NESTE TRABALHO SERÁ APRESENTADO O USO DO JOGO DE CARTAS “AGÊNCIA” COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTE JOGO FOI CONCEBIDO COMO UMA FERRAMENTA PARA AUXILIAR EDUCADORES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA, EM ESPECIAL POR MEIO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA. EM 2018 O JOGO “AGÊNCIA” FOI UTILIZADO EM TRÊS TURMAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (CA-UFSC), NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO CRÍTICA E COLETIVA DO CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE, POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. AS REGRAS DO JOGO SERÃO BREVEMENTE APRESENTADAS, COM VISTAS A SITUAR LEITORES QUANTO AO SEU FUNCIONAMENTO. TAMBÉM SERÁ FEITA UMA DISCUSSÃO, DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA ACERCA DO DEBATE ENTRE AGÊNCIA E ESTRUTURA. POR FIM, APRESENTAREMOS UM RELATO DA UTILIZAÇÃO DESTE JOGO JUNTO ÀS TURMAS CITADAS E SEUS RESULTADOS, CONSIDERANDO O QUANTO FOI POSSÍVEL ENVOLVER ESTUDANTES NAS DISCUSSÕES CONCEITUAIS E TRABALHÁ-LAS DE MANEIRA QUALIFICADA.