Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ALGUNS DILEMAS DA LICENCIATURA E DOS/AS/ES EDUCADORES/AS EM SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: CONDIÇÃO DE TRABALHO, FORMAÇÃO LICENCIATURA, EDUCADORES EM SOCIOLOGIA, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75628
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 888
    "titulo" => "ALGUNS DILEMAS DA LICENCIATURA E DOS/AS/ES EDUCADORES/AS EM SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "A PERGUNTA, O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA?, JÁ ERA UM TANTO QUANTO DENSA, AO QUE DEVEMOS AGORA: O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL? COMO SUSTENTAR O PROCESSO AINDA TÃO FRÁGIL DE LECIONAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, MESMO NO ENSINO SUPERIOR, E AO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO? O PERFIL, FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÃO SUBJETIVA-OBJETIVA COM A SOCIOLOGIA E O ENSINO DA DISCIPLINA SÃO EIXOS DA PRETENSÃO DESTE TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ESTÁGIO INICIAL. NOSSO OBJETIVO É DELINEAR O PERFIL DO CORPO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, POIS OS CONTEXTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (SILVA, 2010), A SOCIOLOGIA NÃO MANTEVE CONSTÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A CARACTERÍSTICA DE INCONSTÂNCIA É REFORÇADA NOS ÚLTIMOS ANOS (LEI 13.415/17), UMA VEZ QUE AO INSERI-LA COMO ESTUDOS E PRÁTICAS, “NÃO É POSSÍVEL DIZER SE A SOCIOLOGIA SERÁ MINISTRADA COMO DISCIPLINA OU SE CONTEÚDOS DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRARÃO OUTRAS DISCIPLINAS JÁ CONSAGRADAS DE MODO INTERDISCIPLINAR” (MACHALA; MATOS, 2019, P. 113). SOMA-SE A PRETERIÇÃO (DISCENTE E DOCENTE) VIVENCIADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM RELAÇÃO AOS DE BACHARELADO (PEREIRA, GUIMARÃES E SILVA, 2019). E AINDA, 85,3% A LECIONAR SOCIOLOGIA POSSUEM OUTRAS FORMAÇÕES, SEQUER COM COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA, AINDA QUE 55,9% DOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA (HABILITADOS OU NÃO) SEJAM CONCURSADOS, FRENTE A MÉDIA DE 68,1% EM GERAL. A ESCASSEZ DE CONCURSOS PÚBLICOS, CONTRATAÇÃO, TRANSFORMAÇÕES SOBRE APLICABILIDADE E OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE HORAS-AULA, SÃO FATORES A DIFICULTAR A DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. O CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 REFORÇARÁ A OFERTA EM CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA -EAD (BRASIL, 2018)? QUAIS IMPACTOS NO TRABALHO DOS/AS/ES PROFESSOR/AS/ES? PARA ALÉM DO PERFIL, DESEJAMOS ENTENDER AS QUESTÕES POSTAS NESTE PERÍODO EXCEPCIONAL, QUE ENDOSSAM OS MALES E DIFICULDADES QUE A CLASSE E A ÁREA HÁ MUITO ENFRENTAM. A PESQUISA CONTA COM UM FORMULÁRIO VIRTUAL, À POSSIBILIDADE DA JUNÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUESTÕES ABERTAS, E QUESTIONÁRIO FECHADO (GOLDENBERG, 2004), FINALIZADO NO FINAL DE 2020, COM DIVULGAÇÃO INICIADA EM FEVEREIRO DE 2021. AS INCERTEZAS E DIFICULDADES NO PERÍODO PANDÊMICO ESCANCARARAM MUITAS REALIDADES. AINDA SERÃO MÚLTIPLOS OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS, SOBRETUDO ONDE, COM OU SEM PANDEMIA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, JÁ SE FAZIAM PRESENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "CONDIÇÃO DE TRABALHO, FORMAÇÃO LICENCIATURA, EDUCADORES EM SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID888_22032021160518.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRILA GREICY"
