RESUMO
ESTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA DO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), NO
NÚCLEO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MONSENHOR JOSÉ ALOYSIO PINTO EM SOBRAL -
CE, CUJO INÍCIO OCORREU EM NOVEMBRO DE 2020. ESTE RELATO É RELEVANTE, POIS REFLETE SOBRE COMO O
PRP, DESTINADO A CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE DE FUTUROS (AS)
LICENCIADOS (AS) A PARTIR DE SUA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR E DA REALIZAÇÃO DE REGÊNCIAS
SUPERVISIONADAS DE AULAS DE SOCIOLOGIA, OCORRE EM MEIO ÀS AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DE
DISTANCIAMENTO SOCIAL NO CENÁRIO VIVIDO NA PANDEMIA DE COVID-19. O OBJETIVO GERAL DESTE
TRABALHO É RETRATAR EXPERIÊNCIAS DE REGÊNCIA SUPERVISIONADA DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA,
ANALISANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE SOCIOLOGIA. AS ATIVIDADES
DO PRP FORAM ACOMPANHADAS POR UM PROFESSOR ORIENTADOR DA UVA E POR UMA PROFESSORA
PRECEPTORA NA ESCOLA CAMPO. O ENSINO REMOTO É UMA FORMA EMERGENCIAL DE SUBSTITUIÇÃO DAS
AULAS PRESENCIAIS POR AULAS EM MEIOS DIGITAIS, QUE OCORRE DE FORMA SÍNCRONA E/OU ASSÍNCRONA,
ABORDAGEM INSPIRADA NA MODALIDADE EAD BÁSICO. A ESCOLA-CAMPO TEVE RELATIVO ÊXITO NA
TRANSPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS PARA O MEIO DIGITAL. DOIS FATORES CONTRIBUEM PARA ISSO: O
CORPO DISCENTE, QUE INGRESSA NA INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO, PROPICIANDO UM
PÚBLICO COM MAIOR CAPITAL CULTURAL E ECONÔMICO, E O MODELO DE GESTÃO ESCOLAR ALINHADO AO
CUMPRIMENTO DE METAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA. ESSAS CONDIÇÕES FAVORECEM A PERMANÊNCIA DISCENTE
E DEMONSTRAM MAIS ACENTUADAMENTE AS DESIGUALDADES NO SISTEMA DE ENSINO CEARENSE, QUE
ENFRENTA SIGNIFICATIVA EVASÃO. OS ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA AS REGÊNCIAS REMOTAS ENVOLVERAM
DEBATES SOBRE PESQUISA SOCIAL ONLINE (FLICK, 2013) E SOBRE A ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR
(ANDRÉ, 1995). A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DAS REGÊNCIAS FOI BASEADA EM RESOLUÇÕES E TEMÁTICAS
DE REDAÇÕES PRESENTES NO ENEM, ONDE PESQUISAMOS EM CADERNOS DE EXAMES PASSADOS, BEM COMO
EM QUESTÕES TIRADAS DA INTERNET QUE NOS AJUDARAM A ELABORAR NOSSO PLANO DE AULA, TRABALHANDO A
IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E O SENSO CRÍTICO DOS ALUNOS. AS REGÊNCIAS FORAM SÍNCRONAS, NA
PLATAFORMA GOOGLE MEET, POR MEIO DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, COM O PROGRAMA POWER POINT COMO FERRAMENTA AUXILIAR. DURANTE A REGÊNCIA HOUVE SIGNIFICATIVA PARTICIPAÇÃO DISCENTE
ATRAVÉS DO CHAT E POR MEIO DE ÁUDIO. NA SALA VIRTUAL PREDOMINOU A PRESENÇA DOS AVATARES DOS
ESTUDANTES, APENAS A PROFESSORA SUPERVISORA E NÓS, RESIDENTES, UTILIZÁVAMOS A CÂMERA NO
MOMENTO DE INTERAÇÃO. A QUALIDADE DA CONEXÃO DE INTERNET AFETOU A DINÂMICA DAS REGÊNCIAS,
PROVOCANDO OSCILAÇÕES NA PRESENÇA DE ESTUDANTES NA SALA VIRTUAL E INTERFERÊNCIAS NAS
TRANSMISSÕES DE ÁUDIO E VÍDEO. POR FIM, COM BASE NA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO PRP PERCEBE-SE
COMO DESAFIO NA CONSTRUÇÃO DO SABER DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS, TANTO A
ESPECIFICIDADE DAS FORMAS DE INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES, QUANTO A CONSTRUÇÃO DE UMA
ABORDAGEM QUE NÃO SE LIMITE A UMA TRANSPOSIÇÃO DA DINÂMICA PRESENCIAL PARA O MEIO DIGITAL.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRÉ, MARLI ELIZA DALMAZO AFONSO DE. ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR. CAMPINAS, SP:
PAPIRUS, 1995
FLICK, UWE. INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA: UM GUIA PARA INICIANTES / UWE
FLICK; TRADUÇÃO: MAGDA LOPES; REVISÃO TÉCNICA: DIRCEU DA SILVA. - PORTO ALEGRE: PENSO,
2013