Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As questões em torno do patrimônio sociocultural perpassam pela dimensão da preservação da memória. Tendo seu principal objetivo no conhecimento dos bens culturais e ao acesso às informações pertinentes a estes bens, a Educação Patrimonial possibilita à sociedade o conhecimento do seu patrimônio ao mesmo tempo em que cria laços de identificação por determinados espaços ou bem culturais. No entanto, a Educação Patrimonial voltada para o ensino tem a proposta de viabilizar a articulação e a aproximação entre os agentes da preservação (órgãos federais, municipais e estaduais), os pesquisadores e a sociedade em geral, o que vem a estabelecer um diálogo permanente e necessário à troca e conhecimento. Como metodologia optou-se pela revisão bibliográfica onde esta metodologia se articula em qualquer evidência cultural de natureza material ou imaterial; tangível ou intangível. Partindo dos conhecimentos prévios dos indivíduos envolvidos nesse processo, podem-se ampliar as visões de espaço e de tempo e direcionar os trabalhos a fim de que haja possibilidade de reconstituir as memórias e despertar o sentimento de apropriação dos bem culturais. Nessa perspectiva podemos observar que esta prática se completa ao disseminar o conhecimento dos bens culturais ao mesmo tempo em que possibilita a identificação com os patrimônios de sua cidade, bairro ou região. No entanto, o objetivo deste artigo é propor a metodologia da Educação Patrimonial como suporte para o fortalecimento dos laços culturais e identitários, cujas perspectivas é a preservação da memória coletiva, a começar pelo ambiente escolar. O trabalho com a Educação Patrimonial possibilita que os indivíduos compartilhem uma história comum e desfrutem do seu direito à memória, à cidadania e à qualidade de vida.

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