O OBJETIVO DESSE ARTIGO VERSA SOBRE O PAPEL DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, É APRESENTADO E PROBLEMATIZADO OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS QUE ORIENTAM O ENSINO DE SOCIOLOGIA E SEU TRATAMENTO EM TEMAS RELACIONADOS AOS DIREITOS HUMANOS. ALÉM DISSO, É ANALISADO AS PRINCIPAIS DIRETRIZES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA E DOS PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, DISTRIBUÍDO PELO PNLD 2021, SOBRE O TEMA. O ARTIGO VALE-SE DAS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO E DAS RECENTES PESQUISAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ABECS). CONCLUÍMOS QUE, AINDA QUE SEJA NECESSÁRIA UMA REFORMA CURRICULAR, O ENSINO DE SOCIOLOGIA CUMPRE UMA FUNÇÃO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS, NA MEDIDA EM QUE TRAZ, NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA VISANDO A FORMAÇÃO CIDADÃ, TEMAS RELACIONADOS AOS DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS.