Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PROCESSO DIALÓGICO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA

Palavra-chaves: ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA, APRENDIZAGEM DIALÓGICA, , Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
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O PROJETO CRIA UM CLIMA DE ALTAS EXPECTATIVAS POR PARTE DE TODOS OS ENVOLVIDOS, TRANSFORMA O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E OBTÉM RESULTADOS COMO, MELHORA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS. TRATA-SE DE UMA NOVA CONCEPÇÃO, QUE SUPERA O ENSINO APRENDIZAGEM TRADICIONAL, E TRAZ O DIÁLOGO QUE TRANSFORMA E INOVA COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS APOSTAM NA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO E DO DIÁLOGO (VALLS, 2000) E OBJETIVAM A ARTICULAÇÃO DOS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS DE UMA ESCOLA (PROFESSORES/AS, FUNCIONÁRIOS/AS, FAMILIARES, ESTUDANTES, ENTORNO DA ESCOLA – VOLUNTÁRIOS/AS), NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E TODAS. AS TERTÚLIAS DIALÓGICAS ARTÍSTICAS, LITERÁRIAS E MUSICAIS FORAM CONSIDERADAS UMA DAS ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) PELO PROJETO INCLUD-ED (2006-2011) E POR ISSO COMPÕEM O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. ESTAS AEE’S SÃO EXERCÍCIOS DE RESPEITO E ESCUTA IGUALITÁRIA QUE TRANSFORMAM O CONTEXTO DAS PESSOAS NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES E DE ACORDO COM O CADERNO TERTÚLIAS DIALÓGICAS (INSTITUTO NATURA, 2016, S/D): PROPORCIONAM A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADO E CONHECIMENTO COM BASE NO DIÁLOGO IGUALITÁRIO SOBRE AS MELHORES CRIAÇÕES DA HUMANIDADE NO CAMPO DA ARTE, DA LITERATURA E DA MÚSICA; POSSIBILITAM A TODO E QUALQUER INDIVÍDUO SE APROXIMAR DE MANEIRA DIRETA DA CULTURA CLÁSSICA UNIVERSAL E AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACUMULADO PELA HUMANIDADE; GERAM UM INTERCÂMBIO ENRIQUECEDOR DE CONHECIMENTOS, PERMITINDO APROFUNDAMENTO NOS CONTEÚDOS E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES; PROMOVE O AUMENTO DO VOCABULÁRIO, MELHORA DA EXPRESSÃO ORAL E DA COMPREENSÃO DE TEXTOS. A APRENDIZAGEM DIALÓGICA É COMPOSTA POR SETE PRINCÍPIOS: DIÁLOGO IGUALITÁRIO, INTELIGÊNCIA CULTURAL, TRANSFORMAÇÃO, DIMENSÃO INSTRUMENTAL, CRIAÇÃO DE SENTIDO, SOLIDARIEDADE E IGUALDADE DE DIFERENÇAS. O OBJETIVO DESTE PROJETO É A IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S), ESPECIFICAMENTE TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS E GRUPOS INTERATIVOS, EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA, BRASIL. OS BENEFICIÁRIOS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO SERÃO COMUNIDADE ESCOLAR EM TORNO DAS ESCOLAS ELEGIDAS, ESPECIFICAMENTE ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, GESTORES, EQUIPE DE APOIO, PAIS E RESPONSÁVEIS. SABEMOS QUE, ATUALMENTE, UMA EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE JÁ NÃO ABRANGE APENAS O TRABALHO DO PROFESSORADO EM SALA, MAS DEPENDE, TAMBÉM, DA PARTICIPAÇÃO DE AGENTES EDUCATIVOS QUE CONVIVEM COM AS CRIANÇAS EM SEU CONTEXTO DIÁRIO, UMA VEZ QUE ESTAMOS A TODO MOMENTO EM CONTATO COM UM PROCESSO AMPLO E DIVERSOS DE APRENDIZAGEM (AUBERT ET AL, 2018). ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA PARTICIPAÇÃO EM QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM SER OUVIDAS E AS FORMAS DE DECISÃO SEJAM MAIS IGUALITÁRIAS ENTRE OS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS EM TORNO DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDER (MARIGO, 2009; AUBERT ET AL, 2018). FAZ-SE NECESSÁRIO UM TIPO DE PARTICIPAÇÃO VOLTADO NÃO SOMENTE PARA TRANSFORMAÇÕES A SEREM FEITAS NA ESCOLA E VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES, MAS SIM PROCESSOS DE MUDANÇA QUE ENVOLVEM TODA A COMUNIDADE E O ENTORNO DA ESCOLA (MELLO, 2014). TAL PARTICIPAÇÃO PODE OCORRER EM VÁRIOS ESPAÇOS E DE DIVERSAS FORMAS: FAMILIARES E VOLUNTARIADO PERTENCENTE AO BAIRRO, A OUTRAS INSTITUIÇÕES E À UNIVERSIDADE APOIANDO EDUCATIVAMENTE A ESCOLA OU SE ENGAJANDO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PRÓPRIA, BEM COMO EM MOMENTOS DE PROJEÇÃO E DE CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS E PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODOS. A ESCOLA SE ABRE DE FORMA METÓDICA PARA ARTICULAR INTERAÇÕES E FONTES DE CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO, BEM COMO PARA COLABORAR COM A TRANSFORMAÇÃO DO ENTORNO (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS, SÃO ATIVIDADES ONDE SE PROPÕE A LEITURA DIALÓGICA, QUE É UMA CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DA PESSOA E DA APRENDIZAGEM, NA QUAL QUE A INTERAÇÃO E O DIÁLOGO ESTÃO NO CENTRO DA ATENÇÃO. TRATA-SE DE UM PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COLETIVA, EM UM CONTEXTO NO QUAL SÃO VALORIZADOS OS ARGUMENTOS DOS PARTICIPANTES SOBRE OS TEXTOS LIDOS. ATRAVÉS DESSE PROCEDIMENTO DIALÓGICO, CADA PESSOA NO GRUPO DÁ UM NOVO SENTIDO À LEITURA DOS CLÁSSICOS E ALCANÇA COMPREENSÕES MUITO PROFUNDAS E CRÍTICAS, QUE, SOZINHA, ELA TERIA MAIS DIFICULDADE DE OBTER. ESTA LEITURA É REALIZADA COM LIVROS DE LITERATURA CLÁSSICA UNIVERSAL, EM QUE EXISTE A MEDIAÇÃO DE UMA PESSOA, CUJA FUNÇÃO É GARANTIR QUE AS RELAÇÕES SE ESTABELEÇAM COM BASE NA APRENDIZAGEM DIALÓGICA, ISTO É, PRÁTICA EM QUE PREDOMINA O DIÁLOGO IGUALITÁRIO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE VALORES COMO A CONVIVÊNCIA, O RESPEITO E A SOLIDARIEDADE. OUTRA PROPOSTA DE AEE SÃOS OS GRUPOS INTERATIVOS. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA, COM A DURAÇÃO DE 1H30 EM MÉDIA, COORDENADA PELO (A) PROFESSOR (A), COM APOIO DE PESSOAS VOLUNTÁRIAS. O OBJETIVO É REFORÇAR O CONTEÚDO E ACELERAR A APRENDIZAGEM (RODRIGUES, 2009). GRUPOS INTERATIVOS SE APRESENTAM COMO UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITA AOS ALUNOS E ALUNAS MELHORAREM O CONVÍVIO SOCIAL ESCOLAR E TAMBÉM ACELERAR SUAS APRENDIZAGENS. POR MEIO DESTA PRÁTICA É POSSÍVEL SE CONCRETIZAR A APRENDIZAGEM DIALÓGICA, POIS ELA RESULTA DAS DIFERENTES INTERAÇÕES QUE PRODUZEM DIÁLOGO IGUALITÁRIO, UM DIÁLOGO ENTRE IGUAIS, CUJA INTENCIONALIDADE É CHEGAR A UM CONSENSO COM BASE NAS PRETENSÕES DE VALIDEZ. O AUMENTO DE INTERAÇÕES NA SALA FAVORECE TANTO A APRENDIZAGEM, QUANTO A SOLIDARIEDADE ENTRE TODOS(AS), POSSIBILITANDO AOS ALUNOS(AS) SUPERAREM A CONDIÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR. ESTE PLANO DE AÇÃO ESTÁ PROGRAMADO PARA SER EXECUTADO PÓS PANDEMIA COVID 19 NO RETORNO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES DA RME DE BENEVIDES/PA."
