Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DO PARÁ

Palavra-chaves: PANDEMIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, TICS, , Comunicação Oral (CO) GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75659
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 691
    "titulo" => "OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DO PARÁ"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO REFERE-SE A UM ESTUDO EM ANDAMENTO ACERCA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. O LÓCUS DA PESQUISA É A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA AGROPALMA, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA-PA, QUE CONTA COM TRÊS TURMAS DE ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO 53 ALUNOS. OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DE COVID-19 OBRIGARAM A ESCOLA A ADOTAR O ENSINO REMOTO, O QUE TEM GERADO DIFICULDADES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, QUE TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA TAMBÉM FOI AFETADO, UMA VEZ QUE A INTERAÇÃO FACE-A-FACE COM O ALUNO É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA DA REALIDADE. ENTRETANTO, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TEM ABERTO NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DESSA DISCIPLINA NO FORMATO EAD, PARA AVALIAR ESSES NOVOS CONDICIONANTES FOI FEITO USO DE MÉTODO QUALITATIVO, COM BASE EM ENTREVISTAS COM OS DISCENTES, QUE SALIENTARAM QUAIS AS TICS MAIS CONTRIBUÍRAM PARA A SUA APRENDIZAGEM, APONTANDO OS LIMITES E POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA DA DISCIPLINA A ESSE NOVO FORMATO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, TICS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID691_22032021212727.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNICE SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAYNICE"
    "autor_email" => "raynice.s.santos@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75659
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 691
    "titulo" => "OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO INTERIOR DO PARÁ"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO REFERE-SE A UM ESTUDO EM ANDAMENTO ACERCA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. O LÓCUS DA PESQUISA É A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA AGROPALMA, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA-PA, QUE CONTA COM TRÊS TURMAS DE ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO 53 ALUNOS. OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DE COVID-19 OBRIGARAM A ESCOLA A ADOTAR O ENSINO REMOTO, O QUE TEM GERADO DIFICULDADES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, QUE TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA TAMBÉM FOI AFETADO, UMA VEZ QUE A INTERAÇÃO FACE-A-FACE COM O ALUNO É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA DA REALIDADE. ENTRETANTO, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TEM ABERTO NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DESSA DISCIPLINA NO FORMATO EAD, PARA AVALIAR ESSES NOVOS CONDICIONANTES FOI FEITO USO DE MÉTODO QUALITATIVO, COM BASE EM ENTREVISTAS COM OS DISCENTES, QUE SALIENTARAM QUAIS AS TICS MAIS CONTRIBUÍRAM PARA A SUA APRENDIZAGEM, APONTANDO OS LIMITES E POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA DA DISCIPLINA A ESSE NOVO FORMATO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, TICS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID691_22032021212727.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYNICE SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAYNICE"
    "autor_email" => "raynice.s.santos@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE ARTIGO REFERE-SE A UM ESTUDO EM ANDAMENTO ACERCA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. O LÓCUS DA PESQUISA É A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA AGROPALMA, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA-PA, QUE CONTA COM TRÊS TURMAS DE ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO 53 ALUNOS. OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DE COVID-19 OBRIGARAM A ESCOLA A ADOTAR O ENSINO REMOTO, O QUE TEM GERADO DIFICULDADES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, QUE TIVERAM QUE SE ADAPTAR A ESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO. NESSE CONTEXTO, O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA TAMBÉM FOI AFETADO, UMA VEZ QUE A INTERAÇÃO FACE-A-FACE COM O ALUNO É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA DA REALIDADE. ENTRETANTO, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TEM ABERTO NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DESSA DISCIPLINA NO FORMATO EAD, PARA AVALIAR ESSES NOVOS CONDICIONANTES FOI FEITO USO DE MÉTODO QUALITATIVO, COM BASE EM ENTREVISTAS COM OS DISCENTES, QUE SALIENTARAM QUAIS AS TICS MAIS CONTRIBUÍRAM PARA A SUA APRENDIZAGEM, APONTANDO OS LIMITES E POSSIBILIDADES DE ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA DA DISCIPLINA A ESSE NOVO FORMATO DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.