A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EXPERIMENTOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAVAM A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO, A PERMANÊNCIA E, SOBRETUDO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADO PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. NO ESTADO DO CEARÁ, HOUVE O INVESTIMENTO DE POLÍTICAS EM BUSCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA TODA A POPULAÇÃO E DA MELHORIA DOS INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA SURGE NESSE CONTEXTO, EM 2008, COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, DA EVASÃO E DO FLUXO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: 1. DISCUTIR O PAPEL DO DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2. DEBATER O PAPEL DO DT NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. PARA AUXILIAR A PESQUISA TEMOS COMO BASE TEÓRICA AS REFLEXÕES DE NOGUEIRA (2005) E SILVA (2010) SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PARA A SOCIOLOGIA. OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO (2010) SOBRE OS DESAFIOS ENTRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. ALARCÃO (2011) QUANDO ABORDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. LEITE (2015) QUANDO ANALISA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI NORTEADA POR PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DA LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DO PPDT, BEM COMO À TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE COM PERGUNTAS FECHADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE 56 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CEARÁ QUE TRABALHAM COM O PPDT. VALE RESSALTAR QUE A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DO GOOGLE SE DEU POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA LEVARAM-NOS A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É DE QUE A PARTIR DO DOSSIÊ DE TURMA CRIOU-SE UMA CULTURA DE COBRANÇAS QUE TEM COMO FOCO O PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS E O CUMPRIMENTO DE PRAZOS. A SEGUNDA É DE QUE NÃO HÁ POR PARTE DOS DIRETORES DE TURMA UM ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DOS INSTRUMENTAIS. ESSA CULTURA DE PREENCHIMENTO DO DOSSIÊ DEU AO PPDT O JARGÃO DE “PROJETO BUROCRÁTICO”. A TERCEIRA É QUE COM A PANDEMIA OS DTS SENTEM QUE SEU TRABALHADO FOI REDUZIDO A UM “BUSCADOR”. OS EDUCADORES RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA O TRABALHO DA ESCOLA, MAS, QUASE EM SUA TOTALIDADE QUEIXAM-SE DA PARTE BUROCRÁTICA. PODEMOS CONCLUIR NO MOMENTO QUE, EMBORA O PPDT APRESENTE ESSAS DIFICULDADES, É FATO QUE ELE PODE SER UM ALIADO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL. MAS, PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO UM APROFUNDAMENTO MAIOR NOS ESTUDOS PARA COMPREENDER A “ESSÊNCIA” DO PROJETO E ASSIM APRIMORÁ-LO PARA QUE OS DISCENTES UTILIZEM ESSA FERRAMENTA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SEM DESGASTES. AS CONSIDERAÇÕES ATÉ AQUI APRESENTADAS SE CONFIGURAM EM REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DIRETOR DE TURMA NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VOLTADO PARA OS PROFESSORES DTS. A ANÁLISE PODE SER CONSIDERADA E REVISTA EM RELAÇÃO A COMO ESSA POLÍTICA É TRADUZIDA PELOS PROFESSORES. A PESQUISA DE CAMPO FOI RETOMADA COM APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET COM O INTUITO DE SABER QUAIS OS DILEMAS DE SER PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA.