Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA

Palavra-chaves: DIRETOR DE TURMA, FORMAÇÃO, APRENDIZAGEM, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75621
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 793
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EXPERIMENTOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAVAM A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO, A PERMANÊNCIA E, SOBRETUDO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADO PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. NO ESTADO DO CEARÁ, HOUVE O INVESTIMENTO DE POLÍTICAS EM BUSCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA TODA A POPULAÇÃO E DA MELHORIA DOS INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA SURGE NESSE CONTEXTO, EM 2008, COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, DA EVASÃO E DO FLUXO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: 1. DISCUTIR O PAPEL DO DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2. DEBATER O PAPEL DO DT NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. PARA AUXILIAR A PESQUISA TEMOS COMO BASE TEÓRICA AS REFLEXÕES DE NOGUEIRA (2005) E SILVA (2010) SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PARA A SOCIOLOGIA. OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO (2010) SOBRE OS DESAFIOS ENTRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. ALARCÃO (2011) QUANDO ABORDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. LEITE (2015) QUANDO ANALISA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI NORTEADA POR PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DA LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DO PPDT, BEM COMO À TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE COM PERGUNTAS FECHADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE 56 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CEARÁ QUE TRABALHAM COM O PPDT. VALE RESSALTAR QUE A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DO GOOGLE SE DEU POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA LEVARAM-NOS A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É DE QUE A PARTIR DO DOSSIÊ DE TURMA CRIOU-SE UMA CULTURA DE COBRANÇAS QUE TEM COMO FOCO O PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS E O CUMPRIMENTO DE PRAZOS. A SEGUNDA É DE QUE NÃO HÁ POR PARTE DOS DIRETORES DE TURMA UM ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DOS INSTRUMENTAIS. ESSA CULTURA DE PREENCHIMENTO DO DOSSIÊ DEU AO PPDT O JARGÃO DE “PROJETO BUROCRÁTICO”. A TERCEIRA É QUE COM A PANDEMIA OS DTS SENTEM QUE SEU TRABALHADO FOI REDUZIDO A UM “BUSCADOR”. OS EDUCADORES RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA O TRABALHO DA ESCOLA, MAS, QUASE EM SUA TOTALIDADE QUEIXAM-SE DA PARTE BUROCRÁTICA. PODEMOS CONCLUIR NO MOMENTO QUE, EMBORA O PPDT APRESENTE ESSAS DIFICULDADES, É FATO QUE ELE PODE SER UM ALIADO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL. MAS, PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO UM APROFUNDAMENTO MAIOR NOS ESTUDOS PARA COMPREENDER A “ESSÊNCIA” DO PROJETO E ASSIM APRIMORÁ-LO PARA QUE OS DISCENTES UTILIZEM ESSA FERRAMENTA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SEM DESGASTES. AS CONSIDERAÇÕES ATÉ AQUI APRESENTADAS SE CONFIGURAM EM REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DIRETOR DE TURMA NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VOLTADO PARA OS PROFESSORES DTS. A ANÁLISE PODE SER CONSIDERADA E REVISTA EM RELAÇÃO A COMO ESSA POLÍTICA É TRADUZIDA PELOS PROFESSORES. A PESQUISA DE CAMPO FOI RETOMADA COM APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET COM O INTUITO DE SABER QUAIS OS DILEMAS DE SER PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "DIRETOR DE TURMA, FORMAÇÃO, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID793_22032021135244.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paula_rodrigues08@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75621
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 793
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EXPERIMENTOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAVAM A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO, A PERMANÊNCIA E, SOBRETUDO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADO PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. NO ESTADO DO CEARÁ, HOUVE O INVESTIMENTO DE POLÍTICAS EM BUSCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA TODA A POPULAÇÃO E DA MELHORIA DOS INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA SURGE NESSE CONTEXTO, EM 2008, COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, DA EVASÃO E DO FLUXO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: 1. DISCUTIR O PAPEL DO DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2. DEBATER O PAPEL DO DT NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. PARA AUXILIAR A PESQUISA TEMOS COMO BASE TEÓRICA AS REFLEXÕES DE NOGUEIRA (2005) E SILVA (2010) SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PARA A SOCIOLOGIA. OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO (2010) SOBRE OS DESAFIOS ENTRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. ALARCÃO (2011) QUANDO ABORDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. LEITE (2015) QUANDO ANALISA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI NORTEADA POR PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DA LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DO PPDT, BEM COMO À TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE COM PERGUNTAS FECHADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE 56 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CEARÁ QUE TRABALHAM COM O PPDT. VALE RESSALTAR QUE A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DO GOOGLE SE DEU POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA LEVARAM-NOS A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É DE QUE A PARTIR DO DOSSIÊ DE TURMA CRIOU-SE UMA CULTURA DE COBRANÇAS QUE TEM COMO FOCO O PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS E O CUMPRIMENTO DE PRAZOS. A SEGUNDA É DE QUE NÃO HÁ POR PARTE DOS DIRETORES DE TURMA UM ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DOS INSTRUMENTAIS. ESSA CULTURA DE PREENCHIMENTO DO DOSSIÊ DEU AO PPDT O JARGÃO DE “PROJETO BUROCRÁTICO”. A TERCEIRA É QUE COM A PANDEMIA OS DTS SENTEM QUE SEU TRABALHADO FOI REDUZIDO A UM “BUSCADOR”. OS EDUCADORES RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA O TRABALHO DA ESCOLA, MAS, QUASE EM SUA TOTALIDADE QUEIXAM-SE DA PARTE BUROCRÁTICA. PODEMOS CONCLUIR NO MOMENTO QUE, EMBORA O PPDT APRESENTE ESSAS DIFICULDADES, É FATO QUE ELE PODE SER UM ALIADO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL. MAS, PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO UM APROFUNDAMENTO MAIOR NOS ESTUDOS PARA COMPREENDER A “ESSÊNCIA” DO PROJETO E ASSIM APRIMORÁ-LO PARA QUE OS DISCENTES UTILIZEM ESSA FERRAMENTA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SEM DESGASTES. AS CONSIDERAÇÕES ATÉ AQUI APRESENTADAS SE CONFIGURAM EM REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DIRETOR DE TURMA NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VOLTADO PARA OS PROFESSORES DTS. A ANÁLISE PODE SER CONSIDERADA E REVISTA EM RELAÇÃO A COMO ESSA POLÍTICA É TRADUZIDA PELOS PROFESSORES. A PESQUISA DE CAMPO FOI RETOMADA COM APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET COM O INTUITO DE SABER QUAIS OS DILEMAS DE SER PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "DIRETOR DE TURMA, FORMAÇÃO, APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID793_22032021135244.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paula_rodrigues08@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EXPERIMENTOU, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISAVAM A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO, A PERMANÊNCIA E, SOBRETUDO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE ENSINO OFERTADO PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. NO ESTADO DO CEARÁ, HOUVE O INVESTIMENTO DE POLÍTICAS EM BUSCA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA TODA A POPULAÇÃO E DA MELHORIA DOS INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA SURGE NESSE CONTEXTO, EM 2008, COMO AÇÃO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM, DA EVASÃO E DO FLUXO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO: 1. DISCUTIR O PAPEL DO DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2. DEBATER O PAPEL DO DT NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. PARA AUXILIAR A PESQUISA TEMOS COMO BASE TEÓRICA AS REFLEXÕES DE NOGUEIRA (2005) E SILVA (2010) SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS PARA A SOCIOLOGIA. OLIVEIRA; MARINHO-ARAÚJO (2010) SOBRE OS DESAFIOS ENTRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. ALARCÃO (2011) QUANDO ABORDA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA REFLEXIVA. LEITE (2015) QUANDO ANALISA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI NORTEADA POR PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DA LEITURA E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DO PPDT, BEM COMO À TÉCNICA DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE VIA FORMULÁRIO DO GOOGLE COM PERGUNTAS FECHADAS, COLETANDO NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE 56 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CEARÁ QUE TRABALHAM COM O PPDT. VALE RESSALTAR QUE A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DO GOOGLE SE DEU POR CONTA DA PANDEMIA DA COVID-19. OS DADOS PRELIMINARES DA PESQUISA LEVARAM-NOS A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É DE QUE A PARTIR DO DOSSIÊ DE TURMA CRIOU-SE UMA CULTURA DE COBRANÇAS QUE TEM COMO FOCO O PREENCHIMENTO DOS INSTRUMENTAIS E O CUMPRIMENTO DE PRAZOS. A SEGUNDA É DE QUE NÃO HÁ POR PARTE DOS DIRETORES DE TURMA UM ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE CADA UM DOS INSTRUMENTAIS. ESSA CULTURA DE PREENCHIMENTO DO DOSSIÊ DEU AO PPDT O JARGÃO DE “PROJETO BUROCRÁTICO”. A TERCEIRA É QUE COM A PANDEMIA OS DTS SENTEM QUE SEU TRABALHADO FOI REDUZIDO A UM “BUSCADOR”. OS EDUCADORES RECONHECEM A RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA O TRABALHO DA ESCOLA, MAS, QUASE EM SUA TOTALIDADE QUEIXAM-SE DA PARTE BUROCRÁTICA. PODEMOS CONCLUIR NO MOMENTO QUE, EMBORA O PPDT APRESENTE ESSAS DIFICULDADES, É FATO QUE ELE PODE SER UM ALIADO INDISPENSÁVEL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL. MAS, PARA QUE ISSO OCORRA É NECESSÁRIO UM APROFUNDAMENTO MAIOR NOS ESTUDOS PARA COMPREENDER A “ESSÊNCIA” DO PROJETO E ASSIM APRIMORÁ-LO PARA QUE OS DISCENTES UTILIZEM ESSA FERRAMENTA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SEM DESGASTES. AS CONSIDERAÇÕES ATÉ AQUI APRESENTADAS SE CONFIGURAM EM REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DIRETOR DE TURMA NO CONTEXTO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VOLTADO PARA OS PROFESSORES DTS. A ANÁLISE PODE SER CONSIDERADA E REVISTA EM RELAÇÃO A COMO ESSA POLÍTICA É TRADUZIDA PELOS PROFESSORES. A PESQUISA DE CAMPO FOI RETOMADA COM APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS VIA GOOGLE MEET COM O INTUITO DE SABER QUAIS OS DILEMAS DE SER PROFESSOR DIRETOR DE TURMA DURANTE A PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.