ESTE TRABALHO ABORDA AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS FORMADOS NA PRIMEIRA TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA O ENSINO MÉDIO (MPCS) DA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ). A PARTIR DE TRABALHO ANTERIOR ACERCA DAS EXPECTATIVAS DOS MESTRANDOS EM 2014, FOI REALIZADA UMA CONFRONTAÇÃO COM AS PERCEPÇÕES DOS, AGORA, MESTRES E O IMPACTO DO MESTRADO NAS SUAS ATUAÇÕES, APÓS CINCO ANOS DA CONCLUSÃO DO CURSO. NO ÂMBITO DA LEI Nº 11. 684/2008, O MPCS FOI PIONEIRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, SENDO O PRIMEIRO CURSO COM ESSE OBJETIVO. ADEMAIS, O MPCS É O EMBRIÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO), QUE AMPLIA A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA FUNDAJ PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES NO BRASIL. O MESTRADO PROFISSIONAL É UM ESPAÇO PARA QUE LICENCIADOS E PROFESSORES SE APERFEIÇOAREM, MAS TAMBÉM, E PRINCIPALMENTE, PARA, ATRAVÉS DAS SUAS DISSERTAÇÕES DAREM ALTERNATIVAS DE TRABALHO AOS DEMAIS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO ESTÁ EM COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA VISÃO DOS PROFESSORES QUE PASSARAM PELO MPCS. COM VARIAÇÃO NO PERFIL DOS ALUNOS QUE ENTRARAM À ÉPOCA, HÁ TAMBÉM UMA VARIAÇÃO NAS RESPOSTAS E DIFICULDADES SENTIDAS POR CADA DOCENTE, CONTUDO ESTE ESTUDO MOSTRA QUE DE FORMA GERAL OS EGRESSOS DO MPCS AVALIAM QUE O CURSO LHES DEU ARSENAL DIDÁTICO, SEGURANÇA TEÓRICA EM RELAÇÃO AOS TEMAS PRÓPRIOS DAS CIÊNCIAS SOCAIS, ALÉM DE TRAZER BENEFÍCIOS SALARIAIS.