Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇO VIRTUAL

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A CHEGADA DA PANDEMIA NO BRASIL, EM FEVEREIRO DE 2020, ALTEROU PROFUNDAMENTE A VIDA EM SOCIEDADE. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, INSTITUIÇÃO CONCEBIDA COMO ESPAÇO FUNDAMENTAL DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS, VIU-SE, FRENTE ÀS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTAS PELO ESPRAIAMENTO DO CONTÁGIO, DIANTE DA NECESSIDADE DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM SEU FUNCIONAMENTO REGULAR. EM POUCO TEMPO, AS RELAÇÕES ENSEJADAS PELO CONVÍVIO ESCOLAR DIÁRIO, ENTRE ELAS O MOMENTO DA AULA, CIRCUNSCREVERAM-SE ÀS POSSIBILIDADES PROPORCIONADAS PELOS ESPAÇOS VIRTUAIS. E É NESSE CONTEXTO, DE SUSPENSÃO DAS VIVÊNCIAS ESCOLARES PRESENCIAIS, QUE SE TEM DESENVOLVIDO A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBJETO DESTE PAINEL. O OBJETIVO PRINCIPAL É O DE RELATAR E PROBLEMATIZAR A EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE NAS AULAS VIRTUAIS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO APLICAÇÃO. BUSCA-SE, DE FORMA ESPECÍFICA, REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA VIVÊNCIA ESCOLAR E DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DO USO DE AMBIENTES VIRTUAIS. PRETENDE-SE, DESSA FORMA, UMA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA E A ATIVIDADE DOCENTE. O PONTO DE PARTIDA É O DA OBSERVAÇÃO, APLICADA ÀS AULAS EM AMBIENTES VIRTUAIS EM QUESTÃO. A PARTIR DELA, BUSCOU-SE EXTRAPOLAR ESSES LIMITES NA BUSCA PELA PROBLEMATIZAÇÃO, EM DIÁLOGO COM BIBLIOGRAFIA PERTINENTE, TANTO SOBRE AS FUNÇÕES E SENTIDOS DA ESCOLA COMO SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITES QUE A SUSPENSÃO DAS RELAÇÕES PRESENCIAIS PROPORCIONA À EXPERIÊNCIA DOCENTE-DISCENTE E À INTERAÇÃO PROFESSOR-ESTUDANTE, SEM PERDER DE VISTA AS SINGULARIDADES REGIONAIS DESSA EXPERIÊNCIA. AS REFLEXÕES FORAM REALIZADAS EM DIÁLOGO COM PRODUÇÕES TEÓRICAS QUE COMPREENDEM A ESCOLA COMO UM ESPAÇO QUE, AINDA QUE REPLETO DE CONFLITOS E CONTRADIÇÕES, DEVE SER PENSADO EM SUAS DIMENSÕES PÚBLICAS, VOLTADO AO COMUM, COMO LOCUS POTENCIALMENTE HUMANIZADOR. PENSAR A EDUCAÇÃO E A ESCOLA NESSES TERMOS REMETEU-NOS À REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS POSTOS PARA A EDUCAÇÃO E EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO NÃO SOMENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, DOS AMBIENTES VIRTUAIS, MAS NO LONGO PRAZO. COMO PARTE DOS RESULTADOS DA PESQUISA CONSTATOU-SE QUE, APESAR DE SER PERCEPTÍVEL A IMPORTÂNCIA DO USO, AINDA QUE COM LIMITAÇÕES, DE METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE, DADO O CONTEXTO PANDÊMICO, VALEM-SE FUNDAMENTALMENTE DE ATIVIDADES REMOTAS, HÁ QUE SE CONSIDERAR UM CONJUNTO DE LIMITAÇÕES INERENTES AO CHAMADO ENSINO REMOTO. DO PONTO DE VISTA IMEDIATO, CHAMA A ATENÇÃO AS DIFICULDADES RELATIVAS ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS, QUE IMPLICAM EM POSSIBILIDADES DISTINTAS DE ACESSO, O QUE NÃO ENVOLVE SOMENTE ACESSO TECNOLÓGICO, O QUE ASSUME CARACTERÍSTICAS PARTICULARES NO ESTADO DO ACRE. ALÉM DISSO, EM PERSPECTIVA MAIS ABRANGENTE, DESTACA-SE A IMPOSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO E DAS RELAÇÕES NELA IMPLICADAS ÀS FORMAS E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROPORCIONADAS PELO ENSINO REMOTO. DESSA FORMA, NÃO SE TRATA APENAS DE PROBLEMATIZAR-SE SOBRE OS LIMITES DO ENSINO REMOTO, MAS DE TRAZER PARA A REFLEXÃO O LUGAR E SENTIDO DA EDUCAÇÃO NO COMPLEXO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL.

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