Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA NO MUNDO DIGITAL FRENTE AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO CORANA VÍRUS

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, REDES SOCIAIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DIDÁTICA, Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75589
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 34
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA NO MUNDO DIGITAL FRENTE AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO CORANA VÍRUS"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VISA LANÇAR UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA INTERAGIR EM SALA DE AULA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA E O USO DOS MEIO DIGITAIS, DIANTE DE CENÁRIO ATUAL E DO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS, NÃO TEM COMO O EDUCADOR FICAR DE FORA, CONHEÇO MUITOS PROFESSORES, QUE SÃO CONTRA O USO DE TAIS FERRAMENTAS, SIM, CONSIDERO COMO FERRAMENTAS, TAIS COMO O GIZ, QUADRO NEGRO, UMA VEZ QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO E NO APRENDIZADO. VISLUMBRANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADOTADA NAS ESCOLAS, ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS, É INSUFICIENTE EM TERMOS DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES PARA TRABALHAR COM ALUNOS NO QUE SE RELACIONA COM MEIOS TECNOLÓGICOS NO DESEMPENHO DA AÇÃO DOCENTE. EXIGINDO MUITO APERFEIÇOAMENTO POR PARTE DOS DOCENTES, EM SE CAPACITAR PARA O USO DE TAIS FERRAMENTAS DIGITAIS. DESSA MANEIRA NOS DIAS DE HOJE COM A BUSCA POR ALTERNATIVAS COM A PANDEMIA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL, SE BUSCA UMA INTEGRAÇÃO ESCOLA SOCIEDADE, E A VALORIZAÇÃO, DO USO DOS TICS, NA SALA DE AULA, BEM COMO PARA DINAMIZAR OS TRABALHOS E O GRANDE POTENCIAL DOS MEIOS DE INFORMÁTICA. SENDO QUE O TEMPO QUE SE DISPÕE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E CURTO, FRENTE AS OUTRAS DISCIPLINAS CURRICULAR, OS MEIOS DIGITAIS SÃO DE GRANDE VALIA. ADEMAIS A TECNOLOGIA É O MEIO MAIS ADEQUADO PARA SE COMUNICAR COM OS ALUNOS EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL, AINDA PODENDO CRIAR GRUPOS DE ESTUDOS VIA WHATSAPP, AULAS VIRTUAIS, GRUPOS DE PESQUISA VIA WEB DENTRE OUTROS, POR MAIS QUE NAS COMUNIDADES MAIS DISTANTES TENHA DIFICULDADE COM ACESSO Á INTERNET. CONSIDERANDO QUE QUANTO A JOVIALIDADE, TEM HAVER COM OS APARATOS TECNOLÓGICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS IMERSOS NA VIDA DO JOVEM, POR SER DE CERTA FORMA NATIVOS DIGITAIS, SEU USO É MAIS FREQUENTE, QUER SEJA, A TECNOLOGIA DIGITAL PARA O ENTRETENIMENTO, AO OUVIR MÚSICA E ACESSAR REDES SOCIAIS, FAZER DOWNLOADS E ASSISTIR A FILMES E SÉRIES, JOGOS; PARA OS ESTUDOS, AO REALIZAR PESQUISAS POR MEIO DA WEB, TROCAR E-MAILS OU RESPONDER ATIVIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, DEVENDO O EDUCADOR PENSAR NESSES CONCEITOS , NA HORA DE PLANEJAR SUA AULA, ABANDONAR, AS FORMAS ANTIGAS E MONÓTONAS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO. QUE OS EDUCADORES NÃO DEVEM DEIXAR DE LADO, EM SEU PLANEJAMENTO DE AULA, BUSCAR CONHECER NOVAS FORMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLOGIAS E A FORMA DE TRANSMITIR CONHECIMENTO, OU SEJA, PENSAR FORA DA CAIXA, PARA TORNAR AULA, ATRATIVA AO ALUNO, DINÂMICA E INTERESSANTE, DO QUAL ELE JAMAIS IRÁ ESQUECER, NA VERDADE PENSO SER UM ENCANTAMENTO DIÁRIO, O QUAL O EDUCADOR BUSCA SE SUPERAR A CADA AULA, COM INVENTIVIDADE E CRIATIVIDADE, AO TRANSFERIR SEUS CONHECIMENTOS E FORMAR UMA VIA DE MÃO DUPLA, EM QUE ELE ENSINA E APREENDE, SIMULTANEAMENTE. ESSA REFLEXÃO, VAI ABORDAR SOBRE O PRISMA DAS ESCOLAS EM QUE CONTAM COM PROFESSORES QUE ACREDITAM NO USO DE MEIOS DIGITAIS PARA O ENSINO, SUAS DIFICULDADES, E ANGUSTIAS DO PONTO DE VISTA DO DOCENTE. O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM MÉTODO DEDUTIVO- ANALÍTICO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, REDES SOCIAIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DIDÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID34_21032021005637.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciusdsp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75589
