O TEMA DESTE TRABALHO SE RESUME A PENSAR O ESTÁGIO A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA E CONSTRUÇÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. OS OBJETIVOS SÃO PROPOR O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE, PENSAR O ESTÁGIO PARA ALÉM DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, E CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTENDEMOS QUE O PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ LIGADO HÁ UM TEMPO E ESPAÇO ESPECIFICO, LOGO, VOLTAMOS NOSSAS ANÁLISES SOBRE O ESTÁGIO A PARTIR DE NOSSAS VIVENCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA-UNILAB, SITUADA NO CEARÁ E NA BAHIA COM FOCO NO INTERIOR DO CEARÁ. COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE UTILIZAMOS A PESQUISA DOCUMENTAL, BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. BUSCAMOS ENTENDER A PARTIR DOS SEUS PROGRAMAS CURRICULARES, TANTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO DO CURSO DE LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUAIS SERIAM SUAS DEFINIÇÕES DE ESTÁGIO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARTINDO DAS PERCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PPC (PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR) DO CURSO DE LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA E DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NOS SURGIRAM DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS SOBRE O QUE SE DISCUTIA SOBRE O ESTÁGIO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE, LOGO, ADENTRAMOS SOBRE UMA GAMA DE PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS ONDE RESUMIA O ESTÁGIO UNICAMENTE A UMA ATIVIDADE PRÁTICA QUE COMPLEMENTAVA A TEORIA APRENDIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ENTRETANTO, DIANTE DE NOSSAS VIVÊNCIAS E SABERES PRODUZIDOS A PARTIR DE CRIAÇÕES DE TEXTOS CRÍTICOS, CARTAS PEDAGÓGICAS, FÓRUNS DE INTERAÇÃO E O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, COMEÇAMOS A REPENSAR O ESTÁGIO E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE FUTUROS DE PROFESSORES. DESTA FORMA, SURGINDO À IDEIA DE PENSAR O ESTÁGIO COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA ESSENCIAL E NECESSÁRIA NA CONSTRUÇÃO FUTURA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. NA VERDADE, [...] “A COMPREENSÃO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SE AFASTA DA IDEIA DE APLICAÇÃO DE UMA PRÁTICA E SE PERCEBE COMO CONSTRUÇÃO CONJUNTA, CONTEXTUAL E TEMPORAL”. (ROWER; ALVES; GOMES, 2019, P.169). POR APROXIMAR A REALIDADE ESCOLAR DA UNIVERSIDADE, O ESTÁGIO APRESENTA AO LICENCIANDO UM MUNDO VIVIDO E METAMÓRFICO. PORTANTO, DOTANDO O LICENCIANDO DE UM CONHECIMENTO EMPÍRICO E PROFUNDO DA REALIDADE ESCOLAR E DE SEUS SUJEITOS, CONSOLIDANDO SUA IDENTIDADE COMO FUTURO PROFESSOR. O ESTÁGIO NÃO É PURA E SIMPLESMENTE UMA FERRAMENTA QUE SE RESUME A ATIVIDADE “PRÁTICA” DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA, MAIS DO QUE ISSO, TORNA-SE UMA FORMA DE PESQUISA E ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO AO ESTAGIÁRIO O PODER DE CRIAR E TRANSFORMAR A REALIDADE DOS ALUNOS, PASSANDO A SER UMA FERRAMENTA PRODUTIVA E INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE. TENDO COMO BASE UMA REFLEXÃO CRÍTICA, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, O ESTÁGIO SE RESUME AO ESFORÇO DE EXERCITAR DE FORMA ATIVA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICA E PESQUISA, TRANSFORMANDO-SE EM UM MECANISMO ESSENCIAL PARA O APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA. POR FIM, O ESTÁGIO SE ASSUME COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA QUE CONTRIBUI PROFUNDAMENTE PARA CONSTRUIRMOS UMA EDUCAÇÃO MAIS CRÍTICA, PRODUTIVA E CONSTRUTIVA. ASSIM, SE AFASTANDO DA IDEIA ÚNICA DE “PRÁTICA”, TAL MECANISMO TORNA-SE O FATOR PRIMORDIAL E ESSENCIAL DE MUDANÇA SOCIAL.