O presente artigo faz a analise das concepções de estudantes do curso de Pedagogia de quatro Instituições de Ensino Maceió, dentre elas a UFAL, fazendo uma reflexão a respeito da relação cuidar-educar, quanto ao papel que essa relação tem ocupado junto às discussões do curso de Pedagogia na atualidade, partindo do posicionamento de estudantes que foram voluntários responder um questionário que versa sobre a relação cuidar-educar e os saberes construídos por estes estudantes nos cursos de Pedagogia. Por meio da análise do questionário, que foi elaborado tendo com referencial o conjunto de documentos que regem a educação nacional, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, Referencial Curricular Nacional para Educação Básica Nova - RCNEBN, Referencial Nacional para Educação Infantil - RCNEI, e entre outroas. A análise presente ao longo deste trabalho foi realizada em conjunto com a fala de autores especialistas na área educacional que são trazidos ao longo do estudo, tais como: Bezerra (2006), Silva (2011), Forest (2011), Ribeiro (2011) e entre outros. Tecendo assim uma reflexão quanto à necessidade da reformulação do curso para uma adequação as necessidades existentes, fato que tende a vir proporcionar uma consequente preparação do profissional para o trato com a Educação Infantil no que versa a conservação da saúde da criança visando um desenvolvimento pleno, assim como um entendimento maior no que versa ao respeito a individualidade dos sujeitos e levando os profissionais a um maior preparo para o trato com a saúde da criança. Fornecendo a este profissionais um leque aberto de possibilidades de preparo para atuar junto à situações de risco que ocorrem constantemente junto ao convívio diário escolar.