O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR OBJETIVO COMPARTILHAR A ORGANIZAÇÃO, AS EXPERIÊNCIAS DO I COLÓQUIO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PLÁCIDO ADERALDO CASTELO (CEMEP), UMA ESCOLA PERTENCENTE A REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU, CEARÁ, ASSIM COMO, DESCREVER AS VIVÊNCIAS E OS DESAFIOS QUE SÃO COLOCADOS NO AMBITO ESCOLAR PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS, NO AMBITO DAS PROPOSIÇÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DIALOGANDO COM A CIÊNCIA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS, COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADO AS PROPOSTAS DAS DCN’S, A CONCEPÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA NO CONTEXTO ESCOLAR, OUTRO PONTO A SER TRATADO É COMO A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA COM SEU ARCABOUÇO TEÓRICO E SEU SABER CONSTITUIDO NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS, PODE CONTRIBUIR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES ESCOLARES QUE INTERLIGAM A PESQUISA E A PRÁTICA CIENTÍFICA NO COTIDIANO DA ESCOLA, REFLETIR SOBRE A DINÂMICA QUE SE DESENVOLVE NA REALIDADE EDUCACIONAL COM EVENTOS DESSA NATUREZA. PENSAR NA PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO QUE PROPORCIONE AO ALUNO ADENTRAR NO UNIVERSO DA PRÁTICA DE PESQUISA E NA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BASÍCA, QUAIS OS DESAFIOS PARA O DOCENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS QUE VISAM A INSERÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO.