ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE
LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS
PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI
O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA
UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA
DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA
DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE
APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO
CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO
ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019
E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE
2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM
CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR
ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER
NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM
PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS
INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO
O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE
SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A
IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE
LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO
CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O
EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO
O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM
ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A
DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E
POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O
EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS
PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES
COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO
DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS
POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA
TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA
SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA
DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA.