Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O CAMINHO DAS NOVAS FORMAS DE FAZER: MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75579
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 702
    "titulo" => "O CAMINHO DAS NOVAS FORMAS DE FAZER: MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA"
    "resumo" => "O EMPREGO CRESCENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA SOCIAL TEM EXIGIDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOCENTES E LICENCIANDOS, UMA ADAPTAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PARA FINS EDUCACIONAIS E ESCOLARES. COM ESSAS ALTERAÇÕES, É PRECISO PENSAR NOVAS MANEIRAS DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS INTERATIVA E DINÂMICA. COM A EMERGÊNCIA DESSAS NOVAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE, TRAZIDAS À TONA ESPECIALMENTE COM A PANDEMIA DA COVID-19, NOSSO TRABALHO PROPÕE REFLETIR SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. ESPECIFICAMENTE, PROPOMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE DOIS VÍDEOS (NO FORMATO CURTAMETRAGEM) COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS, A QUAL OCORREU EM 2020 NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS FORTUNATO. O PRIMEIRO VÍDEO RELATA, NA FORMA DE FICÇÃO, AS VIVÊNCIAS DA PERSONAGEM PAULA, UMA ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A FIM DE DISCUTIR DE FORMA DINÂMICA ALGUNS CONCEITOS DO SOCIÓLOGO BOURDIEU REFERENTES AO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO É FEITO ALTERNANDO ENCENAÇÕES, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E COMENTÁRIOS TEÓRICOS QUE EXPLICITAM OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. O SEGUNDO VÍDEO É UM MINIDOCUMENTÁRIO QUE RESGATA A HISTÓRIA DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). O MINIDOCUMENTÁRIO É CONSTITUÍDO POR UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA EM ÁUDIO, NA FORMA NARRATIVA, QUE SE SOBREPÕE A UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS E FOTOS HISTÓRICAS DA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE USAR O INSTITUTO COMO EXEMPLO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MAX WEBER. OS PRODUTOS AUDIOVISUAIS ELABORADOS FIZERAM USO DE FERRAMENTAS NARRATIVAS, INTERPRETAÇÕES, IMAGENS E DECLAMAÇÕES POÉTICAS NOS RESPECTIVOS VÍDEOS, ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS, ASSIM COMO TRABALHAM COM CONSTRUÇÕES RELACIONADAS ÀS ARTES, LINGUAGENS, CULTURAS E REALIDADES SOCIAIS PARA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE FORMA INOVADORA NO QUE SE REFERE ÀS TEMÁTICAS DA SOCIOLOGIA, QUANDO APLICADAS ÀS REALIDADES PRÓXIMAS DO UNIVERSO DOS ALUNOS. A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR TRABALHOS COMO ESSES REQUER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA PARTE DO PROFESSOR, QUE ATUA COMO ORIENTADOR, E DOS LICENCIANDOS, E SE CONSTITUI COMO UM INCENTIVO A MAIS PARA QUE OS DISCENTES POSSAM DESENVOLVER SEUS POTENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR VÍDEOS DIDÁTICOS DEMONSTROU QUE OS DISCENTES SÃO ESTIMULADOS A PESQUISAR (LIVROS, ARTIGOS E IMAGENS), ESCREVER (ROTEIROS E TEXTOS EXPLICATIVOS) E APRENDER COMO USAR AS TECNOLOGIAS FINS EDUCATIVOS. ALÉM DISSO, PERMITE AOS LICENCIANDOS GERAR NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DE SEUS CONHECIMENTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALIANDO A PESQUISA, O USO TECNOLÓGICO E A DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA EFETUADA NO DIÁLOGO COM AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, POSSIBILITANDO O DEBATE DE NOVAS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO, MATERIAIS EDUCACIONAIS E USO ATIVO DAS TICS NAS ESCOLAS BÁSICAS DO PAÍS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID702_19032021200336.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA YOLANDA DE CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "natalia_yolanda@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75579
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 702
    "titulo" => "O CAMINHO DAS NOVAS FORMAS DE FAZER: MÍDIAS AUDIOVISUAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA"
    "resumo" => "O EMPREGO CRESCENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA SOCIAL TEM EXIGIDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOCENTES E LICENCIANDOS, UMA ADAPTAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PARA FINS EDUCACIONAIS E ESCOLARES. COM ESSAS ALTERAÇÕES, É PRECISO PENSAR NOVAS MANEIRAS DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS INTERATIVA E DINÂMICA. COM A EMERGÊNCIA DESSAS NOVAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE, TRAZIDAS À TONA ESPECIALMENTE COM A PANDEMIA DA COVID-19, NOSSO TRABALHO PROPÕE REFLETIR SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. ESPECIFICAMENTE, PROPOMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE DOIS VÍDEOS (NO FORMATO CURTAMETRAGEM) COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS, A QUAL OCORREU EM 2020 NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS FORTUNATO. O PRIMEIRO VÍDEO RELATA, NA FORMA DE FICÇÃO, AS VIVÊNCIAS DA PERSONAGEM PAULA, UMA ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A FIM DE DISCUTIR DE FORMA DINÂMICA ALGUNS CONCEITOS DO SOCIÓLOGO BOURDIEU REFERENTES AO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO É FEITO ALTERNANDO ENCENAÇÕES, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E COMENTÁRIOS TEÓRICOS QUE EXPLICITAM OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. O SEGUNDO VÍDEO É UM MINIDOCUMENTÁRIO QUE RESGATA A HISTÓRIA DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). O MINIDOCUMENTÁRIO É CONSTITUÍDO POR UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA EM ÁUDIO, NA FORMA NARRATIVA, QUE SE SOBREPÕE A UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS E FOTOS HISTÓRICAS DA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE USAR O INSTITUTO COMO EXEMPLO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MAX WEBER. OS PRODUTOS AUDIOVISUAIS ELABORADOS FIZERAM USO DE FERRAMENTAS NARRATIVAS, INTERPRETAÇÕES, IMAGENS E DECLAMAÇÕES POÉTICAS NOS RESPECTIVOS VÍDEOS, ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS, ASSIM COMO TRABALHAM COM CONSTRUÇÕES RELACIONADAS ÀS ARTES, LINGUAGENS, CULTURAS E REALIDADES SOCIAIS PARA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE FORMA INOVADORA NO QUE SE REFERE ÀS TEMÁTICAS DA SOCIOLOGIA, QUANDO APLICADAS ÀS REALIDADES PRÓXIMAS DO UNIVERSO DOS ALUNOS. A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR TRABALHOS COMO ESSES REQUER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA PARTE DO PROFESSOR, QUE ATUA COMO ORIENTADOR, E DOS LICENCIANDOS, E SE CONSTITUI COMO UM INCENTIVO A MAIS PARA QUE OS DISCENTES POSSAM DESENVOLVER SEUS POTENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR VÍDEOS DIDÁTICOS DEMONSTROU QUE OS DISCENTES SÃO ESTIMULADOS A PESQUISAR (LIVROS, ARTIGOS E IMAGENS), ESCREVER (ROTEIROS E TEXTOS EXPLICATIVOS) E APRENDER COMO USAR AS TECNOLOGIAS FINS EDUCATIVOS. ALÉM DISSO, PERMITE AOS LICENCIANDOS GERAR NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DE SEUS CONHECIMENTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALIANDO A PESQUISA, O USO TECNOLÓGICO E A DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA EFETUADA NO DIÁLOGO COM AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, POSSIBILITANDO O DEBATE DE NOVAS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO, MATERIAIS EDUCACIONAIS E USO ATIVO DAS TICS NAS ESCOLAS BÁSICAS DO PAÍS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, MÍDIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID702_19032021200336.