O presente trabalho parte da visão obtida a partir do processo de observação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na Escola Estadual Luiz Balbino no município de Pirapora/MG. O principal objetivo foi trabalhar o lúdico como metodologia no ensino da cartografia nas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental II, visando identificar como essa metodologia pode facilitar na compreensão e interpretação de mapas, além de contribuir para estimular o interesse pela Geografia, através de sua aplicação. Partindo-se da ideia de que o lúdico possui o intuito de educar, ensinar e desempenhar atividades de forma prazerosa e interativa, a proposta pedagógica, propôs analisar a importância deste, na leitura e interpretação de mapas, para aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados na disciplina de Geografia, relacionados à construção e representação do espaço, a partir da vivência do aluno de forma que o mesmo possa aprender conceitos básicos de forma, agradável e até mesmo divertida. As metodologias foram desenvolvidas a partir de revisões bibliográficas, em seguida identificou-se as dificuldades dos discentes no conteúdo cartográfico, especificamente na leitura e interpretação de mapas, com o intuito de dinamizar as aulas de Geografia. Após alguns planejamentos, foram elaboradas aulas expositivas dialogadas, juntamente com o desenvolvimento de dinâmicas e Quizzes para que os alunos compreendessem e fixassem o conteúdo, interagindo uns com os outros. Por fim, foram aplicados questionários qualiquantitativos e exercícios, para avaliar se os resultados obtidos com realização das atividades atingiram realmente os objetivos propostos inicialmente.