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 34
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA NO MUNDO DIGITAL FRENTE AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO CORANA VÍRUS"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO VISA LANÇAR UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA INTERAGIR EM SALA DE AULA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA E O USO DOS MEIO DIGITAIS, DIANTE DE CENÁRIO ATUAL E DO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS, NÃO TEM COMO O EDUCADOR FICAR DE FORA, CONHEÇO MUITOS PROFESSORES, QUE SÃO CONTRA O USO DE TAIS FERRAMENTAS, SIM, CONSIDERO COMO FERRAMENTAS, TAIS COMO O GIZ, QUADRO NEGRO, UMA VEZ QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO E NO APRENDIZADO. VISLUMBRANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADOTADA NAS ESCOLAS, ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS, É INSUFICIENTE EM TERMOS DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES PARA TRABALHAR COM ALUNOS NO QUE SE RELACIONA COM MEIOS TECNOLÓGICOS NO DESEMPENHO DA AÇÃO DOCENTE. EXIGINDO MUITO APERFEIÇOAMENTO POR PARTE DOS DOCENTES, EM SE CAPACITAR PARA O USO DE TAIS FERRAMENTAS DIGITAIS. DESSA MANEIRA NOS DIAS DE HOJE COM A BUSCA POR ALTERNATIVAS COM A PANDEMIA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL, SE BUSCA UMA INTEGRAÇÃO ESCOLA SOCIEDADE, E A VALORIZAÇÃO, DO USO DOS TICS, NA SALA DE AULA, BEM COMO PARA DINAMIZAR OS TRABALHOS E O GRANDE POTENCIAL DOS MEIOS DE INFORMÁTICA. SENDO QUE O TEMPO QUE SE DISPÕE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E CURTO, FRENTE AS OUTRAS DISCIPLINAS CURRICULAR, OS MEIOS DIGITAIS SÃO DE GRANDE VALIA. ADEMAIS A TECNOLOGIA É O MEIO MAIS ADEQUADO PARA SE COMUNICAR COM OS ALUNOS EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL, AINDA PODENDO CRIAR GRUPOS DE ESTUDOS VIA WHATSAPP, AULAS VIRTUAIS, GRUPOS DE PESQUISA VIA WEB DENTRE OUTROS, POR MAIS QUE NAS COMUNIDADES MAIS DISTANTES TENHA DIFICULDADE COM ACESSO Á INTERNET. CONSIDERANDO QUE QUANTO A JOVIALIDADE, TEM HAVER COM OS APARATOS TECNOLÓGICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS IMERSOS NA VIDA DO JOVEM, POR SER DE CERTA FORMA NATIVOS DIGITAIS, SEU USO É MAIS FREQUENTE, QUER SEJA, A TECNOLOGIA DIGITAL PARA O ENTRETENIMENTO, AO OUVIR MÚSICA E ACESSAR REDES SOCIAIS, FAZER DOWNLOADS E ASSISTIR A FILMES E SÉRIES, JOGOS; PARA OS ESTUDOS, AO REALIZAR PESQUISAS POR MEIO DA WEB, TROCAR E-MAILS OU RESPONDER ATIVIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, DEVENDO O EDUCADOR PENSAR NESSES CONCEITOS , NA HORA DE PLANEJAR SUA AULA, ABANDONAR, AS FORMAS ANTIGAS E MONÓTONAS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO. QUE OS EDUCADORES NÃO DEVEM DEIXAR DE LADO, EM SEU PLANEJAMENTO DE AULA, BUSCAR CONHECER NOVAS FORMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLOGIAS E A FORMA DE TRANSMITIR CONHECIMENTO, OU SEJA, PENSAR FORA DA CAIXA, PARA TORNAR AULA, ATRATIVA AO ALUNO, DINÂMICA E INTERESSANTE, DO QUAL ELE JAMAIS IRÁ ESQUECER, NA VERDADE PENSO SER UM ENCANTAMENTO DIÁRIO, O QUAL O EDUCADOR BUSCA SE SUPERAR A CADA AULA, COM INVENTIVIDADE E CRIATIVIDADE, AO TRANSFERIR SEUS CONHECIMENTOS E FORMAR UMA VIA DE MÃO DUPLA, EM QUE ELE ENSINA E APREENDE, SIMULTANEAMENTE. ESSA REFLEXÃO, VAI ABORDAR SOBRE O PRISMA DAS ESCOLAS EM QUE CONTAM COM PROFESSORES QUE ACREDITAM NO USO DE MEIOS DIGITAIS PARA O ENSINO, SUAS DIFICULDADES, E ANGUSTIAS DO PONTO DE VISTA DO DOCENTE. O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM MÉTODO DEDUTIVO- ANALÍTICO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, REDES SOCIAIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DIDÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID34_21032021005637.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS"
