ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DE SOCIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, SITUADO NA CIDADE DE JUAZEIRO, PELA NECESSIDADE DE SE ADERIR AO ENSINO REMOTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA A PARTIR DA COVID-19. TEM COMO BASE METODOLÓGICA OS RELATOS DE ALUNOS COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, BEM COMO, ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TEMA. POSTO ISSO, ESTA ANÁLISE É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA, POIS NUNCA HOUVE ANTES A NECESSIDADE DE SE IMPLEMENTAR UM ENSINO NÃO-PRESENCIAL POR QUESTÕES SIMILARES AS QUE FORAM ENFRENTADAS NO ANO DE 2020. ESTA TEMÁTICA SURGE ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, QUE POSSIBILITOU ACOMPANHAR DE PERTO AS IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO NESSE PERÍODO. DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS RESPONDENTES, QUATRO SE DESTACAM: 1. A INADAPTAÇÃO A NOVA MODALIDADE DE ENSINO, ISSO PORQUE, DIFERENTEMENTE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD, O ENSINO QUE OS ALUNOS ESTÃO TENDO ACESSO ONLINE, FOI PENSADO E DESENVOLVIDO PARA O PRESENCIAL, MAS QUE, EM VIRTUDE DA PANDEMIA, PRECISOU SER ADAPTADO, GERANDO ENTRAVES IMPORTANTES NO QUE SE REFERE AO TEMPO DE APRENDIZADO E AO EXCESSO DE ATIVIDADES, A FIM DE COMPROVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. 2. A DIFICULDADE NO ACESSO À INTERNET, POIS MESMO COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA DIA APÓS DIA, O ACESSO A MESMA NÃO SE DÁ DE MODO UNIFORME, POR ESSE FATOR, A INCLUSÃO DIGITAL AINDA SE CONFIGURA ENQUANTO UM GRANDE DESAFIO NO BRASIL (SALES,2014). 3. A FALTA DE UM AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO, SEM BARULHO OU DISTRAÇÕES, BEM COMO, APARELHO DIGITAL ADEQUADO PARA ASSISTIR AS AULAS E EFETUAR AS ATIVIDADES. E, POR FIM, 4. A FALTA DE VIVENCIAR O AMBIENTE ESCOLAR COMO UM TODO, JÁ QUE A FUNÇÃO DA ESCOLA VAI MUITO ALÉM DE FACILITAR O APRENDIZADO, ELA TAMBÉM PERPASSA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DA MORAL E ÉTICA, ALÉM DE PROPORCIONAR AO EDUCANDO A OPORTUNIDADE DE ESTABELECER NOVOS VÍNCULOS. NESSA PERSPECTIVA, AS DIFICULDADES PODEM SER ANALISADAS EM DOIS BLOCOS. O PRIMEIRO, COMPOSTO PELAS DIFICULDADES 2 E 3, ENGLOBA PROBLEMAS PRÉ-EXISTENTES, QUE APENAS FORAM INTENSIFICADOS PELA PANDEMIA. JÁ O SEGUNDO, COMPOSTO PELAS DIFICULDADES 1 E 4, ENGLOBA PROBLEMAS QUE PASSARAM A EXISTIR POR CONTA DA PANDEMIA, NECESSARIAMENTE. DESSE MODO, É POSSÍVEL INFERIR QUE ESSA CONJUNTURA EDUCACIONAL, NÃO SÓ REACENDEU DESAFIOS EDUCACIONAIS ANTIGOS, COMO TAMBÉM, GEROU NOVOS. REFERÊNCIAS: SALES, S.R. TECNOLOGIAS DIGITAIS E JUVENTUDE CIBORGUE: ALGUNS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. EDITORA UFMG. 2014. / ARROYO, M. CURRÍCULO E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. IN. RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. CADERNO PEDAGÓGICO 2: SEMANA PEDAGÓGICA PAULO FREIRE. PORTO ALEGRE: CORAG, 2001. / FREIRE, P. EDUCAÇÃO E MUDANÇA. 15 ED. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA. 1979. / GOMES, L.F. (1). EAD NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 18(1), 2013.