O PRESENTE TRABALHO PROCURA ABORDAR HISTORICAMENTE O POSICIONAMENTO DO SOCIÓLOGO FLORESTAN FERNANDES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENTÃO CHAMADO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL, O QUE HOJE CORRESPONDE AO ENSINO MÉDIO. A FUNDAMENTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM O MOMENTO PELO QUAL O PAÍS PASSAVA SERÃO A BASE PARA UMA TENTATIVA DE ATUALIZAÇÃO DO EXPOSTO PELO AUTOR, PROCURANDO RESPONDER OS SEIS QUESTIONAMENTOS QUE O MESMO LEVANTA AO FINAL DA EXPOSIÇÃO. A PARTIR DA ANÁLISE APRESENTADA NO TEXTO O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA, DATADO DE 1954, PRETENDE-SE ABRIR UM DIÁLOGO SOBRE A ATUALIDADE DOS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS EM SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA. OS ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DO CAMPO DE CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APARECEM NO DEBATE HISTORICAMENTE ACUMULADO COMO DESAFIOS NA DEFESA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. FLORESTAN FERNANDES AO ABORDAR TAIS ASPECTOS DENTRO DE UM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PELA QUAL O PAÍS PASSAVA, A PARTIR DE UM INTENSO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E ACÚMULO DE DESIGUALDADES SOCIAIS, NOS CHAMA ATENÇÃO PARA O DEBATE SOBRE O REAL PAPEL QUE UMA FORMAÇÃO SOCIOLÓGICA DEVA CUMPRIR NESSA ETAPA INTERMEDIÁRIA DA EDUCAÇÃO A QUAL O ENSINO SECUNDÁRIO – OU ENSINO MÉDIO – CORRESPONDE.