Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ALUNO CIBORGUE-HACKER NA CIBERCULTURA

Palavra-chaves: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ARQUÉTIPO CIBORGUE-HACKER, TRANSGRESSÃO Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75614
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "O ALUNO CIBORGUE-HACKER NA CIBERCULTURA"
    "resumo" => "A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DIGITAIS CRIARAM NOVAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADES NOS JOVENS. ESPECIFICAMENTE, NA CONFIGURAÇÃO DO ARQUÉTIPO DO ALUNO “CIBORGUE-HACKER”. EM OUTRAS PALAVRAS, REFLETIR SOBRE A PENETRABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO NOSSO COTIDIANO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRADIÇÕES, SEUS CONFLITOS E SUAS INFINITAS POTENCIALIDADES. POR OUTRO LADO, PROBLEMATIZA-SE O CAMPO EDUCACIONAL COMO UMA ARENA DE DISPUTAS DISCURSIVAS DE PODER E DOMINAÇÃO. O RECORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE ORIENTA A PRESENTE REFLEXÃO SE ANCORA NUMA PERSPECTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUANTO AO SEU PROCEDIMENTO. TAMBÉM, INCLUIU UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA, DESENVOLVIDA POR NORMAN FAIRCLOUGH. NESSE SENTIDO, LANÇA-SE MÃO DO OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA DIMENSIONAR AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE DETERMINADO DISCURSO EDUCACIONAL HEGEMÔNICO. NO QUE SE REFERE AOS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES, FICOU EVIDENTE QUE ESSE ESPAÇO MULTIFACETADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZA O SURGIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS COMO OS PRECONIZADOS PELO ARQUÉTIPO DO ESTUDANTE CIBORGUE-HACKER, ENTENDIDO AQUI COMO UM INSTRUMENTO POLÍTICO DE TRANSGRESSÃO E UMA FORÇA DISRUPTIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ARQUÉTIPO CIBORGUE-HACKER, TRANSGRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID881_22032021115229.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAIMUNDO SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ RAIMUNDO"
    "autor_email" => "jrsz71@gmail.com"
    "autor_ies" => "PROFSOCIO/FUNDAJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75614
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 881
    "titulo" => "O ALUNO CIBORGUE-HACKER NA CIBERCULTURA"
    "resumo" => "A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DIGITAIS CRIARAM NOVAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADES NOS JOVENS. ESPECIFICAMENTE, NA CONFIGURAÇÃO DO ARQUÉTIPO DO ALUNO “CIBORGUE-HACKER”. EM OUTRAS PALAVRAS, REFLETIR SOBRE A PENETRABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO NOSSO COTIDIANO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRADIÇÕES, SEUS CONFLITOS E SUAS INFINITAS POTENCIALIDADES. POR OUTRO LADO, PROBLEMATIZA-SE O CAMPO EDUCACIONAL COMO UMA ARENA DE DISPUTAS DISCURSIVAS DE PODER E DOMINAÇÃO. O RECORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE ORIENTA A PRESENTE REFLEXÃO SE ANCORA NUMA PERSPECTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUANTO AO SEU PROCEDIMENTO. TAMBÉM, INCLUIU UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA, DESENVOLVIDA POR NORMAN FAIRCLOUGH. NESSE SENTIDO, LANÇA-SE MÃO DO OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA DIMENSIONAR AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE DETERMINADO DISCURSO EDUCACIONAL HEGEMÔNICO. NO QUE SE REFERE AOS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES, FICOU EVIDENTE QUE ESSE ESPAÇO MULTIFACETADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZA O SURGIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS COMO OS PRECONIZADOS PELO ARQUÉTIPO DO ESTUDANTE CIBORGUE-HACKER, ENTENDIDO AQUI COMO UM INSTRUMENTO POLÍTICO DE TRANSGRESSÃO E UMA FORÇA DISRUPTIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola"
    "palavra_chave" => "JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ARQUÉTIPO CIBORGUE-HACKER, TRANSGRESSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID881_22032021115229.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAIMUNDO SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ RAIMUNDO"
    "autor_email" => "jrsz71@gmail.com"
    "autor_ies" => "PROFSOCIO/FUNDAJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DIGITAIS CRIARAM NOVAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADES NOS JOVENS. ESPECIFICAMENTE, NA CONFIGURAÇÃO DO ARQUÉTIPO DO ALUNO “CIBORGUE-HACKER”. EM OUTRAS PALAVRAS, REFLETIR SOBRE A PENETRABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO NOSSO COTIDIANO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRADIÇÕES, SEUS CONFLITOS E SUAS INFINITAS POTENCIALIDADES. POR OUTRO LADO, PROBLEMATIZA-SE O CAMPO EDUCACIONAL COMO UMA ARENA DE DISPUTAS DISCURSIVAS DE PODER E DOMINAÇÃO. O RECORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE ORIENTA A PRESENTE REFLEXÃO SE ANCORA NUMA PERSPECTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUANTO AO SEU PROCEDIMENTO. TAMBÉM, INCLUIU UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA, DESENVOLVIDA POR NORMAN FAIRCLOUGH. NESSE SENTIDO, LANÇA-SE MÃO DO OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA DIMENSIONAR AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE DETERMINADO DISCURSO EDUCACIONAL HEGEMÔNICO. NO QUE SE REFERE AOS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES, FICOU EVIDENTE QUE ESSE ESPAÇO MULTIFACETADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZA O SURGIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS COMO OS PRECONIZADOS PELO ARQUÉTIPO DO ESTUDANTE CIBORGUE-HACKER, ENTENDIDO AQUI COMO UM INSTRUMENTO POLÍTICO DE TRANSGRESSÃO E UMA FORÇA DISRUPTIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.