    "autor_email" => "viniciusdsp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE ESTUDO VISA LANÇAR UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA INTERAGIR EM SALA DE AULA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA E O USO DOS MEIO DIGITAIS, DIANTE DE CENÁRIO ATUAL E DO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS, NÃO TEM COMO O EDUCADOR FICAR DE FORA, CONHEÇO MUITOS PROFESSORES, QUE SÃO CONTRA O USO DE TAIS FERRAMENTAS, SIM, CONSIDERO COMO FERRAMENTAS, TAIS COMO O GIZ, QUADRO NEGRO, UMA VEZ QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO E NO APRENDIZADO. VISLUMBRANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA ADOTADA NAS ESCOLAS, ATUALMENTE PERCEBE-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS SÉRIES INICIAIS, É INSUFICIENTE EM TERMOS DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES PARA TRABALHAR COM ALUNOS NO QUE SE RELACIONA COM MEIOS TECNOLÓGICOS NO DESEMPENHO DA AÇÃO DOCENTE. EXIGINDO MUITO APERFEIÇOAMENTO POR PARTE DOS DOCENTES, EM SE CAPACITAR PARA O USO DE TAIS FERRAMENTAS DIGITAIS. DESSA MANEIRA NOS DIAS DE HOJE COM A BUSCA POR ALTERNATIVAS COM A PANDEMIA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL, SE BUSCA UMA INTEGRAÇÃO ESCOLA SOCIEDADE, E A VALORIZAÇÃO, DO USO DOS TICS, NA SALA DE AULA, BEM COMO PARA DINAMIZAR OS TRABALHOS E O GRANDE POTENCIAL DOS MEIOS DE INFORMÁTICA. SENDO QUE O TEMPO QUE SE DISPÕE PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA E CURTO, FRENTE AS OUTRAS DISCIPLINAS CURRICULAR, OS MEIOS DIGITAIS SÃO DE GRANDE VALIA. ADEMAIS A TECNOLOGIA É O MEIO MAIS ADEQUADO PARA SE COMUNICAR COM OS ALUNOS EM MEIO AO ISOLAMENTO SOCIAL, AINDA PODENDO CRIAR GRUPOS DE ESTUDOS VIA WHATSAPP, AULAS VIRTUAIS, GRUPOS DE PESQUISA VIA WEB DENTRE OUTROS, POR MAIS QUE NAS COMUNIDADES MAIS DISTANTES TENHA DIFICULDADE COM ACESSO Á INTERNET. CONSIDERANDO QUE QUANTO A JOVIALIDADE, TEM HAVER COM OS APARATOS TECNOLÓGICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS IMERSOS NA VIDA DO JOVEM, POR SER DE CERTA FORMA NATIVOS DIGITAIS, SEU USO É MAIS FREQUENTE, QUER SEJA, A TECNOLOGIA DIGITAL PARA O ENTRETENIMENTO, AO OUVIR MÚSICA E ACESSAR REDES SOCIAIS, FAZER DOWNLOADS E ASSISTIR A FILMES E SÉRIES, JOGOS; PARA OS ESTUDOS, AO REALIZAR PESQUISAS POR MEIO DA WEB, TROCAR E-MAILS OU RESPONDER ATIVIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, DEVENDO O EDUCADOR PENSAR NESSES CONCEITOS , NA HORA DE PLANEJAR SUA AULA, ABANDONAR, AS FORMAS ANTIGAS E MONÓTONAS DE TRANSMITIR CONHECIMENTO. QUE OS EDUCADORES NÃO DEVEM DEIXAR DE LADO, EM SEU PLANEJAMENTO DE AULA, BUSCAR CONHECER NOVAS FORMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLOGIAS E A FORMA DE TRANSMITIR CONHECIMENTO, OU SEJA, PENSAR FORA DA CAIXA, PARA TORNAR AULA, ATRATIVA AO ALUNO, DINÂMICA E INTERESSANTE, DO QUAL ELE JAMAIS IRÁ ESQUECER, NA VERDADE PENSO SER UM ENCANTAMENTO DIÁRIO, O QUAL O EDUCADOR BUSCA SE SUPERAR A CADA AULA, COM INVENTIVIDADE E CRIATIVIDADE, AO TRANSFERIR SEUS CONHECIMENTOS E FORMAR UMA VIA DE MÃO DUPLA, EM QUE ELE ENSINA E APREENDE, SIMULTANEAMENTE. ESSA REFLEXÃO, VAI ABORDAR SOBRE O PRISMA DAS ESCOLAS EM QUE CONTAM COM PROFESSORES QUE ACREDITAM NO USO DE MEIOS DIGITAIS PARA O ENSINO, SUAS DIFICULDADES, E ANGUSTIAS DO PONTO DE VISTA DO DOCENTE. O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM MÉTODO DEDUTIVO- ANALÍTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.