ESTE ARTIGO CONSISTE NO RELATO EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DESENVOLVIDA EM SALAS DE AULAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM FORTALEZA/CE. PROCUROU-SE COMPREENDER A TEMÁTICA SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE COMO UM FENÔMENO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZARAM-SE DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DE QUESTÕES LIGADAS À TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO PLANOS CURRICULARES E ESTRATÉGIAS DA PRÁTICA DOCENTE ESPECÍFICAS E CONTEXTUALIZADAS COM AS DEMANDAS POR FORMAÇÃO DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS TEMAS, CONCEITOS E TEORIAS, CUJA FINALIDADE INCIDIA SOBRE AS REFLEXÕES TRAVADAS NO PERCURSO DAS AULAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTABELECEU-SE DIÁLOGOS COM MORAES (2004), SARANDY (2004), FREIRE (2004), ENTRE OUTROS. SOBRE O ENSINO REMOTO, AS CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIO & GROSSI (2020). NA ANÁLISE, FORAM CONSIDERADOS AS REFLEXÕES QUE CONTRIBUÍRAM PARA COMPREENSÕES A RESPEITO DO TEMA. OS IMPACTOS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO SÃO DIFERENTES NOS ALUNOS PORQUE ENVOLVE AUTONOMIA DE ESTUDO E QUESTÕES DE ORDEM ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL, OS MESMOS DO ENSINO PRESENCIAL, MAS A PANDEMIA POTENCIALIZOU AS DESIGUALDADES. CONSIDERA-SE QUE NAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS OS ESTUDOS APRESENTADOS A PARTIR DOS SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE A TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA. AS EXPERIÊNCIAS AQUI APONTAM PONTOS IMPORTANTES PARA A ESCOLA SE CONHECER, CONHECER AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS SEUS ESTUDANTES E REFLETIR SOBRE SEUS PROCESSOS. MAS TAMBÉM PARA SE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA A QUESTÃO DESAFIADORA: “COMO GARANTIR O DIREITO A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA COM SITUAÇÕES (ECONÔMICAS, SOCIAIS) TÃO DESIGUAIS?” O ENSINO REMOTO, NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL. A MEDIAÇÃO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI A INTERAÇÃO, MAS É POSSÍVEL APROVEITAR MUITAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO ENSINO REMOTO E LEVAR PARA O AMBIENTE PRESENCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.