Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS TEMAS DA CULTURA CORPORAL: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID-UEPB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL, PIBID Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7560
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1105
    "inscrito_id" => 5003
    "titulo" => "O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS TEMAS DA CULTURA CORPORAL: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID-UEPB."
    "resumo" => "A Educação Física escolar passou por um período onde a falta de identidade de conteúdos tornou-a “marginalizada” provocando um desestímulo aos docentes e um pré-conceito de uma disciplina banalizada pela sociedade. Não havendo um objetivo e diretrizes para desenvolver as aulas, a visão do ensino da Educação Física ficou limitada apenas pelo jogar bola ou o correr em volta de um espaço físico contrapondo-se assim as reais funções da disciplina (EF) de contribuir na formação física e intelectual dos indivíduos. Isso tudo deve-se ao processo histórico pelo qual a Educação Física passou até conseguir conquistar o seu espaço mediante a sua legitimação e com o surgimento de propostas de ensino que estão unificando as metodologias e os conteúdos a serem ministrados nas aulas. A cultura corporal é a proposta de conteúdos indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) do ensino fundamental ao médio, que em seu conteúdo está: o jogo, a dança, a ginástica, a luta e o esporte. Com as propostas dos PCN’S e com a noção de construção cultural dos docentes é que desenvolvemos um trabalho de ensino-aprendizagem por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Educação Física), através de observações, pesquisas, intervenções, com o uso da abordagem crítico-superadora e o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor/coordenador de área do Programa docente da universidade e o outro, professor da disciplina educação física atuante na escola pública de ensino fundamental e médio), temos como objetivo desenvolver através dos temas da Cultura Corporal, uma Educação Física, que seja inclusiva a todos, que proponha ao aluno transformações no processo de aprendizagem, que seja capaz de formar cidadãos e que os alunos desenvolvam suas capacidades biopsicossociais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_32_26_idinscrito_5003_912394650a8e185904404586c2a8ae83.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTAUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7560
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1105
    "inscrito_id" => 5003
    "titulo" => "O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DOS TEMAS DA CULTURA CORPORAL: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID-UEPB."
    "resumo" => "A Educação Física escolar passou por um período onde a falta de identidade de conteúdos tornou-a “marginalizada” provocando um desestímulo aos docentes e um pré-conceito de uma disciplina banalizada pela sociedade. Não havendo um objetivo e diretrizes para desenvolver as aulas, a visão do ensino da Educação Física ficou limitada apenas pelo jogar bola ou o correr em volta de um espaço físico contrapondo-se assim as reais funções da disciplina (EF) de contribuir na formação física e intelectual dos indivíduos. Isso tudo deve-se ao processo histórico pelo qual a Educação Física passou até conseguir conquistar o seu espaço mediante a sua legitimação e com o surgimento de propostas de ensino que estão unificando as metodologias e os conteúdos a serem ministrados nas aulas. A cultura corporal é a proposta de conteúdos indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) do ensino fundamental ao médio, que em seu conteúdo está: o jogo, a dança, a ginástica, a luta e o esporte. Com as propostas dos PCN’S e com a noção de construção cultural dos docentes é que desenvolvemos um trabalho de ensino-aprendizagem por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Educação Física), através de observações, pesquisas, intervenções, com o uso da abordagem crítico-superadora e o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor/coordenador de área do Programa docente da universidade e o outro, professor da disciplina educação física atuante na escola pública de ensino fundamental e médio), temos como objetivo desenvolver através dos temas da Cultura Corporal, uma Educação Física, que seja inclusiva a todos, que proponha ao aluno transformações no processo de aprendizagem, que seja capaz de formar cidadãos e que os alunos desenvolvam suas capacidades biopsicossociais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CULTURA CORPORAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_18_32_26_idinscrito_5003_912394650a8e185904404586c2a8ae83.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA MARIA SOUSA TRAJANO"
    "autor_nome_curto" => "KARLA"
    "autor_email" => "karlastrajano@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTAUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação Física escolar passou por um período onde a falta de identidade de conteúdos tornou-a “marginalizada” provocando um desestímulo aos docentes e um pré-conceito de uma disciplina banalizada pela sociedade. Não havendo um objetivo e diretrizes para desenvolver as aulas, a visão do ensino da Educação Física ficou limitada apenas pelo jogar bola ou o correr em volta de um espaço físico contrapondo-se assim as reais funções da disciplina (EF) de contribuir na formação física e intelectual dos indivíduos. Isso tudo deve-se ao processo histórico pelo qual a Educação Física passou até conseguir conquistar o seu espaço mediante a sua legitimação e com o surgimento de propostas de ensino que estão unificando as metodologias e os conteúdos a serem ministrados nas aulas. A cultura corporal é a proposta de conteúdos indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) do ensino fundamental ao médio, que em seu conteúdo está: o jogo, a dança, a ginástica, a luta e o esporte. Com as propostas dos PCN’S e com a noção de construção cultural dos docentes é que desenvolvemos um trabalho de ensino-aprendizagem por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Educação Física), através de observações, pesquisas, intervenções, com o uso da abordagem crítico-superadora e o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor/coordenador de área do Programa docente da universidade e o outro, professor da disciplina educação física atuante na escola pública de ensino fundamental e médio), temos como objetivo desenvolver através dos temas da Cultura Corporal, uma Educação Física, que seja inclusiva a todos, que proponha ao aluno transformações no processo de aprendizagem, que seja capaz de formar cidadãos e que os alunos desenvolvam suas capacidades biopsicossociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.