ESTE TRABALHO SE PROPÔS A INVESTIGAR COMO QUATRO LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA ELABORARAM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE IDEOLOGIA. ANALISARAM-SE A ESTRUTURA E AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE CADA LIVRO; A ORGANIZAÇÃO E EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS EM CADA CAPÍTULO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS E OS AUTORES E REFERENCIAIS TEÓRICOS. FORAM CONSULTADAS TESES E DISSERTAÇÕES QUE AUXILIARAM NO MAPEAMENTO E COMPREENSÃO DOS ESTUDOS SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA, E NO SEU PAPEL COMO PROPAGADORES DO CONHECIMENTO, E ESTRUTURADORES DE UM CAMPO DE SABER ESCOLAR E CIENTÍFICO. FOI UTILIZADA, COMO REFERENCIAL TEÓRICO, A TEORIA DA RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE BASIL BERNSTEIN, QUE PREVÊ INSTÂNCIAS DE MEDIAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES, DESDE A UNIVERSIDADE ATÉ A ESCOLA BÁSICA. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA RELATIVA PROXIMIDADE ENTRE OS PRODUTORES DOS LIVROS DIDÁTICOS E OS PROFESSORES ATUANTES NA ESCOLA BÁSICA, JÁ QUE MUITOS DOS AUTORES SÃO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. TAMBÉM FOI OBSERVADA UMA CERTA CONGRUÊNCIA NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS LIVROS DE SOCIOLOGIA, SOBRE O ENSINO DO CONCEITO DE IDEOLOGIA, PARTINDO-SE DA PROPOSTA CURRICULAR DO LIVRO MAIS ANTIGO, “INICIAÇÃO À SOCIOLOGIA”, QUE FUNCIONOU COMO UM TIPO DE INDUTOR CURRICULAR DOS LIVROS POSTERIORES. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE, NO ÚNICO LIVRO QUE DEDICOU UM CAPÍTULO INTEIRO AO ESTUDO DESTE
CONCEITO, ESTE PÔDE SER TRABALHADO COM MAIOR PROFUNDIDADE DO QUE NOS LIVROS EM QUE DIVIDIU ESPAÇO COM OUTROS CONCEITOS.