Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ENSINO MÉDIO E AULAS DE SOCIOLOGIA EM CUIABÁ EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: COVID-19, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75585
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 771
    "titulo" => "ENSINO MÉDIO E AULAS DE SOCIOLOGIA EM CUIABÁ EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O TRABALHO VISA INVESTIGAR COMO A APRENDIZAGEM TEM SIDO VIVENCIADA POR ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CUIABÁ (MT) A PARTIR DO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19, VISANDO COMPREENDER AS TÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES/AS DIANTE DESTE CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA MUNDIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES/AS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E COVID-19; REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS ONLINE A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS VIA GOOGLE MEET E GOOGLE FORMS. CONSIDERANDO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E SUA EXPRESSIVA DISSEMINAÇÃO E LETALIDADE, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SUSPENDER AS ATIVIDADES PRESENCIAIS E SUBSTITUIR POR AULAS REMOTAS, RECORRENDO-SE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). OS RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA APONTAM QUE ALÉM DA ACENTUAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE OS/AS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E O DISCURSO NEGACIONISTA DIANTE DA GRAVIDADE E A FALTA DE TRATAMENTO EFICIENTE COMPROVADO CIENTIFICAMENTE PARA A DOENÇA; TAMBÉM SE CONSTATOU NESTE ESTUDO A VIVÊNCIA DESTE CENÁRIO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROMOVIDAS PELO USO DAS TICS, ANALISANDO QUE OS/AS PROFESSORES/AS E OS/AS ALUNOS/AS TIVERAM QUE CRIAR NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO, LOGO O ACESSO E O SABER USAR AS TICS APRESENTA-SE COMO INDISPENSÁVEL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID771_20032021184139.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA MARIA BITENCOURT"
    "autor_nome_curto" => "BITENCOURT"
    "autor_email" => "silvanasocipufmt@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75585
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 771
    "titulo" => "ENSINO MÉDIO E AULAS DE SOCIOLOGIA EM CUIABÁ EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O TRABALHO VISA INVESTIGAR COMO A APRENDIZAGEM TEM SIDO VIVENCIADA POR ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CUIABÁ (MT) A PARTIR DO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19, VISANDO COMPREENDER AS TÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES/AS DIANTE DESTE CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA MUNDIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES/AS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E COVID-19; REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS ONLINE A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS VIA GOOGLE MEET E GOOGLE FORMS. CONSIDERANDO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E SUA EXPRESSIVA DISSEMINAÇÃO E LETALIDADE, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SUSPENDER AS ATIVIDADES PRESENCIAIS E SUBSTITUIR POR AULAS REMOTAS, RECORRENDO-SE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). OS RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA APONTAM QUE ALÉM DA ACENTUAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE OS/AS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E O DISCURSO NEGACIONISTA DIANTE DA GRAVIDADE E A FALTA DE TRATAMENTO EFICIENTE COMPROVADO CIENTIFICAMENTE PARA A DOENÇA; TAMBÉM SE CONSTATOU NESTE ESTUDO A VIVÊNCIA DESTE CENÁRIO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROMOVIDAS PELO USO DAS TICS, ANALISANDO QUE OS/AS PROFESSORES/AS E OS/AS ALUNOS/AS TIVERAM QUE CRIAR NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO, LOGO O ACESSO E O SABER USAR AS TICS APRESENTA-SE COMO INDISPENSÁVEL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: A docência de Ciências Sociais/Sociologia no mundo digital: as metodologias de ensino em Ciências Sociais na educação básica"
    "palavra_chave" => "COVID-19, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA102_ID771_20032021184139.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA MARIA BITENCOURT"
    "autor_nome_curto" => "BITENCOURT"
    "autor_email" => "silvanasocipufmt@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O TRABALHO VISA INVESTIGAR COMO A APRENDIZAGEM TEM SIDO VIVENCIADA POR ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CUIABÁ (MT) A PARTIR DO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19, VISANDO COMPREENDER AS TÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES/AS DIANTE DESTE CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA MUNDIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES/AS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE EDUCAÇÃO E COVID-19; REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS ONLINE A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS VIA GOOGLE MEET E GOOGLE FORMS. CONSIDERANDO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E SUA EXPRESSIVA DISSEMINAÇÃO E LETALIDADE, AS ESCOLAS TIVERAM QUE SUSPENDER AS ATIVIDADES PRESENCIAIS E SUBSTITUIR POR AULAS REMOTAS, RECORRENDO-SE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). OS RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA APONTAM QUE ALÉM DA ACENTUAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE OS/AS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E O DISCURSO NEGACIONISTA DIANTE DA GRAVIDADE E A FALTA DE TRATAMENTO EFICIENTE COMPROVADO CIENTIFICAMENTE PARA A DOENÇA; TAMBÉM SE CONSTATOU NESTE ESTUDO A VIVÊNCIA DESTE CENÁRIO NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM PROMOVIDAS PELO USO DAS TICS, ANALISANDO QUE OS/AS PROFESSORES/AS E OS/AS ALUNOS/AS TIVERAM QUE CRIAR NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO, LOGO O ACESSO E O SABER USAR AS TICS APRESENTA-SE COMO INDISPENSÁVEL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.