    "autor_nome_curto" => "MIRILA CUNHA"
    "autor_email" => "mirila@edu.unirio.br"
    "autor_ies" => "UNIRIO E UFES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75628
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 888
    "titulo" => "ALGUNS DILEMAS DA LICENCIATURA E DOS/AS/ES EDUCADORES/AS EM SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "A PERGUNTA, O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA?, JÁ ERA UM TANTO QUANTO DENSA, AO QUE DEVEMOS AGORA: O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL? COMO SUSTENTAR O PROCESSO AINDA TÃO FRÁGIL DE LECIONAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, MESMO NO ENSINO SUPERIOR, E AO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO? O PERFIL, FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÃO SUBJETIVA-OBJETIVA COM A SOCIOLOGIA E O ENSINO DA DISCIPLINA SÃO EIXOS DA PRETENSÃO DESTE TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ESTÁGIO INICIAL. NOSSO OBJETIVO É DELINEAR O PERFIL DO CORPO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, POIS OS CONTEXTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (SILVA, 2010), A SOCIOLOGIA NÃO MANTEVE CONSTÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A CARACTERÍSTICA DE INCONSTÂNCIA É REFORÇADA NOS ÚLTIMOS ANOS (LEI 13.415/17), UMA VEZ QUE AO INSERI-LA COMO ESTUDOS E PRÁTICAS, “NÃO É POSSÍVEL DIZER SE A SOCIOLOGIA SERÁ MINISTRADA COMO DISCIPLINA OU SE CONTEÚDOS DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRARÃO OUTRAS DISCIPLINAS JÁ CONSAGRADAS DE MODO INTERDISCIPLINAR” (MACHALA; MATOS, 2019, P. 113). SOMA-SE A PRETERIÇÃO (DISCENTE E DOCENTE) VIVENCIADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM RELAÇÃO AOS DE BACHARELADO (PEREIRA, GUIMARÃES E SILVA, 2019). E AINDA, 85,3% A LECIONAR SOCIOLOGIA POSSUEM OUTRAS FORMAÇÕES, SEQUER COM COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA, AINDA QUE 55,9% DOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA (HABILITADOS OU NÃO) SEJAM CONCURSADOS, FRENTE A MÉDIA DE 68,1% EM GERAL. A ESCASSEZ DE CONCURSOS PÚBLICOS, CONTRATAÇÃO, TRANSFORMAÇÕES SOBRE APLICABILIDADE E OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE HORAS-AULA, SÃO FATORES A DIFICULTAR A DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. O CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 REFORÇARÁ A OFERTA EM CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA -EAD (BRASIL, 2018)? QUAIS IMPACTOS NO TRABALHO DOS/AS/ES PROFESSOR/AS/ES? PARA ALÉM DO PERFIL, DESEJAMOS ENTENDER AS QUESTÕES POSTAS NESTE PERÍODO EXCEPCIONAL, QUE ENDOSSAM OS MALES E DIFICULDADES QUE A CLASSE E A ÁREA HÁ MUITO ENFRENTAM. A PESQUISA CONTA COM UM FORMULÁRIO VIRTUAL, À POSSIBILIDADE DA JUNÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUESTÕES ABERTAS, E QUESTIONÁRIO FECHADO (GOLDENBERG, 2004), FINALIZADO NO FINAL DE 2020, COM DIVULGAÇÃO INICIADA EM FEVEREIRO DE 2021. AS INCERTEZAS E DIFICULDADES NO PERÍODO PANDÊMICO ESCANCARARAM MUITAS REALIDADES. AINDA SERÃO MÚLTIPLOS OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS, SOBRETUDO ONDE, COM OU SEM PANDEMIA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, JÁ SE FAZIAM PRESENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "CONDIÇÃO DE TRABALHO, FORMAÇÃO LICENCIATURA, EDUCADORES EM SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID888_22032021160518.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRILA GREICY"
