Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

“EU NÃO NASCI PRA SER PROFESSOR”: ENTRE TEORIA E PRÁTICA, EM QUE CONSISTE A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA, SOCIOLOGIA, IDENTIDADE, TRAJETÓRIAS Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75758
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 1056
    "titulo" => """
      “EU NÃO NASCI PRA SER PROFESSOR”: ENTRE TEORIA E\r\n
      PRÁTICA, EM QUE CONSISTE A LICENCIATURA EM\r\n
      CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA?
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE\r\n
      LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS\r\n
      PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI\r\n
      O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA\r\n
      UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA\r\n
      DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA\r\n
      DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE\r\n
      APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO\r\n
      CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO\r\n
      ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019\r\n
      E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE\r\n
      2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM\r\n
      CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR\r\n
      ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER\r\n
      NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS\r\n
      NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM\r\n
      PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS\r\n
      INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO\r\n
      O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE\r\n
      SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A\r\n
      IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE\r\n
      LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO\r\n
      CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O\r\n
      EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO\r\n
      O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM\r\n
      ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A\r\n
      DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E\r\n
      POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O\r\n
      EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS\r\n
      PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES\r\n
      COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO\r\n
      DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS\r\n
      POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA\r\n
      TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA\r\n
      SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA\r\n
      DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA, SOCIOLOGIA, IDENTIDADE, TRAJETÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1056_08042021192831.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO ROCHA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO"
    "autor_email" => "fabricio_rocha@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75758
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 1056
    "titulo" => """
      “EU NÃO NASCI PRA SER PROFESSOR”: ENTRE TEORIA E\r\n
      PRÁTICA, EM QUE CONSISTE A LICENCIATURA EM\r\n
      CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFMA?
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE\r\n
      LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS\r\n
      PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE\r\n
      PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI\r\n
      O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA\r\n
      UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA\r\n
      DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA\r\n
      DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE\r\n
      APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO\r\n
      CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO\r\n
      ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019\r\n
      E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE\r\n
      2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM\r\n
      CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR\r\n
      ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER\r\n
      NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS\r\n
      NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM\r\n
      PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS\r\n
      INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO\r\n
      O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE\r\n
      SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A\r\n
      IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE\r\n
      LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO\r\n
      CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O\r\n
      EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO\r\n
      O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM\r\n
      ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A\r\n
      DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E\r\n
      POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O\r\n
      EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS\r\n
      PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES\r\n
      COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO\r\n
      DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS\r\n
      POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA\r\n
      TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA\r\n
      SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA\r\n
      DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LICENCIATURA, SOCIOLOGIA, IDENTIDADE, TRAJETÓRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1056_08042021192831.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO ROCHA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO"
    "autor_email" => "fabricio_rocha@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO RESULTADO A PRODUÇÃO DA MINHA MONOGRAFIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LICENCIADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS, ONDE AINDA ESTÁ PARCIALMENTE COMPLETA E COM RESULTADOS PRELIMINARES, MAS ENCAMINHADA O SUFICIENTE PARA INICIAR REFLEXÕES PRIMÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), PORTANTO DESENVOLVI O INTERESSE EM PESQUISAR A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS INGRESSANTES NO CURSO MENCIONADO NA UFMA. NO BRASIL, A FORMAÇÃO DOCENTE É UMA DAS QUESTÕES MAIS PROEMINENTES DIANTE DA GAMA DE PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO MEIO DESSE CENÁRIO TEMOS A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA COMO UM DOS COMPONENTES DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO. HISTORICAMENTE, TEM-SE APRESENTADO COMO NA ATUALIDADE, UMA PRECISA INCONSTÂNCIA QUANTO A ESSA OBRIGATORIEDADE NO CURRÍCULO, TENDO EM VISTA SUA INSERÇÃO COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO (LEI N.º 11.684/2008). A PRESENTE PESQUISA COMPREENDE O PERÍODO DE 2015 A 2019 E ESSA ESCOLHA DEVE-SE AO FATO DA PROXIMIDADE À MINHA PRÓPRIA ENTRADA NA GRADUAÇÃO, NO ANO DE 2016 AO PONTO DE CONSTITUIR RELAÇÕES DE “VIZINHANÇA” COM OS COLEGAS, ESTABELECENDO ASSIM UM CONTATO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS RELATIVOS À PESQUISA. A DATA LIMITE, 2019, FOI DEFINIDA POR ESTABELECER O PERÍODO MÉDIO DE QUATRO ANOS PARA CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO. POR NÃO HAVER NÚMEROS SIGNIFICATIVOS DE TRABALHOS ACERCA DA EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFMA, TIVE A PRETENSÃO DE LEVANTAR ELEMENTOS CAPAZES EM CONSEGUIR APRESENTAR UM PANORAMA DE COMBINAÇÕES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE GRADUANDOS INSPIRADOS EM TRABALHAR COMO PROFESSORES DA DISCIPLINA NO NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO O PORQUÊ. É UM RECORTE NO QUAL PRESUMO TER SERVENTIA PARA PENSARMOS A SITUAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NUM CONTEXTO MAIS AMPLO. DITO ISSO, O QUE NÃO PÔDE PASSAR DESPERCEBIDO, É A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), DISCIPLINAS DE LABORATÓRIO DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LECS) OFERTADAS PELO PRÓPRIO DEPARTAMENTO DO CURSO E DA (IN)EXISTÊNCIA DE GRUPOS DE PESQUISA RELACIONADOS À EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA FORTE IDENTIDADE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E DO VÍNCULO DE APROXIMAÇÃO COM O EXERCÍCIO DOCENTE. FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS A NÍVEL LOCAL E NACIONAL - CORRELACIONANDO O TEMPO DE CADA PESQUISA -, UNIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS DURANTE O CURSO E TAMBÉM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS AGENTES PESQUISADOS, A FIM DE RELACIONÁ-LAS COM A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GIRA EM TORNO DOS SEGUINTES TÓPICOS: EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. É UM TRABALHO QUE DE MANEIRA INDIRETA SE PREOCUPAÇÃO EM DESNATURALIZAR O EXERCÍCIO DOCENTE ENQUANTO DOM NO MESMO TEMPO EM QUE DÁ ÊNFASE NAS BARREIRAS ENFRENTADAS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. O OBJETIVO ESTÁ EM ABORDAR POTENCIAIS PROFESSORES COM O INTUITO DE CONSIDERAR SE ESTES SE IDENTIFICAM COM A DOCÊNCIA E PORQUE ESCOLHERAM O CURSO DE LICENCIATURA. ALÉM DA BUSCA EM APRESENTAR DADOS SUBSTANCIAIS, DIANTE DE GRANDES REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS - COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR -, ATRAVÉS DE ESTUDOS NESSA TEMÁTICA, HÁ POSSIBILIDADES FORTALECIMENTOS NA DEMANDA PELO MOVIMENTO EM DEFESA DA SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, A DESCRIÇÃO EXPLICATIVA DO TRABALHO DENOTA A SUA PRÓPRIA RELEVÂNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.