Ao observarmos o espaço geográfico contemporâneo descobrimos que o futuro e o presente se entrelaçam, coexistem em um mesmo ambiente, escolas do século XX e alunos do século XXI. A grande maioria dos estabelecimentos de educação pública possuem estruturas físicas incompatíveis com a realidade tecnológica de nossa época, o quadro branco disputa a atenção do aluno possuidor de smartphone com acesso a internet, essa distorção associada à ausência de uma estrutura familiar sólida e participativa do processo educativo, tem acentuado significativamente os desafios de uma educação para inclusão social. Fatores correlatos de um processo de desenvolvimento tecnológico-informacional de tamanha velocidade que atropela os inaptos. Frente a essa realidade, se faz necessário analisar a aplicabilidade de novas técnicas didático-educacional na formação do discente, capacitando-o para novos desafios, aprimorando os conhecimentos inerentes de sua base curricular, além de desenvolver um currículo oculto capaz de fornece-lhes os subsídios necessários para adaptação a uma realidade que se modifica na velocidade da luz. Dessa forma o Projeto de Aprendizado Atlantis tem por objetivo auxiliar o educando no desenvolvimento do censo critico, através da prática de leitura, interpretação e contextualização geográfica de textos e imagens. Essa iniciativa encontra-se em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, localizada na cidade de Sapé-PB, é desenvolvido pelos autores e por professores de áreas correlatas com alunos do 8º e 9° ano do ensino fundamental II da referida instituição. Uma de suas principais características é a escolha dos textos adequados à faixa etária do alunado e a matriz curricular de cada serie. O presente projeto tem alcançado até o momento grandes avanços no que tange a participação do alunado e a melhoria de seu rendimento escolar, evitando a evasão e o desinteresse pela leitura.