ESTA PROPOSIÇÃO É FRUTO DA CONSTATAÇÃO DE AGRUPAMENTOS JUVENIS RELIGIOSOS DENTRO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA NO ESTADO DO CEARÁ, PERSPECTIVA TRABALHADA EM UMA MONOGRAFIA ESCRITA PARA O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. TRATA DA ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO QUE ACOLHE JOVENS COM AS MAIS DIVERSAS ESTRUTURAS SUBJETIVAS QUE SE MANIFESTAM NAS VIVÊNCIAS COM SEUS PARES DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR. NÃO OBSTANTE, A RELIGIÃO SURGE COMO UMA DESSAS ESTRUTURAS E SE CONSOLIDA ATRAVÉS DE UM AMBIENTE EM QUE O PÚBLICO ALVO EXPRESSA SUA PREFERÊNCIA EM SE RELACIONAR COM O SAGRADO, SENDO CONSTATADO QUE A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DESENVOLVIDA SEMANALMENTE POR E PARA ELES NO COTIDIANO DA ESCOLA É REFLEXO DE OUTRAS QUESTÕES QUE INTEGRAM A ESTRUTURA SOCIAL BRASILEIRA, COMO A PERSISTENTE TENTATIVA DE CONFLUÊNCIA ENTRE RELIGIÃO E ESTADO NA MODERNIDADE, SENDO A ESCOLA PÚBLICA, UMA REPRESENTANTE DO ESTADO. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS ESTRUTURADAS E SEMI ESTRUTURADAS COM OS(AS) ESTUDANTES DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MARANGUAPE, A FIM DE REALIZAR UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS APREENDIDOS, A PARTIR DE CATEGORIAS SOCIOLÓGICAS, SOB O ESCOPO DO MÉTODO COMPREENSIVO WEBERIANO. ASSIM, CONSTATOU-SE QUE A MAGIA DO PENTECOSTALISMO (VERTENTE EVANGÉLICA QUE SE SOBREPUNHA NO MOVIMENTO) RESISTE AINDA QUE EM UM ESPAÇO QUE, CONFORME OS PROGNÓSTICOS DO INÍCIO DA MODERNIDADE, DEVERIA SE ENCONTRAR SECULARIZADO.