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA YOLANDA DE CARVALHO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "natalia_yolanda@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O EMPREGO CRESCENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS NA VIDA SOCIAL TEM EXIGIDO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOCENTES E LICENCIANDOS, UMA ADAPTAÇÃO DAS TICS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PARA FINS EDUCACIONAIS E ESCOLARES. COM ESSAS ALTERAÇÕES, É PRECISO PENSAR NOVAS MANEIRAS DE DIÁLOGO COM OS ESTUDANTES E FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA MAIS INTERATIVA E DINÂMICA. COM A EMERGÊNCIA DESSAS NOVAS DEMANDAS DA CONTEMPORANEIDADE, TRAZIDAS À TONA ESPECIALMENTE COM A PANDEMIA DA COVID-19, NOSSO TRABALHO PROPÕE REFLETIR SOBRE A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. ESPECIFICAMENTE, PROPOMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DE DOIS VÍDEOS (NO FORMATO CURTAMETRAGEM) COM CONTEÚDOS DIDÁTICOS, A QUAL OCORREU EM 2020 NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, MINISTRADA PELO PROFESSOR LUCAS FORTUNATO. O PRIMEIRO VÍDEO RELATA, NA FORMA DE FICÇÃO, AS VIVÊNCIAS DA PERSONAGEM PAULA, UMA ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A FIM DE DISCUTIR DE FORMA DINÂMICA ALGUNS CONCEITOS DO SOCIÓLOGO BOURDIEU REFERENTES AO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ISSO É FEITO ALTERNANDO ENCENAÇÕES, DECLAMAÇÃO DE POEMAS E COMENTÁRIOS TEÓRICOS QUE EXPLICITAM OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS. O SEGUNDO VÍDEO É UM MINIDOCUMENTÁRIO QUE RESGATA A HISTÓRIA DO IFRN (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE). O MINIDOCUMENTÁRIO É CONSTITUÍDO POR UMA EXPOSIÇÃO HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA EM ÁUDIO, NA FORMA NARRATIVA, QUE SE SOBREPÕE A UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS E FOTOS HISTÓRICAS DA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE USAR O INSTITUTO COMO EXEMPLO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE MAX WEBER. OS PRODUTOS AUDIOVISUAIS ELABORADOS FIZERAM USO DE FERRAMENTAS NARRATIVAS, INTERPRETAÇÕES, IMAGENS E DECLAMAÇÕES POÉTICAS NOS RESPECTIVOS VÍDEOS, ENQUANTO MATERIAIS DIDÁTICOS, ASSIM COMO TRABALHAM COM CONSTRUÇÕES RELACIONADAS ÀS ARTES, LINGUAGENS, CULTURAS E REALIDADES SOCIAIS PARA DIALOGAR COM OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE FORMA INOVADORA NO QUE SE REFERE ÀS TEMÁTICAS DA SOCIOLOGIA, QUANDO APLICADAS ÀS REALIDADES PRÓXIMAS DO UNIVERSO DOS ALUNOS. A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR TRABALHOS COMO ESSES REQUER UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA PARTE DO PROFESSOR, QUE ATUA COMO ORIENTADOR, E DOS LICENCIANDOS, E SE CONSTITUI COMO UM INCENTIVO A MAIS PARA QUE OS DISCENTES POSSAM DESENVOLVER SEUS POTENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS. NESSE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA DE PRODUZIR VÍDEOS DIDÁTICOS DEMONSTROU QUE OS DISCENTES SÃO ESTIMULADOS A PESQUISAR (LIVROS, ARTIGOS E IMAGENS), ESCREVER (ROTEIROS E TEXTOS EXPLICATIVOS) E APRENDER COMO USAR AS TECNOLOGIAS FINS EDUCATIVOS. ALÉM DISSO, PERMITE AOS LICENCIANDOS GERAR NOVAS POSSIBILIDADES DE USO DE SEUS CONHECIMENTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALIANDO A PESQUISA, O USO TECNOLÓGICO E A DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA EFETUADA NO DIÁLOGO COM AUTORES CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, POSSIBILITANDO O DEBATE DE NOVAS FORMAS DE PRODUZIR CONHECIMENTO, MATERIAIS EDUCACIONAIS E USO ATIVO DAS TICS NAS ESCOLAS BÁSICAS DO PAÍS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.