    "autor_nome_curto" => "MIRILA CUNHA"
    "autor_email" => "mirila@edu.unirio.br"
    "autor_ies" => "UNIRIO E UFES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A PERGUNTA, O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA?, JÁ ERA UM TANTO QUANTO DENSA, AO QUE DEVEMOS AGORA: O QUE É SER PROFESSOR/A/E DE SOCIOLOGIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL? COMO SUSTENTAR O PROCESSO AINDA TÃO FRÁGIL DE LECIONAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, MESMO NO ENSINO SUPERIOR, E AO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO? O PERFIL, FORMAÇÃO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RELAÇÃO SUBJETIVA-OBJETIVA COM A SOCIOLOGIA E O ENSINO DA DISCIPLINA SÃO EIXOS DA PRETENSÃO DESTE TRABALHO QUE SE ENCONTRA EM ESTÁGIO INICIAL. NOSSO OBJETIVO É DELINEAR O PERFIL DO CORPO DOCENTE DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR, POIS OS CONTEXTOS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (SILVA, 2010), A SOCIOLOGIA NÃO MANTEVE CONSTÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A CARACTERÍSTICA DE INCONSTÂNCIA É REFORÇADA NOS ÚLTIMOS ANOS (LEI 13.415/17), UMA VEZ QUE AO INSERI-LA COMO ESTUDOS E PRÁTICAS, “NÃO É POSSÍVEL DIZER SE A SOCIOLOGIA SERÁ MINISTRADA COMO DISCIPLINA OU SE CONTEÚDOS DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRARÃO OUTRAS DISCIPLINAS JÁ CONSAGRADAS DE MODO INTERDISCIPLINAR” (MACHALA; MATOS, 2019, P. 113). SOMA-SE A PRETERIÇÃO (DISCENTE E DOCENTE) VIVENCIADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, EM RELAÇÃO AOS DE BACHARELADO (PEREIRA, GUIMARÃES E SILVA, 2019). E AINDA, 85,3% A LECIONAR SOCIOLOGIA POSSUEM OUTRAS FORMAÇÕES, SEQUER COM COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ÁREA, AINDA QUE 55,9% DOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA (HABILITADOS OU NÃO) SEJAM CONCURSADOS, FRENTE A MÉDIA DE 68,1% EM GERAL. A ESCASSEZ DE CONCURSOS PÚBLICOS, CONTRATAÇÃO, TRANSFORMAÇÕES SOBRE APLICABILIDADE E OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE HORAS-AULA, SÃO FATORES A DIFICULTAR A DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. O CONTEXTO PANDEMIA COVID-19 REFORÇARÁ A OFERTA EM CRESCIMENTO DO ENSINO À DISTÂNCIA -EAD (BRASIL, 2018)? QUAIS IMPACTOS NO TRABALHO DOS/AS/ES PROFESSOR/AS/ES? PARA ALÉM DO PERFIL, DESEJAMOS ENTENDER AS QUESTÕES POSTAS NESTE PERÍODO EXCEPCIONAL, QUE ENDOSSAM OS MALES E DIFICULDADES QUE A CLASSE E A ÁREA HÁ MUITO ENFRENTAM. A PESQUISA CONTA COM UM FORMULÁRIO VIRTUAL, À POSSIBILIDADE DA JUNÇÃO DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUESTÕES ABERTAS, E QUESTIONÁRIO FECHADO (GOLDENBERG, 2004), FINALIZADO NO FINAL DE 2020, COM DIVULGAÇÃO INICIADA EM FEVEREIRO DE 2021. AS INCERTEZAS E DIFICULDADES NO PERÍODO PANDÊMICO ESCANCARARAM MUITAS REALIDADES. AINDA SERÃO MÚLTIPLOS OS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS, SOBRETUDO ONDE, COM OU SEM PANDEMIA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA, JÁ SE FAZIAM PRESENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.