A PRESENTE PROPOSTA DE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PRODUÇÃO FINAL DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO OFERTADA AOS GRADUANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. A REFERIDA PRODUÇÃO, DESENVOLVIDA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EM RAZÃO DA PANDEMIA DO COVID-19, CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DE DOIS PODCASTS, UM DIRECIONADO À TEMÁTICA JUVENTUDE E EDUCAÇÃO E O OUTRO RELACIONADO AO SENTIDO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA MODERNIDADE LÍQUIDA. PORTANTO, ESTE TRABALHO TRATA DA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS DIGITAIS NA CONDIÇÃO DE FERRAMENTAS DE APOIO PEDAGÓGICO, DENOMINADOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA) — RECURSOS FACILITADORES EDUCACIONAIS QUE OBJETIVAM AUXILIAR E POTENCIALIZAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA, CRIADOS EM DIFERENTES MÍDIAS E FORMATOS, POSSUINDO CARACTERÍSTICAS REUTILIZÁVEIS, DURADOURAS, ACESSÍVEIS E ADAPTÁVEIS. NESSA PERSPECTIVA, CONSIDERANDO AS PRODUÇÕES DIGITAIS E DIDÁTICAS MENCIONADAS, PRETENDE-SE, A PARTIR DA IMERSÃO NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EXPRESSAR A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO, SOBRETUDO, A SITUAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPOS PANDÊMICOS DECORRENTE DO COVID-19. PARA ALÉM DISSO, BUSCAMOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CENÁRIO ATUAL, REFLETINDO SOBRE A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS DIGITAIS INCORPORADOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BÁSICO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA. A PARTIR DESTA LÓGICA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPLICITAR OS DESDOBRAMENTOS DA SOCIOLOGIA NA CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS DIGITAIS, SEJA NOS ENCONTROS FORMATIVOS PRESENCIAIS OU REMOTOS, POR MEIO DA APROPRIAÇÃO E INSERÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, BEM COMO, NA ELABORAÇÃO CONJUNTA E INTERATIVA DO SABER ENTRE DOCENTES E DISCENTES ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS, TRANSPORTANDO-OS PARA UM AMBIENTE JÁ FAMILIARIZADO, COMO A INTERNET, A FIM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ESPECIALMENTE NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO. NESSE DIRECIONAMENTO, SERÁ EMPREGADO O CONCEITO DE MÍDIA-EDUCAÇÃO, EXPOSTO POR MARIA LUIZA BELLONI (2009), COMPREENDENDO SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NO QUE SE REFERE AO PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E DOS ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE AS TICS TÊM DESENVOLVIDO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ESPECIFICAMENTE, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO SEGUEM AS SEGUINTES BIBLIOGRAFIAS: AGUIAR (2014), BELLONI (2009), CARVALHO (2013), FLORES (2014), FURLAN (2016), SBIE (2006), SILVA (2011), SILVA (2013), MAIO (2016) E TAROUCO (2003). POR ESSES ÂNGULOS, BUSCA-SE EMPREENDER UMA REFLEXÃO SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA, COM BASE EM CONCEITOS E TEORIAS SIGNIFICATIVAS COM RELAÇÃO À TEMÁTICA APRESENTADA, SOBRE A QUAL ESTE TRABALHO PRETENDE SE DEBRUÇAR, A SABER: ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO MATERIAL DIDÁTICO E PARADIDÁTICO NO ENSINO DA SOCIOLOGIA NO NÍVEL MÉDIO.