O EMPREGO CRESCENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA SOCIAL TEM EXIGIDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOCENTES E LICENCIANDOS, UMA ADAPTAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PARA FINS EDUCACIONAIS E ESCOLARES. COM ESSAS ALTERAÇÕES, É PRECISO PENSAR NOVAS MANEIRAS DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS INTERATIVA E DINÂMICA. COM A EMERGÊNCIA DESSAS NOVAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE, TRAZIDAS À TONA ESPECIALMENTE COM A PANDEMIA DA COVID-19, NOSSO TRABALHO PROPÕE REFLETIR SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. ESPECIFICAMENTE, PROPOMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE DOIS VÍDEOS (NO FORMATO CURTAMETRAGEM) COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS, A QUAL OCORREU EM 2020 NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS FORTUNATO. O PRIMEIRO VÍDEO RELATA, NA FORMA DE FICÇÃO, AS VIVÊNCIAS DA PERSONAGEM PAULA, UMA ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A FIM DE DISCUTIR DE FORMA DINÂMICA ALGUNS CONCEITOS DO SOCIÓLOGO BOURDIEU REFERENTES AO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO É FEITO ALTERNANDO ENCENAÇÕES, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E COMENTÁRIOS TEÓRICOS QUE EXPLICITAM OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. O SEGUNDO VÍDEO É UM MINIDOCUMENTÁRIO QUE RESGATA A HISTÓRIA DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). O MINIDOCUMENTÁRIO É CONSTITUÍDO POR UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA EM ÁUDIO, NA FORMA NARRATIVA, QUE SE SOBREPÕE A UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS E FOTOS HISTÓRICAS DA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE USAR O INSTITUTO COMO EXEMPLO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MAX WEBER. OS PRODUTOS AUDIOVISUAIS ELABORADOS FIZERAM USO DE FERRAMENTAS NARRATIVAS, INTERPRETAÇÕES, IMAGENS E DECLAMAÇÕES POÉTICAS NOS RESPECTIVOS VÍDEOS, ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS, ASSIM COMO TRABALHAM COM CONSTRUÇÕES RELACIONADAS ÀS ARTES, LINGUAGENS, CULTURAS E REALIDADES SOCIAIS PARA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE FORMA INOVADORA NO QUE SE REFERE ÀS TEMÁTICAS DA SOCIOLOGIA, QUANDO APLICADAS ÀS REALIDADES PRÓXIMAS DO UNIVERSO DOS ALUNOS. A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR TRABALHOS COMO ESSES REQUER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA PARTE DO PROFESSOR, QUE ATUA COMO ORIENTADOR, E DOS LICENCIANDOS, E SE CONSTITUI COMO UM INCENTIVO A MAIS PARA QUE OS DISCENTES POSSAM DESENVOLVER SEUS POTENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR VÍDEOS DIDÁTICOS DEMONSTROU QUE OS DISCENTES SÃO ESTIMULADOS A PESQUISAR (LIVROS, ARTIGOS E IMAGENS), ESCREVER (ROTEIROS E TEXTOS EXPLICATIVOS) E APRENDER COMO USAR AS TECNOLOGIAS FINS EDUCATIVOS. ALÉM DISSO, PERMITE AOS LICENCIANDOS GERAR NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DE SEUS CONHECIMENTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALIANDO A PESQUISA, O USO TECNOLÓGICO E A DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA EFETUADA NO DIÁLOGO COM AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, POSSIBILITANDO O DEBATE DE NOVAS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO, MATERIAIS EDUCACIONAIS E USO ATIVO DAS TICS NAS ESCOLAS BÁSICAS DO PAÍS.