O REFERIDO PROJETO PRETENDE DISCUTIR COMO O ENSINO DE SOCIOLOGIA, ATRAVÉS DE SUAS FERRAMENTAS (TEORIAS, CONCEITOS, MÉTODOS), PODE CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO HISTÓRICO, POLÍTICO E SOCIAL DAS QUESTÕES ÉTNICO- RACIAIS DO PAÍS. O OBJETIVO É QUE ATRAVÉS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM OS ALUNOS POSSAM SE APROXIMAR DOS CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS E A PARTIR DISSO ESTIMULAR O PENSAMENTO CRÍTICO E ANALÍTICO QUE OS AJUDE A COMPREENDER OS MAIS DIVERSOS PROBLEMAS SOCIAIS DO PAÍS, DENTRE ELES O RACISMO. A ESCOLHA DA TEMÁTICA DEVE-SE A PARTIR DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO ANO DE 2019, NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO DE ABREU NA CIDADE DE BARAÚNA/RN, DURANTE O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO, FORAM REALIZADAS AULAS TEMÁTICAS COM ASSUNTOS RELACIONADAS À DESIGUALDADE RACIAL. A PARTIR DA REALIZAÇÃO DESTAS AULAS INICIOU-SE A REFLEXÃO DE COMO O ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA O DEBATE E CONSCIENTIZAÇÃO DAS QUESTÕES ÉTNICAS- RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR TANTO, ESTE TRABALHO BUSCA FAZER UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A APLICABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E HISTÓRIA DA CULTURA AFRO- BRASILEIRA E COMO ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE SER UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA COMBATER AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO RACIAL E AJUDAR NA CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTÃO DA ESCOLA SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS.