A PRESENTE COMUNICAÇÃO TRATA-SE DE DESDOBRAMENTO DE PESQUISA EM ANDAMENTO NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL – PROFSOCIO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – UNIVASF. O OBJETIVO PRINCIPAL ERA COMPREENDER COMO O “PROBLEMA DAS DROGAS” PODERIA CONTRIBUIR PARA A ABORDAGEM DE CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO. DE ORIENTAÇÃO QUALITATIVA, A PESQUISA TEM APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO EM ESTUDOS QUE RESSALTAM A COMPLEXIDADE DO FENÔMENO DO CONSUMO DE DROGAS, DESTACANDO SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIOANTROPOLÓGICOS, BEM COMO, TEM A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO PERSPECTIVA ANALÍTICA. NUM PRIMEIRO MOMENTO, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI O ESCRUTÍNIO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) 2018. PRETENDEU-SE VERIFICAR SE O PROBLEMA DAS DROGAS APARECE NO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA; CARACTERIZAR COMO ESSA QUESTÃO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS É APRESENTADA E DISCUTIDA PELAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS ANALISADOS PARA, A PARTIR DESSAS CONSTATAÇÕES, PROPOR A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO DE TAL FENÔMENO COMO TEMÁTICA CENTRAL PARA A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. COMO PRODUTO FINAL, PRETENDE-SE ELABORAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ) SOBRE O TEMA REFERIDO, QUE DEVERÁ SER TESTADA COMO MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO PARA A MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.