PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO REFLETIR SOBRE A CONTINGÊNCIA QUE ASSOMBRA O MUNDO, A PANDEMIA DO VÍRUS COVID E SEUS REFLEXOS NO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PR. O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO É DEMONSTRAR AS “ POSSIBILIDADES, PERSPECTIVAS E PERCEPÇÕES” DO USO DAS TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO (TICS) PARA SE SUPRIR E SOCORRER AS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO EM UM MOMENTO DE ISOLAMENTO E PROXIMIDADE COM A FINITUDE, ALÉM DO QUE, A PRESENÇA DE UMA POLARIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL, SENDO UMA DAS PARTES MARCADAS PELA NEGAÇÃO DA CIÊNCIA, DOGMATISMO E IDEOLOGIA ALIMENTADA PELO PRECONCEITO E ARBITRARIEDADE DISSEMINADOS NAS REDES SOCIAIS, AS “FAKE NEWS”, COMO RESULTADO, MAIS DE TREZENTOS MIL ÓBITOS, TORNANDO O BRASIL UM “ PÁREA” PARA O MUNDO. POR OUTRO LADO, OS CRÉDULOS NA CIÊNCIA E DEMOCRACIA, MUITOS JÁ EXAUSTOS E EXTENUADOS COM A INTENSIFICAÇÃO DE INFECÇÃO. COM UM RELATO DO CENÁRIO SÓCIO, POLÍTICO, ESCOLHEU-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RELATAR E EXCLUSÃO DE ESTUDANTES QUE COM A PANDEMIA DEIXOU MAIS VISÍVEL E APAVORANTE, COMO SE NÃO BASTASSE AS TRAGÉDIAS, APONTAR A FALTA DE PREPARO E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO A CULTURA DIGITAL E UTILIZAÇÃO DAS TICS CONFORME PREVISTA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC. COMO TRILHA METODOLÓGICA SEPAROU-SE A FENOMENOLOGIA, ONTOLOGIA E ANTROPOLOGIA COM VISTAS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, JÁ QUE SE UTILIZA DOCUMENTOS DA UNESCO, BNCC E MATERIAL ESTAMPADO NA MÍDIA.