ESTE RELATO EXPLICITA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, A QUAL FUI CONTRATADA PARA LECIONAR AULAS DE SOCIOLOGIA. RECÉM-FORMADA BUSQUEI COMPARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UFF/RJ COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA. O OBJETIVO DESSE RELATO É COMPARTILHAR OS SENTIMENTOS QUE PERMEIAM PROFESSORES DE PRIMEIRA VIAGEM COMO TAMBÉM APRESENTAR UM EXEMPLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE DINAMIZOU AS AULAS COMO TAMBÉM TRANSFORMOU A RELAÇÃO COTIDIANA TANTO ALUNO-ALUNO COMO ALUNO-PROFESSOR. ATRAVÉS DE SEMINÁRIO ANTROPOLÓGICO SOBRE MINORIAS FOI POSSÍVEL APREENDER CONCEITOS DE FORMA PRÁTICA NA MEDIDA EM QUE A ATIVIDADE EXIGIU PESQUISA, ESCRITA E APRESENTAÇÃO CARACTERIZADA. O REFERENCIAL TEÓRICO FICOU EM TORNO DOS AUTORES DA ANTROPOLOGIA QUE CONSTAM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA E CONCEITOS COMO ALTERIDADE, ETNOCENTRISMO, EVOLUCIONISMO. A METODOLOGIA SE DEU POR MEIO DE PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA, PLANO DE AULAS, PROJETOS E ATIVIDADES DE ANTROPOLOGIA ALÉM DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (WHYTE, 1995). COMO RESULTADO, A EXPERIÊNCIA SE TRADUZIU EM UM MISTO DE SUPERAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E NUM CONSTANTE DESAFIO DE FAZER CADA VEZ MELHOR O PAPEL DE EDUCADORA A QUAL ESCOLHI ALÉM DE TER PROPORCIONADO AUMENTO NO RENDIMENTO ESCOLAR E ABERTO PORTAS PARA PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE BIOLOGIA.