A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIANTE DO DESAFIO DA FORMAÇÃO INTEGRAL.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6723 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1005 "inscrito_id" => 2879 "titulo" => "A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIANTE DO DESAFIO DA FORMAÇÃO INTEGRAL." "resumo" => "Muito se tem discutido sobre a formação integral do sujeito na educação atual, a exemplo disto, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio o SISMÉDIO. Que tem como proposta a Formação Continuada dos Professores da rede pública, com os temas : avaliação, gestão democrática, juventude, currículo, história da educação e Interação Curricular. Esta proposta pretende fazer com que os educadores possam enxergar os educandos enquanto sujeitos sob o ponto de vista tanto cognitivo, artístico, moral, político e social, portanto, Integral. Analisaremos como o ensino de Filosofia no Ensino Médio, neste contexto, pode contribuir para a Formação Integral do Educando, oferecendo uma educação que o transporte além de uma educação bancária, mercadológica e fragmentada, e mais reflexiva e ética. Portanto, nosso objetivo é justamente discutir como a Filosofia traz em sua proposta curricular um re-pensar o educando, pois abarca as características citadas acima. O nosso artigo procura demonstrar como o paradigma de Sujeito na Filosofia vai além da naturalização ideológica dos fatos, e de como esta disciplina permite um questionamento da postura dogmática e visão ainda condicionada que imprimimos aos nossos educandos, exigindo de quem educa uma atitude filosófica, de questionamento diante da realidade a que está inserido. Mostraremos a importância do ensino de Filosofia enquanto disciplina “formadora” dos sujeitos e estes vistos como: “um animal político”, social, ético, estético, que por natureza busca conhecer. Por isso, veremos que na atual realidade educacional e preocupação com a formação integral a filosofia traz em seu currículo os critérios para esta tarefa.Palavras-chave: Educação, Filosofia e Integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, INTEGRAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_08_23_idinscrito_2879_0154294a9bd1f6542d7adea6450e1f18.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELIANDRO HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELIANDRO" "autor_email" => "heliandrofilosofia@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6723 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1005 "inscrito_id" => 2879 "titulo" => "A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIANTE DO DESAFIO DA FORMAÇÃO INTEGRAL." "resumo" => "Muito se tem discutido sobre a formação integral do sujeito na educação atual, a exemplo disto, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio o SISMÉDIO. Que tem como proposta a Formação Continuada dos Professores da rede pública, com os temas : avaliação, gestão democrática, juventude, currículo, história da educação e Interação Curricular. Esta proposta pretende fazer com que os educadores possam enxergar os educandos enquanto sujeitos sob o ponto de vista tanto cognitivo, artístico, moral, político e social, portanto, Integral. Analisaremos como o ensino de Filosofia no Ensino Médio, neste contexto, pode contribuir para a Formação Integral do Educando, oferecendo uma educação que o transporte além de uma educação bancária, mercadológica e fragmentada, e mais reflexiva e ética. Portanto, nosso objetivo é justamente discutir como a Filosofia traz em sua proposta curricular um re-pensar o educando, pois abarca as características citadas acima. O nosso artigo procura demonstrar como o paradigma de Sujeito na Filosofia vai além da naturalização ideológica dos fatos, e de como esta disciplina permite um questionamento da postura dogmática e visão ainda condicionada que imprimimos aos nossos educandos, exigindo de quem educa uma atitude filosófica, de questionamento diante da realidade a que está inserido. Mostraremos a importância do ensino de Filosofia enquanto disciplina “formadora” dos sujeitos e estes vistos como: “um animal político”, social, ético, estético, que por natureza busca conhecer. Por isso, veremos que na atual realidade educacional e preocupação com a formação integral a filosofia traz em seu currículo os critérios para esta tarefa.Palavras-chave: Educação, Filosofia e Integral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FILOSOFIA, INTEGRAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_08_23_idinscrito_2879_0154294a9bd1f6542d7adea6450e1f18.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELIANDRO HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELIANDRO" "autor_email" => "heliandrofilosofia@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }