O ASSUNTO PRINCIPAL DESTA PESQUISA É A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO TERRITÓRIO DA CHAPADA DIAMANTINA, ESTADO DA BAHIA. NESTE SENTIDO, TEMOS O SEGUINTE PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA EFA DO TERRITÓRIO DA CHAPADA DIAMANTINA? PARA TANTO, OPTEI POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COM O USO DO MÉTODO E TÉCNICA DA ANÁLISE DOCUMENTAL DE FONTES PRIMÁRIAS EM UMA PESQUISA DESCRITIVA QUE SE JUSTIFICA POR ACREDITAR QUE ELA NOS POSSIBILITARA TRABALHAR COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, REPRESENTAÇÕES, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES, OPINIÕES E ATITUDES PARA SE APROXIMAR E CONSEQUENTEMENTE COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DO FAZER PEDAGÓGICO DA ALTERNÂNCIA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ACREDITAMOS NA FERTILIDADE E IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA PORQUE ENTENDEMOS QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CENÁRIO ATUAL REPRESENTA UM RICO ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO E CIENTIFICO QUE PROMOVA INCLUSÃO, POIS NOS COLOCA DIANTE DE MUITOS DESAFIOS, INDAGAÇÕES E INQUIETAÇÕES ACERCA DAS MANEIRAS DE SE DESENVOLVER O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NESSA DISCIPLINA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO CAMPO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA SERÃO TRANSFORMADOS EM UMA DISSERTAÇÃO E POSTERIORMENTE QUIÇÁ EM OUTROS ARTIGOS PARA NOVAS PUBLICAÇÕES.