OS CONSELHOS ESCOLARES DESDE SUAS PRIMEIRAS IMPLANTAÇÕES DISCORRIDAS ENTRE AS FRONTEIRAS DOS MANDATOS DE GOVERNOS PROGRESSISTAS NA DÉCADA DE 80 (ALMEIDA, 2006), INFILTRAM-SE NA SOCIEDADE COMO UM ÓRGÃO GUARDIÃO DO IDEAL DA DEMOCRACIA DENTRO DO CORPO ESCOLAR. MEDIANTE A ISSO, ESTE TRABALHO PONDERA UMA LINHA HEURÍSTICA CONTRÁRIA A ESSA TESE – EMBASADA NO PRESSUPOSTO MARXISTA DE QUE A IDEOLOGIA SEJA ELA DEMOCRÁTICA OU NÃO, NA SOCIEDADE ATUAL SEMPRE VAI CORRESPONDER AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES (MARX; ENGELS, 2005), E DE QUE A ESCOLA POR SER UM APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO TAMBÉM ESTÁ ARTICULADA COM AS RELAÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA QUE CORRESPONDEM AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES NA SUPERESTRUTURA (ALTHUSSER, 1983). A METODOLOGIA DO TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA, E – É DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS. NA PRIMEIRA, ONDE HOUVE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. EM SEQUÊNCIA DISSO, NA SEGUNDA ETAPA, FOI FEITA A PESQUISA DE CAMPO DISCORRIDA EM TORNO DE DOIS MESES. NO TERCEIRO E ÚLTIMO MOMENTO FORAM FEITAS AS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS NO CAMPO SEGUINDO A PRODUÇÃO DO ARTIGO. TOTALIZANDO EM TODAS AS FASES, FORAM NOVE MESES REQUERIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA – INICIADA EM DEZEMBRO DE 2017 E FINALIZADA EM AGOSTO DE 2018. JUSTIFICA-SE QUE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ESTÁ RELACIONADA A EXTERNALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E ESCOLAR, BEM COMO PARA OS CONSELHEIROS, RESSALTANDO SEU CARÁTER BUROCRÁTICO E NÃO, NECESSARIAMENTE, DEMOCRÁTICO. CONSIDERANDO O DEBATE SOBRE O CONSELHO ESCOLAR, OBJETIVAMOS COMPREENDER SE O CONSELHO ESCOLAR JUNTAMENTE COM À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA CÔNEGO CALADO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ, AO ELABORAREM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) FAZEM DESTE ÚLTIMO UM AGENTE DEMOCRATIZADO, OU BUROCRATIZADO. A DISCUSSÃO DO TRABALHO ESTÁ DIRECIONADA PARA MOSTRAR QUE AS IDEALIZAÇÕES DE DEMOCRACIA EXPRESSADAS NA HISTÓRIA DOS CONSELHOS ESCOLARES, NAS LEIS E NOS DISCURSOS DAS AUTORIDADES PEDAGÓGICAS COMPETENTES, SÃO IDEOLOGIAS QUE CORRESPONDEM AOS INTERESSES DAS CLASSES DOMINANTES, E QUE ESSAS MESMAS IDEIAS DOMINANTES, REPRODUZEM-SE NO AMBIENTE ESCOLAR POR VIA DA ASSIMETRIA DO PEDAGÓGICO SOBRE O POLÍTICO, CUJO RESULTADO É UMA SOBERANIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE OS DEMAIS CONSELHEIROS. UMA, DENTRE VÁRIAS CONCLUSÕES QUE CHEGAMOS, FOI DE QUE, COM BASE NOS SUPOSTOS DE ALTHUSSER (1983), O CONSELHO ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CÔNEGO CALADO POR ESTAR DIRETAMENTE VINCULADO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E, PORTANTO, TAMBÉM A ESCOLA, NÃO CONSEGUE PARTICIPAR DE FORMA PLENA DA ELABORAÇÃO DO PPP, PELO FATO DE QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO JÁ O FAZEM ANTECIPADAMENTE, SEM PROMOVER UMA DISCUSSÃO. DESSE MODO, CONTRIBUINDO PARA A IMAGEM DE UM RITO COM ASPECTOS BUROCRÁTICOS, E NÃO DEMOCRÁTICOS.