O DOCUMENTO DA BNCC EVIDENCIA UM CERTO RETROCESSO DOS TEMAS SOCIOLÓGICOS COMPARADO AOS DOCUMENTOS NORMATIVOS ANTERIORES, DE MODO QUE A DISCIPLINA PERDE ESPAÇO AO SER MINISTRADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ALÉM DO FATO DE QUE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS PARA ÁREA MINIMIZAM O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS PRÓPRIOS. ADEMAIS, O TRABALHO PROPOSTO PAUTA NA COMPREENSÃO DAS ASPIRAÇÕES E INCERTEZAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ, A PARTIR DAS MUDANÇAS CURRICULARES PROPOSTAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COM O LANÇAMENTO DO DOCUMENTO E DA LEI Nº 13.415/2017, A REFERIDA COMPONENTE SE APRESENTA NUM CONTEXTO DE INSEGURANÇA E DESAFIOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS ACERCA DA PERMANÊNCIA OU NÃO DA DISCIPLINA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, BEM COMO DO FUTURO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE A LECIONAM. A BASE TEÓRICA QUE ENDOSSA A PESQUISA PODE SER VERIFICADA EM COSTA; FARIAS E SOUZA (2019); BODART (2020); DIÓGENES (2017); E CARMO E MELO (2019), ALÉM DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA É A QUALITATIVA, COM TÉCNICA EM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE PELO GOOGLE FORMS. COMO RESULTADOS PRÉVIOS, PODEMOS DESTACAR A POUCA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA NOS MOMENTOS DE DISCUSSÃO DE FORMULAÇÃO DA BNCC, O TEMOR DA CATEGORIA PELA DIMINUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA, REDUÇÃO DA OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSORES EFETIVOS, AUMENTO DO DESLOCAMENTO PARA COBRIR CARGA HORÁRIA E, CONSEQUENTEMENTE, PERDAS SALARIAIS.