O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REALIZAR UMA ANÁLISE SOBRE UM GRUPO DENOMINADO GRUPO DE DEBATES, DA E.E. DR. JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE, DE SOROCABA, SÃO PAULO, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL ERA PROMOVER ENTRE OS ALUNOS DEBATES SOBRE OS MAIS VARIADOS TEMAS, ONDE O DIÁLOGO DE DIVERSAS IDEIAS E OPINIÕES PRETENDIA SER SEMPRE PROMOVIDO. PARA TANTO, A ESCOLA FOI ENTENDIDA COMO UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO, QUE, EM SUMA, TEM IMPORTÂNCIA NÃO SÓ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS JOVENS, MAS TAMBÉM NA FORMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE E PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE. ESTUDOS DE HELENA ABRAMO, MARILIA SPOSITO, JUAREZ DAYRELL, FRANÇOIS DUBET, ENTRE OUTROS, FORAM FUNDAMENTAIS PARA NOSSO APORTE TEÓRICO. QUANTO À METODOLOGIA, UTILIZAMOS, ALÉM DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, O PROCESSO DE GRUPO DE DISCUSSÃO, ESPECIALMENTE TRABALHADO POR WIVIAN WELLER E NICOLLE PFAFF, ALÉM DAS PERCEPÇÕES GERAIS DO PESQUISADOR, QUE ESTEVE INSERIDO DIRETAMENTE NO PROJETO, COMO PROFESSOR COORDENADOR/ORIENTADOR.