Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

“O QUE FAZER NA SEGUNDA-FEIRA?”: A CENTRALIDADE DO PROFESSOR NA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, PROFESSORES, RECONTEXTUALIZAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 12: O currículo da sociologia na educação básica
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

OS DEBATES SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS TÊM EVIDENCIADO QUE AINDA FALTA UM CONSENSO SOBRE QUAIS CONHECIMENTOS DEVEM FAZER PARTE DO CURRÍCULO DA DISCIPLINA E TEM CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM SEIS PROFESSORES (COM DIFERENTES FORMAÇÕES) DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL E BUSCOU COMPREENDER A PARTIR DE QUE REFERENCIAIS OS PROFESSORES PLANEJAM AS SUAS AULAS. É NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA QUE ESSAS DECISÕES NÃO SÃO TOMADAS NO VAZIO. A ANÁLISE RELACIONAL, PERSPECTIVA ADOTADA NESTE TRABALHO NOS PROVOCA A OLHAR ESSES SUJEITOS NÃO COMO ABSTRAÇÕES, MAS A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEXTOS MICRO E MACRO SOCIAL E O CURRÍCULO TAMBÉM PRECISA SER VISTO SOBRE ESTA ÓTICA, E NÃO COMO UM ELEMENTO NEUTRO NA TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS. ASSIM O PROFESSOR É VISTO COMO UM MEDIADOR ENTRE O CONHECIMENTO DISCIPLINAR E O CURRÍCULO. OU SEJA, UM PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO OCORRE NO MOMENTO QUE O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO É DESLOCADO DO SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO PARA OUTROS CONTEXTOS. NA PRESENTE PESQUISA, BUSCOU-SE COMPREENDER AS DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. ALÉM DISSO, TAMBÉM HÁ OUTROS ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM NESSAS DECISÕES: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, A FORMAÇÃO, E O FÁCIL ACESSO AO LIVRO DIDÁTICO. EVIDENCIANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DE APROFUNDARMOS OS ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES PARA PENSARMOS O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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