ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS RELAÇÕES DE SOCIABILIDADE ENTRE OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO INTERIOR DO CEARÁ, TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A PERCEPÇÃO DE QUE A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS SUJEITOS APRENDENTES É MARCADA POR HIERARQUIAS E DISTINÇÕES QUE VARIAM CONFORME O CURSO TÉCNICO A QUE PERTENCEM. O ESTUDO DA SOCIABILIDADE ESTUDANTIL NESSA ESCOLA É FRUTO DO ACOMPANHAMENTO DESSAS RELAÇÕES TECIDAS NO COTIDIANO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PESQUISADORA QUE TRABALHA COMO PROFESSORA DE SOCIOLOGIA NA INSTITUIÇÃO DESDE O ANO DE 2018. FORAM EMPREGADAS TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA, COM USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OBSERVAÇÃO FLUTUANTE, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO. AS OBSERVAÇÕES DO CAMPO DE PESQUISA FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AUTORES COMO: PAIS (1990), BOURDIEU (1983), SPOSITO E CARRANO (2003), NORBERT ELIAS (2000), GEORG SIMMEL (1983) E MICHEL FOUCAULT (2004). ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS, O ESTUDO MOSTROU QUE AS HIERARQUIAS E DISTINÇÕES SÃO MARCADAS POR CONFLITOS, ESTIGMAS E ESTEREÓTIPOS QUE INTERFEREM NEGATIVAMENTE NA RELAÇÃO ENTRE OS PARES, NA CONSTRUÇÃO DE LAÇOS AFETIVOS, NA AUTOESTIMA DOS JOVENS E NO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS ESTUDANTES SE SENTEM PRIVILEGIADOS PELA ESTRUTURA FÍSICA E PELO ENSINO OFERTADO PELA ESCOLA PROFISSIONAL E DELINEIAM SEUS PROJETOS DE VIDA PARA ALCANÇAR A UNIVERSIDADE A PARTIR DA SUA FORMAÇÃO NESSE TIPO DE INSTITUIÇÃO.