A Educação Física escolar passou por um período onde a falta de identidade de conteúdos tornou-a “marginalizada” provocando um desestímulo aos docentes e um pré-conceito de uma disciplina banalizada pela sociedade. Não havendo um objetivo e diretrizes para desenvolver as aulas, a visão do ensino da Educação Física ficou limitada apenas pelo jogar bola ou o correr em volta de um espaço físico contrapondo-se assim as reais funções da disciplina (EF) de contribuir na formação física e intelectual dos indivíduos. Isso tudo deve-se ao processo histórico pelo qual a Educação Física passou até conseguir conquistar o seu espaço mediante a sua legitimação e com o surgimento de propostas de ensino que estão unificando as metodologias e os conteúdos a serem ministrados nas aulas. A cultura corporal é a proposta de conteúdos indicada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) do ensino fundamental ao médio, que em seu conteúdo está: o jogo, a dança, a ginástica, a luta e o esporte. Com as propostas dos PCN’S e com a noção de construção cultural dos docentes é que desenvolvemos um trabalho de ensino-aprendizagem por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Educação Física), através de observações, pesquisas, intervenções, com o uso da abordagem crítico-superadora e o auxilio de dois professores formados na área (um supervisor/coordenador de área do Programa docente da universidade e o outro, professor da disciplina educação física atuante na escola pública de ensino fundamental e médio), temos como objetivo desenvolver através dos temas da Cultura Corporal, uma Educação Física, que seja inclusiva a todos, que proponha ao aluno transformações no processo de aprendizagem, que seja capaz de formar cidadãos e que os alunos desenvolvam suas capacidades biopsicossociais.