ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS PRIMEIROS MESES DE DESENVOLVIMENTO DO PIBID-SOCIOLOGIA DA UESPI (ENTRE 2020 E INÍCIO DE 2021). É A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (CAMPUS TERESINA) NO PROGRAMA. SUA PROPOSTA FUNDAMENTAL BASEIA-SE EM METODOLOGIAS ATIVAS INSPIRADAS EM PAULO FREIRE (2011; 2011A; 2011B). OPTOU-SE POR CONSTRUIR RODAS DE CONVERSA. ESTAS CONSISTEM EM ENCONTROS VIRTUAIS ONDE SÃO DISCUTIDAS IDEIAS E QUESTÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A TEMÁTICA EM APRECIAÇÃO (CONSUMO, RACISMO, JUVENTUDE ETC.). PELAS PONDERAÇÕES DOS LICENCIANDOS DO PIBID, AMPARADAS EM SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, SÃO ESTIMULADOS NOVOS MODOS DE PENSAR. LICENCIANDOS, PROFESSOR-COODENADOR E PROFESSORA-SUPERVISORA (EQUIPE DO PIBID-SOCIOLOGIA) FAZEM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ESTUDAM AS FONTES, DISCUTEM ENTRE SI E PROPÕEM ROTEIROS PARA FOMENTAR AS RODAS DE CONVERSA. OCORREM EM PLATAFORMA VIRTUAL POR CONTA DA PANDEMIA DO COVID-19. A METODOLOGIA DA RODA DE CONVERSA VALORIZA OS DIÁLOGOS COMO MEIOS PARA EXERCITAR A COMUNICAÇÃO DE IDEIAS E PONDERAÇÕES QUE ASSOCIAM CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS E REALIDADES. COMO PRINCIPAL RESULTADO: PRÁTICAS DE DIÁLOGO E PENSAMENTO COLABORATIVOS SOBRE TEMAS RELACIONADOS AO COTIDIANO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR OUTRO LADO, LICENCIANDOS DO 1° AO 4° BLOCO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EXPERIMENTAM HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA O EXERCÍCIO DOCENTE: CONHECER OS EDUCANDOS, PESQUISAR, DIALOGAR E FAVORECER A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA.