaço escolar é cheio de significado e símbolos, marcado por diversas vivências que engloba tanto os aspectos físicos quanto psicológicos. É válido ressaltar que as crianças ficam na creche em turno integral, dessa forma é preciso que o ambiente em que as mesmas ocupam seja propício para o seu desenvolvimento e capaz de atender as necessidades pedagógicas dos professores. Percebe-se que a questão estrutural da creche traz implicações na práxis pedagógica, gerando desconforto e cansaço na docente devido um ambiente que não atende as perspectivas pedagógicas, uma vez que para realizar algumas atividades é necessário retirar as carteiras dos lugares diversas vezes visando ampliar o ambiente físico e assim garantir a integridade física e mental das crianças. A educação oferecida na creche deve promover o desenvolvimento integral das crianças tanto nos aspectos físicos, intelectual quanto social e esse direito deve ser garantido por meio de um ambiente adequado para o desenvolvimento da práxis pedagógica do professor, que infelizmente ainda não é assegurado no espaço de desenvolvimento dessa pesquisa.