Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

NOS INTERSTÍCIOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. DOCÊNCIA POR COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO INICIAL POR CONTEÚDO: UM (CRÍTICO) RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAçãO DOCENTE, POLíTICAS CURRICULARES, VIVêNCIAS, , Comunicação Oral (CO) GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA SE PROPÕE A PROBLEMATIZAR ALGUNS ASPECTOS DA CONDIÇÃO DE PROVÁVEL EGRESSO DE UMA LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA FORNECIDA POR INTERMÉDIO DE UM EDITAL ORGANIZADO PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). A IMPLEMENTAÇÃO DESSA GRADUAÇÃO COINCIDIU COM AS MUDANÇAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS TANTO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA BASE CURRICULAR NO PAÍS. NOSSO OBJETIVO FOI DE EVIDENCIAR TENSÕES, IMPASSES E DESCOMPASSOS ENTRE ESSA FORMAÇÃO INICIAL NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DOCENTE. O TRABALHO INCLUI UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, PRINCIPALMENTE NA LEGISLAÇÃO E ATOS NORMATIVOS REFERENTES A FORMAÇÃO DOCENTE E AO CURRÍCULO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, QUE NOS APOIARÁ NA DISCUSSÃO INTERSECCIONAL ENTRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO, NOS APOIAREMOS NAS CONTRIBUIÇÕES DE TARDIFF E LEVASSEUR (2011), ARROYO (2013), TARDIF (2014), TARDIF E LESSARD (2014).

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