O OBJETIVO DESTE TEXTO É RECONHECER A CONDIÇÃO DE JOVENS “BENEFICIÁRIOS/AS” DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) NO CONTEXTO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR, NO ANO DE 2017. O RECONHECIMENTO NO COTIDIANO DA ESCOLA POSSIBILITA VERIFICAR AS VIVÊNCIAS ESPECÍFICAS, UMA VEZ QUE UMAS DELAS JÁ ESTÃO DADAS A ESSE GRUPO PELA EXIGÊNCIA DA FREQUÊNCIA ESCOLAR, MARCADAS POR UM TEMA QUE ENVOLVE PARTICULARIDADES EM ESCOLAS INSERIDAS NO CONTEXTO DE ACOMPANHAMENTO DA PRESENÇA E RESULTADOS REFLETIDOS NAS DIFICULDADES DE VIVÊNCIA EDUCACIONAL. TAL ENTENDIMENTO FAZ PENSAR DE MODO ESPECÍFICO NESSES/AS JOVENS NA EDUCAÇÃO NO SENTIDO DE SITUÁ-LOS DENTRO DA ESCOLA ATENDO PARA AS DIFICULDADES DE PRESENÇA ESCOLAR JUSTIFICADA ALÉM DA NOÇÃO ENTENDIDAS POR UM PROGRAMA. OS RESULTADOS QUE AJUDARÃO A VERIFICAR ESSAS ESPECIFICIDADES SÃO INFORMAÇÕES COLETADAS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM O GRUPO NA EDUCAÇÃO PARA MELHOR COMPREENDER A CONDIÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS/AS JOVENS SÃO DE FAMÍLIAS HETEROGÊNEAS, MORAM EM LOCALIDADES ESPECÍFICAS, SÃO EM SUA MAIORIA OS PRIMEIROS A CONTINUAREM NA EDUCAÇÃO E VEEM NA ESCOLA UMA OPORTUNIDADE, POR OUTRO LADO, HÁ NESTE ESPAÇO DESAFIOS QUANDO TRATADO DO PBF.