AS MUDANÇAS GLOBAIS NA CONTEMPORANEIDADE DEMANDAM DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO BRASILEIRO A NECESSIDADE DE ESTRUTURAR UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES QUE SINALIZEM PARA UMA EFETIVA POLÍTICA PÚBLICA EDUCATIVA, COMPROMETIDA COM AS MÚLTIPLAS NECESSIDADES SOCIAIS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. LOGO, O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE JOVENS NO ESPAÇO ESCOLAR NÃO É SIMPLES E LINEAR, AFINAL, NEM SEMPRE AS LÓGICAS ESCOLARES DE SOCIALIZAÇÃO SE APROXIMAM DAS LÓGICAS DAS CULTURAS JUVENIS E DAS SUAS DIVERSIDADES. ASSIM, OS SISTEMAS EDUCATIVOS DEVEM PREVER A OMNILATERALIDADE, OBJETIVANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL, COMO PERSPECTIVA DE MELHORAR A EFICIÊNCIA DO PROCESSO PEDAGÓGICO, GARANTINDO A TODOS OS ESTUDANTES AS APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS PARA GOZO DE UMA CIDADANIA PLENA. COMO A EDUCAÇÃO É UM ASSUNTO EMINENTEMENTE SOCIAL, TANTO PELAS SUAS ORIGENS COMO PELAS SUAS FUNÇÕES, PRETENDEMOS COMPREENDER O LUGAR DA SOCIOLOGIA, ENQUANTO DISCIPLINA CRÍTICA E REFLEXIVA, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES. TEORICAMENTE A PESQUISA TEM COMO REFERÊNCIA PRINCIPALMENTE OS AUTORES FLORESTAN FERNANDES, DURKHEIM E MIGUEL ARROYO NAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO; JUAREZ DAYRELL (2013) E PAULO CARRANO FORAM BASILARES PARA A ABORDAGENS DAS JUVENTUDES E MARIA CIAVATTA E ISA GUARÁ NOS ORIENTARAM SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL. O TRABALHO TEVE ABORDAGEM QUALITATIVA COM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANÁLISE DOCUMENTAL E QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.