HÁ MAIS DE UMA DÉCADA, A FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA ESTÃO INSERIDAS NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS/UNB), EM 2006 E NO VESTIBULAR, EM 2009. DE INÍCIO, NESTE TRABALHO, BUSCA-SE RECONSTITUIR AQUELE PROCESSO DE INSERÇÃO. TRATA-SE DE UM RELATO DE CARÁTER MAIS DESCRITIVO, FUNDAMENTADO EM DOCUMENTOS DO PERÍODO DE 2003/2009. PORÉM, ASSINALA-SE QUE O REFERIDO PROCESSO SE DESENVOLVEU SOB CERTAS CONDIÇÕES QUE ENSEJAM UMA ANÁLISE TEÓRICA. COM BASE NA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA, É POSSÍVEL ANALISAR AQUELAS CONDIÇÕES A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO MAIS AMPLA SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSA LINHA , UMA INVESTIGAÇÃO ALMEJARÁ DE UM LADO, VERIFICAR AS CONDIÇÕES COGNITIVAS OU INTERNAS AO PRÓPRIO MODO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO OUTRO, AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONSIDERADAS EXTERNAS AO CONHECIMENTO. CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA DA APROVAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA EM TODO O ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO DF, EM 2000. ELA IMPULSIONOU UM MOVIMENTO DOCENTE QUE REIVINDICAVA A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS PROCESSOS SELETIVOS DA UNB. CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES COGNITIVAS, AMPLIOU-SE NA UNB O DEBATE INTERNO SOBRE SEUS PROCESSOS SELETIVOS COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS ATORES: DOCENTES DOS DEPARTAMENTOS DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INFERE-SE QUE A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO PAS/VESTIBULAR TERIA CONTRIBUÍDO PARA SUA CONSOLIDAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARA A ESTABILIZAÇÃO DE SUA PROPOSTA CURRICULAR.