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA É O ALICERCE DE VIDA AOS ESTUDANTES. A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO, É NECESSÁRIO PENSAR NO QUE HÁ DE MELHOR ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A APRENDIZAGEM DEPENDE DE TODAS AS INTERAÇÕES, DO AMBIENTE ESCOLAR E DOMICÍLIOS DOS ESTUDANTES. OBSERVANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PELAS QUAIS AS ESCOLAS DA ATUALIDADE NÃO ESTÃO RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES REAIS DOS ALUNOS E AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE ATUAL É, PRECISAMENTE, O FATO QUE MUITAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NÃO SÃO CERTIFICADAS POR TEORIAS E AÇÕES RECONHECIDAS CIENTIFICAMENTE COMO EFICAZES E EQUITATIVAS (AUBERT ET AL, 2018). DIANTE DESTE CONTEXTO, UM DOS PROJETOS QUE TRAZ ESTE NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO É O PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (CA). TRATA-SE DE UM PROJETO BASEADO EM ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S) VOLTADAS PARA A TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL E SOCIAL (MELLO, 2009). 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ESTAS AEE’S SÃO EXERCÍCIOS DE RESPEITO E ESCUTA IGUALITÁRIA QUE TRANSFORMAM O CONTEXTO DAS PESSOAS NA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES E DE ACORDO COM O CADERNO TERTÚLIAS DIALÓGICAS (INSTITUTO NATURA, 2016, S/D): PROPORCIONAM A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADO E CONHECIMENTO COM BASE NO DIÁLOGO IGUALITÁRIO SOBRE AS MELHORES CRIAÇÕES DA HUMANIDADE NO CAMPO DA ARTE, DA LITERATURA E DA MÚSICA; POSSIBILITAM A TODO E QUALQUER INDIVÍDUO SE APROXIMAR DE MANEIRA DIRETA DA CULTURA CLÁSSICA UNIVERSAL E AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACUMULADO PELA HUMANIDADE; GERAM UM INTERCÂMBIO ENRIQUECEDOR DE CONHECIMENTOS, PERMITINDO APROFUNDAMENTO NOS CONTEÚDOS E CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES; PROMOVE O AUMENTO DO VOCABULÁRIO, MELHORA DA EXPRESSÃO ORAL E DA COMPREENSÃO DE TEXTOS. A APRENDIZAGEM DIALÓGICA É COMPOSTA POR SETE PRINCÍPIOS: DIÁLOGO IGUALITÁRIO, INTELIGÊNCIA CULTURAL, TRANSFORMAÇÃO, DIMENSÃO INSTRUMENTAL, CRIAÇÃO DE SENTIDO, SOLIDARIEDADE E IGUALDADE DE DIFERENÇAS. O OBJETIVO DESTE PROJETO É A IMPLEMENTAÇÃO DE ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO (AEE’S), ESPECIFICAMENTE TERTÚLIAS DIALÓGICAS LITERÁRIAS E GRUPOS INTERATIVOS, EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA, BRASIL. OS BENEFICIÁRIOS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO SERÃO COMUNIDADE ESCOLAR EM TORNO DAS ESCOLAS ELEGIDAS, ESPECIFICAMENTE ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES, GESTORES, EQUIPE DE APOIO, PAIS E RESPONSÁVEIS. SABEMOS QUE, ATUALMENTE, UMA EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE JÁ NÃO ABRANGE APENAS O TRABALHO DO PROFESSORADO EM SALA, MAS DEPENDE, TAMBÉM, DA PARTICIPAÇÃO DE AGENTES EDUCATIVOS QUE CONVIVEM COM AS CRIANÇAS EM SEU CONTEXTO DIÁRIO, UMA VEZ QUE ESTAMOS A TODO MOMENTO EM CONTATO COM UM PROCESSO AMPLO E DIVERSOS DE APRENDIZAGEM (AUBERT ET AL, 2018). ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA PARTICIPAÇÃO EM QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM SER OUVIDAS E AS FORMAS DE DECISÃO SEJAM MAIS IGUALITÁRIAS ENTRE OS DIFERENTES AGENTES EDUCATIVOS EM TORNO DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS, BEM COMO A PARTICIPAÇÃO DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES NOS SEUS PROCESSOS DE APRENDER (MARIGO, 2009; AUBERT ET AL, 2018). FAZ-SE NECESSÁRIO UM TIPO DE PARTICIPAÇÃO VOLTADO NÃO SOMENTE PARA TRANSFORMAÇÕES A SEREM FEITAS NA ESCOLA E VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES, MAS SIM PROCESSOS DE MUDANÇA QUE ENVOLVEM TODA A COMUNIDADE E O ENTORNO DA ESCOLA (MELLO, 2014). TAL PARTICIPAÇÃO PODE OCORRER EM VÁRIOS ESPAÇOS E DE DIVERSAS FORMAS: FAMILIARES E VOLUNTARIADO PERTENCENTE AO BAIRRO, A OUTRAS INSTITUIÇÕES E À UNIVERSIDADE APOIANDO EDUCATIVAMENTE A ESCOLA OU SE ENGAJANDO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PRÓPRIA, BEM COMO EM MOMENTOS DE PROJEÇÃO E DE CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS E PLANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TODOS. A ESCOLA SE ABRE DE FORMA METÓDICA PARA ARTICULAR INTERAÇÕES E FONTES DE CONHECIMENTO E DE FORMAÇÃO, BEM COMO PARA COLABORAR COM A TRANSFORMAÇÃO DO ENTORNO (MELLO, 2012; MELLO, 2014). AS TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS, SÃO ATIVIDADES ONDE SE PROPÕE A LEITURA DIALÓGICA, QUE É UMA CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DA PESSOA E DA APRENDIZAGEM, NA QUAL QUE A INTERAÇÃO E O DIÁLOGO ESTÃO NO CENTRO DA ATENÇÃO. TRATA-SE DE UM PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO COLETIVA, EM UM CONTEXTO NO QUAL SÃO VALORIZADOS OS ARGUMENTOS DOS PARTICIPANTES SOBRE OS TEXTOS LIDOS. ATRAVÉS DESSE PROCEDIMENTO DIALÓGICO, CADA PESSOA NO GRUPO DÁ UM NOVO SENTIDO À LEITURA DOS CLÁSSICOS E ALCANÇA COMPREENSÕES MUITO PROFUNDAS E CRÍTICAS, QUE, SOZINHA, ELA TERIA MAIS DIFICULDADE DE OBTER. ESTA LEITURA É REALIZADA COM LIVROS DE LITERATURA CLÁSSICA UNIVERSAL, EM QUE EXISTE A MEDIAÇÃO DE UMA PESSOA, CUJA FUNÇÃO É GARANTIR QUE AS RELAÇÕES SE ESTABELEÇAM COM BASE NA APRENDIZAGEM DIALÓGICA, ISTO É, PRÁTICA EM QUE PREDOMINA O DIÁLOGO IGUALITÁRIO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE VALORES COMO A CONVIVÊNCIA, O RESPEITO E A SOLIDARIEDADE. OUTRA PROPOSTA DE AEE SÃOS OS GRUPOS INTERATIVOS. TRATA-SE DE UMA ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA, COM A DURAÇÃO DE 1H30 EM MÉDIA, COORDENADA PELO (A) PROFESSOR (A), COM APOIO DE PESSOAS VOLUNTÁRIAS. O OBJETIVO É REFORÇAR O CONTEÚDO E ACELERAR A APRENDIZAGEM (RODRIGUES, 2009). GRUPOS INTERATIVOS SE APRESENTAM COMO UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITA AOS ALUNOS E ALUNAS MELHORAREM O CONVÍVIO SOCIAL ESCOLAR E TAMBÉM ACELERAR SUAS APRENDIZAGENS. POR MEIO DESTA PRÁTICA É POSSÍVEL SE CONCRETIZAR A APRENDIZAGEM DIALÓGICA, POIS ELA RESULTA DAS DIFERENTES INTERAÇÕES QUE PRODUZEM DIÁLOGO IGUALITÁRIO, UM DIÁLOGO ENTRE IGUAIS, CUJA INTENCIONALIDADE É CHEGAR A UM CONSENSO COM BASE NAS PRETENSÕES DE VALIDEZ. O AUMENTO DE INTERAÇÕES NA SALA FAVORECE TANTO A APRENDIZAGEM, QUANTO A SOLIDARIEDADE ENTRE TODOS(AS), POSSIBILITANDO AOS ALUNOS(AS) SUPERAREM A CONDIÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR. ESTE PLANO DE AÇÃO ESTÁ PROGRAMADO PARA SER EXECUTADO PÓS PANDEMIA COVID 19 NO RETORNO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES DA RME DE BENEVIDES/PA.

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