A PERGUNTA, O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA?, JÁ ERA UM TANTO QUANTO DENSA, AO QUE DEVEMOS AGORA: O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL? COMO SUSTENTAR O PROCESSO AINDA TÃO FRÁGIL DE LECIONAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, MESMO NO ENSINO SUPERIOR, E AO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO? O PERFIL, FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÃO SUBJETIVA-OBJETIVA COM A SOCIOLOGIA E O ENSINO DA DISCIPLINA SÃO EIXOS DA PRETENSÃO DESTE TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ESTÁGIO INICIAL. NOSSO OBJETIVO É DELINEAR O PERFIL DO CORPO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, POIS OS CONTEXTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (SILVA, 2010), A SOCIOLOGIA NÃO MANTEVE CONSTÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A CARACTERÍSTICA DE INCONSTÂNCIA É REFORÇADA NOS ÚLTIMOS ANOS (LEI 13.415/17), UMA VEZ QUE AO INSERI-LA COMO ESTUDOS E PRÁTICAS, “NÃO É POSSÍVEL DIZER SE A SOCIOLOGIA SERÁ MINISTRADA COMO DISCIPLINA OU SE CONTEÚDOS DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRARÃO OUTRAS DISCIPLINAS JÁ CONSAGRADAS DE MODO INTERDISCIPLINAR” (MACHALA; MATOS, 2019, P. 113). SOMA-SE A PRETERIÇÃO (DISCENTE E DOCENTE) VIVENCIADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM RELAÇÃO AOS DE BACHARELADO (PEREIRA, GUIMARÃES E SILVA, 2019). E AINDA, 85,3% A LECIONAR SOCIOLOGIA POSSUEM OUTRAS FORMAÇÕES, SEQUER COM COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA, AINDA QUE 55,9% DOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA (HABILITADOS OU NÃO) SEJAM CONCURSADOS, FRENTE A MÉDIA DE 68,1% EM GERAL. A ESCASSEZ DE CONCURSOS PÚBLICOS, CONTRATAÇÃO, TRANSFORMAÇÕES SOBRE APLICABILIDADE E OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE HORAS-AULA, SÃO FATORES A DIFICULTAR A DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. O CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 REFORÇARÁ A OFERTA EM CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA -EAD (BRASIL, 2018)? QUAIS IMPACTOS NO TRABALHO DOS/AS/ES PROFESSOR/AS/ES? PARA ALÉM DO PERFIL, DESEJAMOS ENTENDER AS QUESTÕES POSTAS NESTE PERÍODO EXCEPCIONAL, QUE ENDOSSAM OS MALES E DIFICULDADES QUE A CLASSE E A ÁREA HÁ MUITO ENFRENTAM. A PESQUISA CONTA COM UM FORMULÁRIO VIRTUAL, À POSSIBILIDADE DA JUNÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUESTÕES ABERTAS, E QUESTIONÁRIO FECHADO (GOLDENBERG, 2004), FINALIZADO NO FINAL DE 2020, COM DIVULGAÇÃO INICIADA EM FEVEREIRO DE 2021. AS INCERTEZAS E DIFICULDADES NO PERÍODO PANDÊMICO ESCANCARARAM MUITAS REALIDADES. AINDA SERÃO MÚLTIPLOS OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS, SOBRETUDO ONDE, COM OU SEM PANDEMIA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, JÁ SE FAZIAM PRESENTE.