ESTA PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA QUANTO A SUA PREPARAÇÃO PARA DISCUTIR EM SALA DE AULA A QUESTÃO DA DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERA DO PARÁ. ISSO PORQUE FAZ-SE PRESENTE DESDE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, PERPASSANDO PELO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO E PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, A IMPORTÂNCIA DA SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E ENFRENTAMENTO DA DISCRIMINAÇÃO ATRAVÉS DA PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO. TODAVIA, PARA QUE OS OBJETIVOS DAS SUPRACITADAS DIRETRIZES SEJAM ALCANÇADOS, A DISCUSSÃO PERPASSA POR UMA QUESTÃO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DAS/OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DAS/OS PROFESSORAS/ES DE SOCIOLOGIA. DIANTE DISSO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUANTI-QUALITATIVA, CONTUDO, TRAREMOS NESSE ESCRITO APENAS DADOS QUANTITATIVOS, DE MODO QUE A PARTE QUALITATIVA TERÁ SEUS DADOS ADQUIRIDOS A PARTIR DE ENCONTROS DE GRUPOS FOCAIS FUTURAMENTE. A PESQUISA APONTA PARA UMA DEMANDA POR UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE DA QUESTÃO DE GÊNERO. PARA ISSO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, A PARTIR DO ANO DE 2021, ADICIONOU UMA DISCIPLINA QUE TRATE ESPECIFICAMENTE SOBRE GÊNERO NO NOVO PROJETO POLÍTICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.