OS DEBATES SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM EVIDENCIADO QUE AINDA FALTA UM CONSENSO SOBRE QUAIS CONHECIMENTOS DEVEM FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA DISCIPLINA E TEM CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM SEIS PROFESSORES (COM DIFERENTES FORMAÇÕES) DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL E BUSCOU COMPREENDER A PARTIR DE QUE REFERENCIAIS OS PROFESSORES PLANEJAM AS SUAS AULAS. É NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA QUE ESSAS DECISÕES NÃO SÃO TOMADAS NO VAZIO. A ANÁLISE RELACIONAL, PERSPECTIVA ADOTADA NESTE TRABALHO NOS PROVOCA A OLHAR ESSES SUJEITOS NÃO COMO ABSTRAÇÕES, MAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEXTOS MICRO E MACRO SOCIAL E O CURRÍCULO TAMBÉM PRECISA SER VISTO SOBRE ESTA ÓTICA, E NÃO COMO UM ELEMENTO NEUTRO NA TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS. ASSIM O PROFESSOR É VISTO COMO UM MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO DISCIPLINAR E O CURRÍCULO. OU SEJA, UM PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO OCORRE NO MOMENTO QUE O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO É DESLOCADO DO SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO PARA OUTROS CONTEXTOS. NA PRESENTE PESQUISA, BUSCOU-SE COMPREENDER AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. ALÉM DISSO, TAMBÉM HÁ OUTROS ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NESSAS DECISÕES: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, A FORMAÇÃO, E O FÁCIL ACESSO AO LIVRO DIDÁTICO. EVIDENCIANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DE APROFUNDARMOS OS ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES PARA PENSARMOS O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.