Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE AS DISTINÇÕES E HIERARQUIAS ENTRE OS JOVENS

Palavra-chaves: SOCIABILIDADES., JUVENTUDES., ESCOLA., , Comunicação Oral (CO) GT 03: Culturas juvenis na escola
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE ENTRE OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO INTERIOR DO CEARÁ, TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A PERCEPÇÃO DE QUE A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS APRENDENTES É MARCADA POR HIERARQUIAS E DISTINÇÕES QUE VARIAM CONFORME O CURSO TÉCNICO A QUE PERTENCEM. O ESTUDO DA SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NESSA ESCOLA É FRUTO DO ACOMPANHAMENTO DESSAS RELAÇÕES TECIDAS NO COTIDIANO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PESQUISADORA QUE TRABALHA COMO PROFESSORA DE SOCIOLOGIA NA INSTITUIÇÃO DESDE O ANO DE 2018. FORAM EMPREGADAS TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA, COM USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OBSERVAÇÃO FLUTUANTE, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. AS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AUTORES COMO: PAIS (1990), BOURDIEU (1983), SPOSITO E CARRANO (2003), NORBERT ELIAS (2000), GEORG SIMMEL (1983) E MICHEL FOUCAULT (2004). ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, O ESTUDO MOSTROU QUE AS HIERARQUIAS E DISTINÇÕES SÃO MARCADAS POR CONFLITOS, ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NA RELAÇÃO ENTRE OS PARES, NA CONSTRUÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS, NA AUTOESTIMA DOS JOVENS E NO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS ESTUDANTES SE SENTEM PRIVILEGIADOS PELA ESTRUTURA FÍSICA E PELO ENSINO OFERTADO PELA ESCOLA PROFISSIONAL E DELINEIAM SEUS PROJETOS DE VIDA PARA ALCANÇAR A UNIVERSIDADE A PARTIR DA SUA FORMAÇÃO NESSE TIPO DE INSTITUIÇÃO.

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